Antes de abordarmos este assundo um pouco polêmico do marketing digital, precisamos nos concientizar que não existe a melhor estratégia ou a estratégia certa ou errada para uma empresa.
Você como empresário, precisa avaliar o seu negócio, o seu segmento, e o perfil dos seus clientes.
O Facebook e o Instagram são redes sociais diferentes, porém complementares entre sim, muitos usuários mantem uma conta ativa nas duas redes, já outros se sentem mais a vontade em apenas uma delas.
Então para começarmos a pensar em estratégias de marketing digital, você precisa avaliar alguns pontos principais:
1) Quem é o meu cliente?
Importantíssimo, antes de se criar e aplicar qualquer estratégia de marketing digital, é conhecer a fundo o seu cliente. No meio digital, usamos o termo "Persona" para conhecer a fundo do o seu cliente (idade, sexo, status de relacionamento, se tem filhos ou não, ocupação, o que vê, veste, come, lugares que frequenta, etc). Quando mais detalhada for a sua persona, mais fácil será para descobrir como atingí-la nas redes sociais.
2) Como o meu cliente usa as redes sociais?
Outro fator importante, é conhecer o comportamento dos clientes nas redes sociais, e a boa notícia é que dentro das informações da páginas comerciais do Facebook e Instagram você consegue ver por exemplo, dias e horários que os seus seguidores estão mais ativos e propensos a verem a sua mensagem.
3) O que e como posso divulgar a minha empresa nas redes sociais?
Se no mundo físico, o cliente rei, no meio digital o dono da história chama-se CONTEÚDO! É por meio dele que você chamará a atenção do seu cliente, cativando com publicações atrativas, fazendo-se encontrar por meio de informações, e também criando laços de relacionamento estreitando-se assim a relação cliente-empresa, melhorando as taxas de recompra e fidelização com o seu negócio.
4) Tenho tempo para administrar as 2 redes sociais?
De nada adianta estar presente em todas as redes sociais, se a sua empresa não dá a devida atenção ao cliente. Hoje em dia, o cliente sente-se até ofendido e mau atendido caso a empresa não dê a devida atenção ao cliente na internet. Muitas empresas não se dão ao trabalho de interagir.
5) Quem ficará responsável por publicar e manter as páginas atualizadas?
A frequência e consistência da publicações é o que trará resultados concretos para a sua empresa. Por isso, aconselhamos deixar alguém responsável por esta função de pensar nos conteúdos e realizar as publicações na página. Caso você ainda não tenha alguém para delegar esta função, você pode programar, por exemplo, todas as publicações que serão realizadas ao longo do mês, tudo de uma vez dentro da página do Facebook, não precisando demandar um tempo diário para a criação e publicação, mas lembre-se de dedicar-se um tempo para responder e engajar com os clientes, dependendo do seu negócio, fazer este acompanhamento 3x por semana já é suficiente.
Resumindo, não existe a melhor rede social para o seu negócio, avalie os tópicos acima e teste usar 1 das redes sociais, ou porque não, as duas juntas. Não se esqueça que os resultados em redes sociais não são imediatos ou de curto prazo, então tenha paciência e persistência para colher os resultados que este meio digital irá trazer para a sua empresa.