Gerenciamento de redes sociais: as 9 melhores ferramentas

Por BeeOn 24/02/2021
Compartilhe

As redes sociais são ferramentas extremamente importantes no marketing de qualquer empresa. Afinal, em 2020, já somávamos 140 milhões de brasileiros usando as mídias sociais – e passávamos em média 3 horas e 31 minutos por dia conectados a essas redes.

Porém, apenas estar presente nas mídias sociais não é sinônimo de resultados. Por isso, realizar um bom gerenciamento de redes sociais faz toda a diferença entre apenas marcar presença e ter uma estratégia sólida voltada a resultados.

Para lhe ajudar nesse desafio, nós montamos este conteúdo completo, com as principais ferramentas capazes de facilitar o seu dia a dia. Siga conosco!

O que são ferramentas de mídias sociais?

Existem inúmeras ferramentas de mídias sociais – e cada uma é pensada para facilitar uma parte do seu trabalho. 

De forma geral, elas ajudam a automatizar o marketing nas redes, reduzindo o tempo de trabalho semanal e ainda conseguem gerar insights, a partir da reunião de dados de acesso, importantes para dar um “up” nas suas estratégias.

Embora facilitem, essas ferramentas não substituem o trabalho do profissional gestor das redes sociais. Já que é ele quem pensará suas estratégias e será capaz de analisar os dados referentes a elas, entendendo se os resultados trazidos estão de acordo com o esperado ou se é preciso modificar o rumo dos trabalhos.

Quais os melhores gerenciadores de redes sociais?

São muitas as ferramentas de gerenciamento de redes sociais. Abaixo, separamos algumas interessantes que você precisa conhecer.

1 - Nuzzel

Uma das principais dificuldades de quem gerencia as redes sociais é pensar nos conteúdos para serem trabalhados nos posts. A Nuzzel promete facilitar essa busca.

A ferramenta reúne e fornece as principais notícias do seu setor, economizando seu tempo em buscas infinitas. Com ela, você consegue saber em primeira mão tudo que é relevante para a sua área – e assim entender quais tipos de conteúdos poderá usar nos seus posts.

2 - BuzzSumo

Essa é uma excelente ferramenta para você monitorar os seus concorrentes, entender melhor o seu público e encontrar os conteúdos mais compartilhados dentro do seu nicho.

Para usar o BuzzSumo é bem fácil: basta digitar a palavra-chave ou frase e você descobrirá qual é o conteúdo com mais resultados nas mídias sociais.

Ainda é possível filtrar por data, por canal específico ou inserir a URL de um blog para definir quais são os conteúdos com melhor desempenho.

3 - Canva

O Canva é uma verdadeira “mão na roda” quando o assunto é criar design gráfico para suas mídias sociais.

Muito fácil de usar, ele conta com modelos pré-prontos para todas as mídias sociais e ainda dispõe de alguns elementos do Photoshop, como arrastar e soltar.

São milhares de layouts, fontes e backgrounds para você escolher, deixando seus posts mais sofisticados e profissionais rapidamente.

4 - Quintly

Na hora de planejar uma nova estratégia de redes sociais, é fundamental fazer um bom benchmarking dos seus competidores e players mais fortes do mercado. O Quintly promete te ajudar.

Com ele, você obterá insights de desempenho e poderá otimizar a sua estratégia com análises avançadas e benchmarking competitivo.

5 - mLabs

A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que permite agendar conteúdos para serem postados em diversas redes, inclusive no Instagram e Instagram Stories.

Além disso, a ferramenta ainda compara o seu desempenho com o da concorrência, acompanha o resultado de performance das suas páginas, gera relatórios, gerencia o inbox do Facebook e os directs do Instagram e controla todo o fluxo de criação e aprovação dos posts com os clientes.

6 - Hootsuit

A Hootsuit é uma ferramenta completa de gerenciamento de redes sociais, que lhe ajuda a monitorar e acompanhar todas as suas redes ao mesmo tempo. Com ela, você conseguirá agendar posts para diferentes mídias sociais, responder comentários e mensagens diretas, encurtar URLs e acompanhar os resultados.

7 - Everypost

O Everypost é um aplicativo que permite gerenciar e monitorar várias redes sociais usando o seu celular. Com apenas um clique, você posta, ao mesmo tempo, no Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes.

8 - Fanpagekarma

Com a Fanpagekarma é possível monitorar diversos aspectos da sua página no Facebook, como: quais posts têm maior engajamento, os horários mais indicados para postar, os tópicos mais comentados, os perfis que mais influenciam na sua marca etc.

9 - Mention

Impossível falarmos em gerenciamento de redes sociais, sem acompanhar o que os seus clientes estão falando da sua marca, não é? E nesse ponto a Mention pode lhe ajudar!

A ferramenta monitora em tempo real o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa. Assim, é mais fácil entender como está a sua reputação e responder rapidamente em casos de críticas ou crise de imagem.

Como fazer o gerenciamento de redes sociais?

É claro que usar as ferramentas certas é muito importante – e muitas delas são uma verdadeira “mão na roda”, automatizando funções e facilitando o seu dia a dia. Mas o gerenciamento das redes sociais vai muito além do uso desses programas.

Por isso, é fundamental compreender que o gerenciamento das redes sociais vai além de fazer algumas publicações rotineiras. É preciso definir uma estratégia, acompanhar os resultados e ter certeza de que suas ações estão contribuindo para alavancar suas vendas e melhorar a percepção dos seus clientes sobre a sua marca.

Alguns pontos essenciais do seu gerenciamento devem ser:

. definição das personas, que é uma visão mais detalhada do seu público-alvo, incluindo dados comportamentais;

.  mapeamento do seu setor de atuação, identificando os principais concorrentes, players mais fortes e influenciadores;

.  definição dos objetivos da sua estratégia (atrair mais tráfego para o seu site, aumentar as vendas, tornar sua marca mais conhecida, fidelizar seguidores, gerar leads, educar o mercado etc.);

.  definição dos canais usados (Facebook, Instagram, Twitter etc.), de acordo com as características do seu público, sempre pensando nas redes mais relevantes para as pessoas que você deseja alcançar;

.  definição das principais métricas que devem ser acompanhadas, de acordo com os objetivos listados;

.  criação do calendário editorial, com assuntos sobre os quais os posts devem abordar e data de postagem em cada rede social;

.  acompanhamento dos resultados, conferindo o nível de engajamento e verificando de perto as métricas definidas;

.  revisão contínua da estratégia, visando torná-la mais adequada à realidade da sua empresa.

Quanto custa o gerenciamento de redes sociais?

Como você viu, o gerenciamento de redes sociais é um assunto amplo e complexo, que vai muito além do mero agendamento de postagens. É preciso planejar e criar conteúdos estratégicos para seus objetivos e seu público, sempre monitorando os resultados.

Por isso, os valores para esse tipo de serviço podem ser bem variáveis. Antes de contratar uma agência parceira, é importante verificar o que ela oferece. 

Caso queira resultados expressivos, é fundamental optar por uma parceira que vá além da simples postagem, que crie estratégias e que envie periodicamente relatórios mostrando a evolução e os ganhos com as ações em mídias sociais.

Gostou deste conteúdo? Quer transformar o seu gerenciamento de redes sociais, tornando-o mais estratégico e eficiente? Venha conversar com nosso time de especialistas e saiba mais sobre nossos serviços para redes sociais!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.