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Copy para Marketing Digital: o que é e como usar para vender

Por Irine Bueno 10/03/2023
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Independente dos meios de veiculação, toda estratégia digital, que busca persuadir a audiência, surge através de um texto: o copy para marketing digital.


Essas estratégias, sejam através de imagens, vídeos, áudios ou páginas da internet, precisam seguir algumas técnicas de copywriting para que possam cumprir a missão de fazer o cliente realizar alguma ação. 


Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o copy para marketing digital e quais as técnicas essenciais para conseguir aumentar cada vez mais o número de vendas. 


Continue a leitura!

O que é Copy?

O copywriting é um tipo de texto que possui o objetivo de persuadir o leitor a realizar uma ação como:

  • finalizar uma compra;

  • preencher um formulário;

  • abrir um e-mail;

  • Clicar em um link específico;

  • diversas outras atitudes importantes dentro de uma estratégia de marketing. 


Para alcançar essas ações, um copy para marketing digital pode aparecer de diferentes formas, desde blogs a curtas legendas para as redes sociais e até mesmo para roteiros de vídeos e spots para rádio. 


A verdade é que o copy se tornou indispensável,  em qualquer lugar onde houver a intenção de gerar uma conversão, ela deverá estar presente. 

Como usar o copy para vender mais?

Para ter uma estratégia bem sucedida através do uso da copy, e melhorar cada vez mais as suas vendas ou conversões, existem técnicas que podem ser colocadas em prática, sejam juntas ou individuais. 


Mas não precisa se preocupar, mesmo sendo muitas, com o tempo o uso dessas técnicas vai ficando cada vez mais automático.


Confira cada uma delas.


Conheça o seu público alvo

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, antes de criar uma copy será importante entender o seu público.

 

Para isso, você poderá criar uma persona - personagem semi fictício que representa o cliente ideal - com dados básicos como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Ocupação;

  • Interesses;

  • E qualquer outra informação relevante.


A partir desse perfil, será mais fácil produzir um conteúdo assertivo e que cause impacto em seus potenciais clientes.


Tome cuidado com a abordagem

Para garantir resultados mais positivos, após entender características do seu público, será necessário estabelecer o tom e linguagem que serão adotados pela marca.

Tom 

  • Engraçado ou sério;

  • Casual ou formal;

  • Irreverente ou respeitoso;

  • Entusiasmado ou prático.

Linguagem

  • Complexa ou divertida;

  • Séria ou cheia de jargões;

  • Caprichosa ou simples;

  • Experiente ou não.


Aposte nos verbos de ação

Os verbos de ação são indispensáveis para realizar as famosas chamadas para ação (CTA).


Verbos de ação como baixe, clique, compre, entre outros, condicionam o leitor e não deixam espaço para possíveis dúvidas ou distrações, sendo muito mais convincentes. 


Trabalhe as palavras chave

As palavras chaves são grandes aliadas para atrair o público de maneira orgânica, ou para deixar os anúncios pagos ainda mais eficientes


Através delas, é possível entender melhor sobre as intenções de busca do público e utilizá-las da melhor maneira em blogs, landing pages, anúncios e também em um copy para marketing digital. 


Conheça seu produto ou serviço

Além de conhecer o público alvo, também será necessário ter o conhecimento de cada detalhe do produto ou serviço, e como ele pode resolver a dor dos clientes. 


Através dessas informações, será muito mais fácil fazer um copy que gere interesse do leitor em resolver a sua dor ou problema e convertê-lo.


Trabalhe a capacidade de persuadir

Pode-se dizer que a persuasão é a alma de um bom copy para marketing digital.


Para isso, existem alguns princípios psicológicos que podem ser explorados para aumentar o poder de convencimento, como:

  1. Urgência: Esse gatilho tem o objetivo de induzir a pessoa a tomar uma decisão imediata. Termos como “compre agora”, “últimas unidades”, “agora mesmo”, entre outros, podem causar essa sensação. 

  1. Exclusividade: As pessoas gostam de se sentir exclusivas e de garantir produtos diferenciados, por isso, evite conteúdos “mais do mesmo”.

  1. Aprovação Social: A maioria das pessoas geralmente se deixam influenciar por outras antes de tomar uma decisão. Por isso, utilizar depoimentos de outras pessoas sobre o produto ou serviço, será uma excelente estratégia. 

  1. Escassez: Quanto existe a sensação de que algo está acabando, as pessoas tendem a reagir de forma mais rápida, ou seja, o emocional acaba saindo na frente do racional. Por isso, trabalhar essa sensação no copy pode despertar ainda mais desejo no leitor. 

  1. Afeição/Afinidade: Neste princípio, o objetivo é se conectar e se aproximar ao leitor. Sendo emocionante ou angustiante, as pessoas gostam da sensação de pertencerem a algo, por isso é importante criar uma conexão. 

  1. Autoridade: As pessoas costumam ter mais respeito com aqueles que julgam “superiores”, por isso, trabalhar com assuntos de sua autoridade pode ajudar a atrair a confiança do leitor.


 

Mas tome cuidado, com o uso indevido desses gatilhos, o seu efeito poderá ser o contrário. Lembre-se de utilizá-los apenas como base para seus argumentos. 


Fale diretamente com o leitor

Um dos maiores erros de uma estratégia de copywriting é a impessoalidade.


Por isso, para ser mais pessoal na hora de se dirigir ao leitor e melhorar as possibilidades de conexão, utilizar a palavra “você” pode fazer total diferença. 

 

Seja direto

Trechos longos e cheios de voltas podem causar confusão e desinteresse no leitor, além de não sanar as dúvidas em questão. 


Mas, isso não quer dizer que todos os textos precisam ser curtos. Conteúdos informativos como blogs, podem possuir um longo texto, o importante é que as respostas sejam dadas de forma correta e direta. 


O mesmo pode acontecer com os anúncios, landing pages ou e-mails, você pode perder o interesse do leitor se houver muito texto ou se a mensagem não estiver clara.


Não se esqueça da revisão

Revisar o conteúdo é uma das dicas mais importantes, pois a falta de uma boa revisão pode custar o seu sucesso. 


Após escrever o seu copy para marketing digital, tire alguns minutinhos para revisar o conteúdo e conferir se ele atende às boas práticas para uma estratégia de sucesso. 


O que não pode faltar em um bom copy para marketing digital?


Além das boas práticas já comentadas acima, existem alguns elementos que não podem faltar na hora de fazer uma copy de sucesso. 


Continue essa leitura para descobrir. 


Storytelling

O storytelling é um elemento indispensável para um bom copy, essa técnica se trata de contar uma história com o objetivo de se conectar ao público. 


A ideia aqui será mostrar ao leitor a mudança de vida causada pelo uso do produto ou serviço, o convencendo de que sua vida também poderá mudar. 


Para isso, na hora de escrever o seu texto, não foque apenas na descrição, tente trazer uma narrativa cativante para o público. 


Gatilhos Mentais

Como já dissemos, o uso de gatilhos mentais são indispensáveis para a persuasão de um copy.


Por isso, será importante definir quais emoções e sentimentos a sua estratégia deverá causar no leitor, para que, desta forma, sejam utilizadas as melhores palavras e termos. 


Oferta irresistível

Uma boa copy precisa de uma boa oferta, por isso, é preciso demonstrar os benefícios, vantagens e soluções que o produto oferece. 


Ou seja, você deverá focar na necessidade para qual o produto foi criado. 


Call to action

As chamadas para ação (CTA) é o elemento mais importante de um copy.


Através dessa chamada o público alvo terá consciência do que precisa ser feito e assim realizar a ação adequada.


Por que o copy é tão importante para as estratégias de marketing digital?


Toda empresa possui um produto ou serviço que é a solução de um problema para diversas pessoas. Porém, para que elas saibam disso, você irá precisar mostrar para elas. 


Exibir para o seu potencial cliente a solução para seus respectivos problemas deverá ocorrer com base no funil de vendas, ou seja, estratégias focadas em atrair, conduzir e finalmente chamar para ação. 


Para isso, será preciso envolver o seu público, cativá-lo e assim mostrar como o seu produto pode ser uma excelente solução, e tudo isso será feito através de boas e adequados copy. 


Conclusão

O Copywriting é uma habilidade que vem ganhando muita atenção com a chegada do marketing digital. 


E nesse conteúdo, conseguimos trazer um pouco de como funciona essa estratégia e como você pode aplicá-la para melhorar as vendas da sua empresa.

 

Para colocar em prática e conquistar cada vez mais o seu público-alvo, não se esqueça de exercitar as mais importantes e indispensáveis estratégias de copy para marketing digital.


Quer conhecer mais sobre o universo dos marketing digital e outras estratégias que podem ajudar a alavancar o seu negócio? 


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