Criação de site profissional: 8 itens para considerar.

Por BeeOn 26/11/2020
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Um bom site é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. É ele que fará a comunicação entre a sua empresa e seus possíveis clientes, informando sobre os diferenciais do seu negócio, os produtos e serviços e ajudando a posicionar corretamente a marca. Por isso, a criação de site profissional é um assunto extremamente importante.

Mas não basta ter qualquer site no ar. Se ele é a principal vitrine virtual da sua empresa, é essencial que seja desenvolvido de acordo com as tendências do setor. Pensando, tanto em criar um ambiente adequado e uma boa experiência aos usuários, como em posicioná-lo adequadamente nos mecanismos de busca.

Não sabe o que considerar na criação de site profissional? Siga conosco e descubra!

Por que preciso investir na criação de site profissional?

Muitos empresários ainda acreditam que é possível dispensar a criação de site profissional. Principalmente com o crescimento das redes sociais. Alguns creem ser possível manter apenas páginas no Facebook e no Instagram, sem a necessidade de ter um domínio próprio.

Esse é um erro muito comum e que pode colocar em xeque a credibilidade do seu negócio. O site é a principal plataforma da sua empresa e sobre a qual você terá total domínio.

Nas redes sociais, é preciso seguir as regras estipuladas pelos criadores desses espaços, inclusive fazendo anúncios e posts patrocinados para conseguir atrair a atenção de mais pessoas. No site institucional, é a sua empresa que manda. Isso significa que você poderá definir o layout, os textos, a disposição dos produtos e até as mídias que utiliza para comunicar melhor a sua marca.

Além disso, o site institucional é sinal de credibilidade. Todas as grandes marcas possuem um site. Quando um potencial cliente pesquisa sobre um negócio ou uma solução, ele espera encontrar um site adequado e bem feito que oriente sobre os diferenciais da empresa e que o ajude a tomar sua decisão de compra.

Não se engane, ainda que as redes sociais sejam muito importantes em diferentes estratégias digitais, elas não podem (e não devem) substituir o site institucional do seu negócio. É ele que será a base de diferentes ações de marketing digital, ajudando a atrair potenciais clientes, a se relacionar com eles, a posicionar melhor sua marca e a aumentar as vendas.

O que meu site profissional deve ter?

Já está convencido da importância da criação de site profissional? Pois saiba que não adianta colocar qualquer site no ar. Ele deve estar alinhado com as estratégias digitais pensadas para a sua marca e favorecer a presença digital do seu negócio.

Um bom site consegue transmitir quem é a sua empresa, o que ela faz/vende, quais os diferenciais e ainda conquistar o possível cliente, se relacionando com ele. Para isso, listamos os pontos mais importantes que você deve considerar em relação ao site da sua empresa.

1. Domínio próprio e url amigável

O primeiro ponto é evitar a criação de sites com domínios gratuitos. Afinal, você quer passar uma imagem de credibilidade do seu negócio, não é mesmo? E será difícil conseguir isso sem ter nem ao menos um domínio na internet.

O domínio é o que fica localizado no centro da url – e geralmente é o nome da empresa ou da marca, seguido de .com ou .com.br. A url amigável, por outro lado, é aquela que tanto o usuário como os buscadores conseguem compreender com mais facilidade, ajudando a posicionar melhor a sua marca nos mecanismos de busca, como o Google.

2. Design responsivo

Atualmente, os usuários acessam a internet de diferentes dispositivos. Além do computador, eles estão navegando pelo celular, tablet e notebook. Um site com design responsivo é aquele que consegue se adaptar à todas essas tecnologias.

Ou seja, o seu site carregará com a mesma qualidade de navegação tanto para quem acessa por uma tela pequena de um smartphone quanto por quem o visita via computador de mesa.

Se o seu site não for responsivo, é possível que você acabe perdendo clientes. Afinal, nada pior do que acessar um domínio via celular e o site ficar todo desconfigurado, impedindo que você consiga ler o conteúdo ou interagir com as páginas. Imagine o seu cliente querendo comprar de você, mas desistindo porque seu site não carrega adequadamente?

3. Carregamento rápido

O princípio do carregamento rápido é o mesmo do design responsivo. Isso porque os usuários estão acessando os sites de diferentes tipos e velocidades de conexão. Assim, se o site da sua empresa carrega rápido, é mais fácil para que o cliente consiga acessá-lo via 3g ou 4g.

Isso é especialmente útil caso o cliente esteja no trânsito, por exemplo, buscando por empresas próximas a ele, aumentando as chances de você fazer uma venda.

4. Layout amigável

A experiência do usuário é um ponto crucial na criação de sites e que sempre deve ser considerada. Isso significa a facilidade em encontrar as informações no seu site e navegar pelas páginas.

Um layout amigável e pensado em facilitar a vida do visitante conta muitos pontos na hora do usuário interagir com seu conteúdo. Então, antes mesmo de começar a criar o seu site, é importante planejar cada uma das páginas, pensando no que a sua empresa deseja expor de conteúdo e também nas características do público que ela quer atingir.

Esse planejamento prévio permite testar diferentes versões do seu site, planejar os conteúdos, desenvolver boas páginas de contato e inserir botões de CTA (call to action) em pontos estratégicos, aumentando as chances de conversão.

5. Bons conteúdos

O site institucional é a vitrine do seu negócio, por isso é preciso planejar o que será exposto nele e de que forma isso ocorrerá. Nesse caso, estamos falando de boas imagens, textos e descrição de produtos, ajudando o usuário a entender melhor a sua empresa, seus diferenciais e soluções.

Uma técnica interessante para usar nos seus textos é o copywriting, uma escrita persuasiva, muito usada na redação publicitária, que poderá ser aplicada à descrição de produtos e serviços, ajudando na conversão, sensibilizando o leitor.

Além dos textos, é claro, não se esqueça de trabalhar com imagens profissionais e que valorizem seus produtos e serviços – e até de incluir vídeos e outras ações multimídias que favoreçam a experiência do usuário.

6. Blog

Aliar um blog ao site institucional é uma ótima ideia em termos de marketing digital. Isso porque, nesse local, você poderá trabalhar diferentes conteúdos relacionados às principais palavras-chaves do seu setor. E, assim, conseguir posicionar melhor o seu site nas primeiras páginas do Google.

Dessa forma, você aumentará as chances de mais usuários conseguirem encontrar seus produtos, serviços e soluções, o que, consequentemente, favorece as vendas.

Além disso, o blog é excelente para aproximar a sua marca de possíveis compradores. Quando você disponibiliza conteúdo rico, informativo e gratuito, posiciona a sua marca como especialista no setor, ajudando a fidelizar as pessoas e a manter a sua empresa viva na memória delas.

7. SEO

As técnicas de SEO são fundamentais para fazer com que o seu site tenha um bom posicionamento no Google. Elas devem ser aplicadas durante toda a criação de site profissional, desde a programação, até a otimização dos conteúdos e imagens.

Para funcionar, é indispensável que haja um bom planejamento prévio. Isso significa analisar quem é o público-alvo da sua empresa, as principais palavras-chaves do setor, os concorrentes, entre outros.

8. Foco em resultados

Quando a criação de sites é bem executada, você consegue colher resultados muito mais promissores com o seu domínio, aumentando a captação de leads e o número de vendas. Mas para isso, alguns itens são fundamentais no seu site, como:

·         conteúdo de qualidade e otimizado para as principais palavras-chaves do seu setor;

·         design responsivo;

·         opções de acessibilidade;

·         layout amigável;

·         CTAs bem posicionados;

·         atualização constante;

·         design de acordo com a identidade visual da sua empresa;

·         design com foco em conversão.

Agora que você já sabe o que considerar na criação de site profissional – e o quanto um domínio próprio e bem estruturado é fundamental para destacar a sua empresa, que tal colocar todas essas dicas em prática? Venha conversar com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e a vender mais!

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