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Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?

Por BeeOn 09/02/2022
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Quem pretende abrir um e-commerce, precisa ficar atento a vários pontos, desde a escolha correta da plataforma até o marketing, por exemplo divulgando seu negócio no WhatsApp. Nesse momento, contudo, nem sempre os empresários consideram as embalagens para e-commerce.

Além de garantirem que o produto chegará corretamente no destino, as embalagens também podem funcionar como um diferencial do seu negócio, agregando mais valor a sua entrega. Quer entender melhor o tema? Siga a leitura!

Qual a melhor embalagem para e-commerce?

A melhor embalagem para e-commerce irá depender das características do produto que você vende. Na hora de definir a melhor, é preciso considerar alguns pontos importantes. Veja abaixo quais são eles.

Proteção da mercadoria

Não adianta optar por uma embalagem bonita, se ela não protege devidamente o seu produto. Por isso, esse deve ser o ponto mais importante na hora de fazer sua escolha. Considere as características da mercadoria e também do envio.

Analise, ainda, a quantidade média de produtos por venda e o arranjo entre os itens. Por exemplo, os clientes costumam comprar itens maiores mesclados com menores? Ou as mercadorias menores são vendidas juntas?

Ter essas informações é muito importante para escolher a melhor embalagem que funcione para o seu e-commerce.

Materiais

Existem vários materiais dos quais as embalagens para e-commerce podem ser feitas, vamos ver as características dos principais.

  • Caixas de papelão: são versáteis e funcionam para a maioria dos produtos. Existem modelos de diferentes tamanhos, ocupam pouco espaço e são fáceis de montar. Também há variedade de cores, estampas e dobras, sendo fácil encontrar um modelo personalizado para o seu negócio. Algumas contam com um invólucro interno, com sulcos almofadados, que ajudam a proteger os itens frágeis.

  • Envelopes plásticos de segurança: são práticos e podem acondicionar diferentes produtos, além de serem resistentes. Contudo, têm um custo mais alto para personalização. Internamente, contam com uma camada de plástico bolha que ajuda a incrementar a resistência.

  • Envelopes de papel kraft: costumam contar com uma fita colante e são ótimos para embalar bijuterias, livros, peças de roupa pequenas, entre outros. Para os objetos mais frágeis, o ideal é incluir uma camada extra de plástico bolha. Se você vende produtos pequenos, essa é uma ótima embalagem, já que não ocupa muito espaço e tem o custo reduzido para o envio.

  • Materiais para preenchimento: são usados para preencher os espaços vazios da embalagem, protegendo e mantendo as mercadorias no lugar. As almofadas de ar e fragmentos de papel são boas opções sustentáveis. Também pode-se usar isopor ou plástico-bolha, embora sejam menos sustentáveis.

Tamanho e formato

É importante que a embalagem tenha um tamanho próximo ao produto, evitando que ele fique solto na caixa e também encarecer o frete.

Cuidado, ainda, com o formato. Porque as embalagens em formatos não convencionais costumam ter de pagar uma taxa extra, dependendo da transportadora. Se a embalagem for muito pesada, também poderá gerar custos extras. 

Tipos de produtos

Produtos frágeis, como vidros, cerâmicas e eletrônicos devem ter maiores cuidados no transporte. O ideal é que sejam envolvidos em plástico bolha e as caixas usem preenchedores. Também é importante colar um adesivo na embalagem externa indicando que aquele é um objeto frágil.

Os objetos pontiagudos ou cortantes podem danificar a embalagem. Eles devem ser envolvidos com plástico bolha, com reforço nas regiões mais pontiagudas.

Já para mercadorias redondas ou cilíndricas, o ideal é usar caixas quadradas ou retangulares. Outra opção é usar 2 embalagens (uma dentro da outra), com a de dentro no formato do produto e a de fora no padrão da transportadora.

Líquidos e grãos devem ser completamente lacrados para evitar vazamentos. Outra dica é envolver a embalagem em uma camada de plástico filme e fita adesiva para garantir a boa vedação. Sempre confira as especificações da transportadora.

Unboxing Experience

Também chamada de “experiência de tirar da caixa”, a unboxing experience é uma forma de diferenciar a sua empresa. Para isso, você pode caprichar no visual da sua embalagem ou investir em uma embalagem interna que seja personalizada e atraente.

Por fora, é bacana incluir o logo da empresa. Dentro, você pode incluir alguns mimos, como um cartão de agradecimento e um brinde.

A forma como envolve o seu produto também pode gerar mais satisfação no seu cliente, usando diferentes texturas, borrifando uma fragrância agradável, usando materiais ecológicos etc.

Aproveite e incentive o cliente a postar a experiência nas redes sociais, indicando isso no seu cartão e mencionando a hashtag específica usada para a campanha de marketing.

Embalagens para e-commerce de roupa: quais as ideais?

Todas as dicas do tópico acima também servem para as lojas de roupas. São várias as embalagens que você pode usar, dependendo das preferências da sua loja e do volume comprado.

As caixas de papelão são as mais usadas porque contam com diferentes tamanhos e são muito fáceis de personalizar, além de todas as transportadoras trabalharem com essa embalagem.

Outra opção muito usada, principalmente para peças de tamanhos menores ou para envios pequenos é o envelope plástico de segurança. Contudo, ele é menos seguro que a caixa de papelão. Portanto, confira o volume de peças que irá enviar no pedido.

Uma variação do anterior é o envelope com plástico bolha na parte de dentro, que acomoda melhor o objeto transportado. Caso, além de roupas, você venda também acessórios e bijuterias, essa é uma excelente alternativa de embalagem. Contudo, se o produto for muito frágil, prefira a caixa de papelão com preenchedores.

De qualquer forma, lembre-se que a embalagem precisa fazer sentido com o contexto da sua marca e o seu público. Se você vende roupas focadas na sustentabilidade, por exemplo, procure usar uma embalagem condizente com esse discurso (evitando itens como isopor, que são mais difíceis de serem reciclados).

Embalagens para e-commerce e Correios: principais dicas

Se você for fazer o envio pelos Correios, é preciso ficar atento em relação às exigências das embalagens para e-commerce. Veja as principais.

Medidas mínimas e máximas

Os pacotes e caixas despachados pelos Correios precisam ter dimensões que variam de acordo com os dados abaixo:

  • Comprimento: de 15 a 100 cm

  • Largura: de 10 a 100 cm

  • Altura: de 1 a 100 cm

  • Soma das dimensões: de 25 a 200 cm

Limite de peso

O limite varia de acordo com a modalidade escolhida para a entrega. O Sedex tem limite de 30 kg, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje, de 10 kg, o PAC, de 30 kg ou 50 kg (para âmbito estadual e outras localidades que devem ser consultadas) e o PAC mini de 300 g.

Preocupar-se com as embalagens para e-commerce é primordial para conseguir sucesso nesse setor. Além disso, não se esqueça de pensar nos detalhes técnicos da sua loja virtual e também nas campanhas de marketing.

Gostou deste conteúdo? Já sabe tudo sobre embalagens para e-commerce? Aproveite e confira nossas dicas sobre a Tray – e descubra como ela pode ajudar sua loja virtual a vender mais!

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