Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce

Por BeeOn 06/04/2021
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Você está em busca de dicas para automatizar e otimizar o processo do seu e-commerce? Se a resposta foi sim, confira este artigo até o final! 


A automação de processos está cada vez mais presente em diferentes tipos de negócios, isso inclui sistemas para atender as mais diversas necessidades, como um sistema para distribuidora ou para controle de estoque, por exemplo. 


O e-commerce é uma ótima maneira de começar seu próprio negócio, mas é preciso muita paciência para lidar com tudo. 


Pedidos infinitos exigem um atendimento ao cliente perfeito, gerenciamento de estoque, atendimento de produtos e estratégia de marketing. 


Em outras palavras, o empresário que vende online precisa pensar em todos os aspectos de seu negócio. Além disso, pode se tornar uma luta sem fim por meio de tarefas que consomem tempo. 


Claro, você deve buscar uma maneira de simplificar seu negócio e não sentir todo esse estresse todos os dias. 


Por esse motivo, criamos este artigo com algumas dicas para automatizar e otimizar o fluxo de trabalho de comércio eletrônico. Confira! 

4 dicas para você automatizar os processo do seu e-commerce

Aqui estão algumas dicas que irão te ajudar com a automação de serviços e processos do seu e-commerce para tornar as suas atividades muito mais organizadas e eficazes.  

1. Automatize os processos internos de e-commerce

Como mencionado antes, sem qualquer otimização do fluxo de trabalho de e-commerce, seu negócio online pode se tornar uma tarefa desgastante. 


Para evitar isso e expandir o seu e-commerce, você precisa automatizar seus negócios. 


Em primeiro lugar, você precisa definir quais são as tarefas repetitivas. Por exemplo, impressão de etiquetas e informações de rastreamento. Imagine isso - receber vários pedidos e aplicar manualmente os detalhes de cada um deles à transportadora. 


Sem falar que depois disso você precisa imprimir etiquetas de envio. Além disso, verifique diariamente se há um número de rastreamento e adicione-o manualmente ao seu mercado. Outra etapa extremamente importante é informar seu cliente. 


Como você pode ver, o atendimento do seu pedido requer um sistema de várias etapas. A maneira econômica de conquistar todas essas tarefas repetitivas é com a ajuda de terceiros. Ou seja, de um software. 


Dependendo do sistema para automatização de processos para e-commerce, ele pode ter recursos que permitem que você imprima suas etiquetas e envie seus pacotes. 


Além disso, devido às integrações com todos os canais de vendas, você não precisará adicionar nenhuma informação de itens manualmente.  


2. Atendimento rápido ao cliente

O sucesso de um negócio online geralmente depende de sua reputação. Como os compradores não conseguem tocar fisicamente ou experimentar seu produto antes de comprá-lo, eles precisam ler as avaliações e comentários.


Em outras palavras, se você conseguir realizar um atendimento perfeito aos seus clientes , isso atrai novos compradores. Por esse motivo, você deve se certificar de que tem tempo suficiente para a comunicação.

 

Em primeiro lugar, não tente automatizar o atendimento ao cliente, pois ele perde aquele elemento humano que ajuda a criar um toque pessoal. 


Você deve fornecer um tratamento excepcional para seus clientes. A melhor maneira de fazer isso é ter tempo suficiente para se dedicar a eles. 


Além do atendimento automatizado de pedidos, você terá tempo suficiente para seus clientes com um software de qualidade. Isso porque todos os detalhes do cliente e números de rastreamento estarão facilmente ao seu acesso. 


Vale dizer que você também pode instalar ferramentas voltadas para atendimento ao cliente em seu e-commerce, como os chatbots, onde você pode programar respostas para oferecer um primeiro contato ao cliente.

 

3. Ter todos os fornecedores em um só lugar

Se você tem mais de um fornecedor, já pode ter tido problemas para obter informações de um deles. 


O envio de diferentes e-mails com pedidos de compra para diferentes fornecedores está definitivamente consumindo seu tempo. Para resolver isso, você pode usar algum software que permite adicionar um número ilimitado de fornecedores.

 

Além disso, você poderá enviar pedidos de compra de vários canais de vendas para qualquer fornecedor. 


Você poderá preencher seus dados de contato - nome e endereço de e-mail -, para que os pedidos múltiplos saibam para onde enviar seus pedidos de compra e faturas. Essa otimização do fluxo de trabalho do e-commerce ajuda a atender pedidos muito mais rápido. 

 

4. Acompanhamento em cada compra

As análises e comentários são muito importantes no e-commerce. Por este motivo, certifique-se de que a sua loja online tem uma boa reputação. É por isso que você deve manter contato com o cliente mesmo depois de ele ter recebido o pedido. 


Em primeiro lugar, pergunte se gostaram da sua mercadoria e se a entrega correu bem. Depois, peça educadamente que deixem um feedback sobre o seu e-commerce.

 

A melhor maneira de fazer isso é enviando e-mails automatizados. Embora ligar para cada cliente possa parecer mais eficaz, demora muito do seu tempo. 


Criar um e-mail automatizado com pesquisas incluídas é a solução mais eficaz em termos de tempo para coleta de feedback. Lembre-se de que as avaliações afetam suas vendas. Automatizar esse processo ajuda a ser uma loja online escalonável.

Conclusão

Devido ao avanço da tecnologia, cada vez mais estamos tendo acesso a soluções que tornam o nosso dia a dia muito mais organizado e prático. 


Quando se trata de e-commerce, é importante buscar por opções que ajudem a automatizar os processos. 


Isso vai trazer diversas vantagens não somente para o seu negócio, mas também para os seus clientes. 


Agora que você já sabe quais são as nossas dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce, coloque-os em prática para crescer o seu negócio! 

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