Se você é um gerente de e-commerce ou está pensando em investir nessa área e quer saber como atrair mais clientes, aumentar seu tráfego orgânico eletrônico e vender mais, tenho uma palavra que você precisa ficar atento: o SEO!
Essa é a sigla para uma estratégia de posicionamento e otimização de sites.
O intuito é identificar/estabelecer práticas que ajudarão sua empresa a ter uma boa classificação em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing, alcançando as primeiras páginas de resultados.
Isso torna mais fácil para o público encontrar seu site nas páginas dos mecanismos de busca. Mais ainda, possibilita que você alcance mais potenciais clientes, que o verão como um canal de mais confiabilidade.
Portanto, o SEO aplicado ao e-commerce se mostra essencial para potencializar o crescimento de um empreendimento desse tipo e possibilitar o reconhecimento da marca.
Entenda de forma mais aprofundada sobre a importância do SEO e os modos de integrá-lo à sua operação lendo o texto que começa a seguir.
O que é SEO para e-commerce?
Basicamente, o SEO consiste nas estratégias usadas para alcançar as primeiras páginas de resultado, e seu nome representa uma sigla para Otimização para Mecanismos de Busca em inglês.
O principal objetivo do SEO é colocar sites, blogs, lojas virtuais e outras páginas entre os primeiros resultados do Google.
Claro que isso só é eficaz se os fatores de classificação forem bem pesquisados ??e as boas práticas forem aplicadas às páginas.
Assim, ele conta com ações para conciliar algoritmos e a boa experiência dos usuários, melhorando a página, as publicações e até mesmo por meio da criação de parcerias de valor digital.
Desse modo, uma das ações mais importantes na hora de otimizar uma loja online para os buscadores é pensar não só nessas plataformas, mas também na experiência que o usuário terá ao visitar o e-commerce.
Desta forma, uma loja online de excelência deve conter:
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Conteúdo qualificado;
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Design responsivo;
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Páginas bem organizadas;
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Carregamento rápido;
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Design fácil e intuitivo;
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Imagens atrativas
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Acessibilidade.
Afinal, essas medidas irão reter a atenção dos usuários. Mais ainda, dificilmente alguém irá comprar de um site que não proporcione uma boa experiência unindo todos esses aspectos.
Por que o SEO é importante para e-commerce?
Atualmente, quando as pessoas precisam tirar dúvidas, aprender algo novo ou pesquisar novos produtos elas vão direto para o Google para encontrar o que precisam.
Isso ocorre porque o Google é o principal canal de busca usado quando alguém precisa resolver problemas.
Isso também se dá porque a ferramenta investe em apresentar resultados que se adequem ao que aquela pessoa pesquisa, e a qualidade que tem em realizar esse serviço, obtendo essa confiança e hábito dos usuários.
Agora, pense em quantas pessoas estão pesquisando os produtos que sua loja virtual e potenciais concorrentes oferecem. Quantas oportunidades poderia estar alcançando nesse momento?
É por isso que você deve adotar o Search Engine Optimization no seu comércio eletrônico. Ele ajudará você a se destacar da concorrência e conquistar os primeiros lugares no Google e, consequentemente, esses usuários que recorrem à plataforma diariamente.
Isso é importante para aumentar o número de visitas ao seu domínio, o que pode gerar mais oportunidades de negócios e aumentar o seu faturamento – alinhado a outras estratégias de inbound marketing, é claro.
Além disso, é preciso considerar que esse alcance se dá de forma mais qualificada. Ou seja, pessoas que demonstraram algum tipo de serviço na solução que oferece, o que significa mais oportunidades reais de contato e negócio.
Entenda como aplicar o SEO ao e-commerce
Apesar de ser uma estratégia muito importante, de modo geral, quando se fala em SEO, é mais comum abordar maneiras de aplicá-lo a conteúdos veiculados em blog.
No entanto, além de poder ser uma estratégia complementar, deixando o site todo otimizado, há algumas práticas que podem ser aplicadas diretamente na loja virtual., como na descrição do produto ou nome do item.
Por isso, agora é o momento de pensar essa técnica tão consagrada no contexto das lojas virtuais. Continue a leitura para entender como você pode fazer isso e alcançar resultados excelentes!
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Crie bons títulos
Todas as páginas do seu site devem ter títulos, também chamados de title tags, claros e bem pensados.
Para que eles sejam bons para ranquear no Google, sempre prefira algo que descreva o produto e inclua a palavra-chave que é pesquisada.
Por exemplo: uma loja online que vende bonés pode ter uma página de produto intitulada "bonés de aba reta" e também pode incluir a cor do produto, facilitando a pesquisa dos usuários.
Tente manter o título com menos de 60 caracteres para evitar ser descartado da página de resultados de pesquisa do Google ou ser extenso demais para que o internauta compreenda o que a página apresenta.
A URL da página do produto/serviço também deve ser objetiva e conter a palavra-chave, facilitando a localização e padronizando as informações.
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Dedique-se à meta descrição
Uma meta descrição é um texto descritivo que vai abaixo do título da página nos mecanismos de busca.
Esse recurso é importante para descrever o conteúdo que o usuário encontrará na página e deve ser chamativo para que ele clique no link.
A meta descrição deve conter no máximo 160 caracteres por padrão. Portanto, seja claro e objetivo em sua escrita.
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Imagem e descrição do produto
Além das informações mencionadas acima, a página de apresentação do produto precisa ser bastante atrativa e descritiva, evidenciando as características do item.
Isso porque, ao destacar as informações e até contextualizar o produto em um cenário de uso, como roupas em uma modelo, o usuário consegue visualizar melhor como utilizaria o item, favorecendo a decisão de compra.
Já em relação ao SEO, a descrição e a imagem contribuem para a leitura do algoritmo, visto que agregam valor à informação percebida pelos usuários - que ficam mais tempo na página.
Isso sem mencionar que aumentam as chances de ser encontrado, afinal, mais palavras-chave podem ser aplicadas e há ferramentas de procura especializada em imagens.
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Use links internos
Links internos também são um fator importante para o Google. Eles facilitam a navegação na sua loja e mostram ao buscador que existem outras páginas que devem ser indexadas, criando uma rede de navegação para os algoritmos e os usuários.
Você pode adicionar links à página inicial do site e transferir sua autoridade para páginas menos visitadas, bem como pode criar conteúdos aprofundados e vincular as páginas de venda às de blog.
Também é possível adicionar links internos à página inicial que direcionam o usuário para outras partes do próprio site.
As páginas devem estar a poucos cliques da página principal. Afinal, é imprescindível que a experiência do usuário do seu site seja a mais simples possível.
Links externos também podem ser vantajosos, mas é preciso ter cuidado com essa técnica, de modo a não perder o cliente antes que ele conclua a compra.
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Destaque as avaliações de clientes
Antes de fazer uma compra, a maioria dos consumidores busca recomendações de outras pessoas que já compraram o produto.
Então, se você tem produtos ou serviços de qualidade, é muito importante publicar avaliações de clientes que já compraram do seu negócio, bem como estimular os usuários a enviarem declarações de como foi a experiência. Isso é o que chamamos de prova social.
A prova social fortalece a confiança dos visitantes em sua marca, criando um senso de comunidade à medida que outros compartilham suas experiências.
Usar as redes sociais para fortalecer e colher ainda mais tais depoimentos é de grande auxílio na autoridade e divulgação da loja virtual. Por isso, lembre-se de usar todas as ferramentas a seu favor.
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Invista em um mapa do site e menu de pesquisa
Assim como ocorre no caso dos links internos mencionados anteriormente, criar um mapa do site para os usuários verificarem todas as categorias de produto, menus e páginas é bastante útil para agilizar e melhorar a navegação.
Isso também é benéfico para o SEO, visto que o buscador compreende e lê rapidamente tudo que há no site, identificando que há materiais a serem indexados.
Já com relação ao menu de pesquisa, a ferramenta ajuda na pesquisa de compra direta, sendo algo que permite aos usuários encontrar o que procuram, passar um tempo adequado na página e filtrar as especificidades dos produtos.
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Vincule ao Shopping
Vincular os produtos e aproveitar do posicionamento do shopping do buscador é outro aspecto bastante vantajoso para o SEO e alcance.
Isso ocorre porque no momento da pesquisa por produtos, ou seja, quando o usuário já deseja comprar algo, ele digita de forma mais específica o que precisa.
Assim, quando está vinculado ao shopping do Google, os produtos têm mais potencial de aparecer na primeira página, em um campo de destaque no topo da página, com a imagem e preço, junto a um carrossel de produtos.
Considerações finais
Como pode ser percebido ao longo do artigo, investir em SEO para e-commerce é uma ação determinante para obter sucesso no relacionamento com o cliente e o processo de consumo atualmente.
Por esse motivo, verifique as ações que podem ser otimizadas em seu site e comece a aplicar as melhorias de SEO para alcançar as primeiras posições nos resultados de busca e aumentar o potencial de sucesso de seu negócio.