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Gerenciamento de redes sociais: como montar a estratégia da sua empresa

Por BeeOn 24/02/2021
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Atualizado: 29/05/2023

 

Estar presente nas mídias sociais não é sinônimo de resultados. Por isso, realizar um bom gerenciamento de redes sociais faz toda a diferença entre apenas marcar presença e ter uma estratégia sólida voltada a resultados.


Além disso, as redes sociais são ferramentas extremamente importantes no marketing de qualquer empresa. Afinal, de acordo com a Forbes, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, e o primeiro na América Latina em acesso às plataformas – passando em média 3 horas e 31 minutos por dia conectados a essas redes.


Para lhe ajudar nesse desafio que é se destacar nas redes sociais, nós montamos este conteúdo completo. Siga conosco!

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais vai além da criação de postagens. Ele consiste em garantir estratégias sólidas e multicanais, que favoreçam o atendimento e a experiência do cliente com a sua empresa.


Entre as atividades essenciais para essas estratégias, podemos citar:

  1. O uso de diferentes plataformas;

  2. A organização de calendários de publicação e conteúdo;

  3. A criação de planejamento estratégico para ganhar leads e aumentar as vendas;

  4. Engajar o seguidor usando uma linguagem adequada para cada canal.


Para que essas ações sejam praticadas e conduzidas da melhor forma, é recomendado ter uma pessoa em sua equipe dedicada exclusivamente para essas estratégias

O que faz quem gerencia redes sociais?

O trabalho de um gerenciador vai muito além dos memes e conteúdos que enxergamos no dia a dia nos perfis e páginas de marcas 


Um gestor de mídias sociais é a pessoa que fica responsável pela criação das estratégias de marketing para as redes sociais, além de acompanhar as métricas obtidas e apresentar todo o relatório de resultados, pensando em maneiras de otimizá-los.


Outro papel muito importante do gestor de mídias é definir em quais redes sociais a sua empresa deve estar, pensando nas características do seu público e nos canais que essas pessoas mais usam.


Esse profissional pode trabalhar sozinho ou com uma equipe especializada, onde o mesmo irá liderar a equipe, delegar tarefas e gerenciar projetos. 

Por que fazer gerenciamento de redes sociais?

Quando bem realizado, o gerenciamento de redes sociais traz inúmeros benefícios às marcas, como:

  • Definição correta em quais redes sociais estar presente;

  • Criar uma estratégia sólida pensando nos objetivos da empresa;

  • Engajar os usuários com a sua marca;

  • Aumentar as vendas;

  • Conquistar mais leads e clientes;

  • Divulgar melhor seus produtos e serviços;

  • Otimizar o orçamento em redes sociais;

  • Melhorar a experiência do cliente, que pode usar as redes sociais como SAC, facilitando a comunicação;

  • Melhorar o branding;

  • Melhorar a credibilidade e a reputação da sua empresa.

Quanto custa o gerenciamento de redes sociais?

Como o gerenciamento de redes sociais é uma tarefa muito importante e que está diretamente relacionada à forma como os usuários enxergam e entendem a sua marca, é fundamental contar com ajuda especializada, contratando um profissional ou um time de profissionais com experiência no setor.


O valor é muito variável e dependerá de inúmeras questões, como a quantidade de redes a serem gerenciadas, o volume de criação, o tamanho do mercado da sua empresa, se o serviço será realizado por uma agência especializada ou um por um freelancer, se haverá, junto, os serviços de tráfego e inúmeras outras questões.


Na hora de analisar os valores envolvidos, sempre pense no custo-benefício e entenda em quanto tempo você começará a ver o retorno do seu investimento. Assim, será mais fácil tomar decisões acertadas.

Como fazer o gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento das redes sociais vai além de fazer algumas publicações rotineiras. É preciso definir uma estratégia, acompanhar os resultados e ter certeza de que suas ações estão contribuindo para alavancar suas vendas e melhorar a percepção dos seus clientes sobre a sua marca.


Veja as dicas importantes que separamos para gerenciar corretamente as mídias sociais do seu negócio.

Defina em quais redes estar

O primeiro passo é começar criando um planejamento estratégico, definindo em quais redes sociais sua marca irá estar presente. Para descobrir isso, avalie a sua persona e analise quais mídias sociais seus clientes mais usam. É nelas que você precisará estar.


Geralmente, as mais usadas são Facebook, Instagram e YouTube. Mas, se você for um negócio B2B, por exemplo, pode ser interessante atuar no LinkedIn, empresas de decoração podem se beneficiar do Pinterest – e assim por diante.

Entenda quem você deseja atrair

Antes de criar qualquer conteúdo, é fundamental que você saiba perfeitamente qual é o perfil do público que deseja atrair para sua página. Aqui, estamos falando da persona – um perfil semi fictício do seu cliente ideal.


Reúna informações sobre seu público, como: idade, renda, escolaridade, onde mora, hábitos de compra, problemas que seus produtos ou serviços resolvem, inseguranças quanto a compra, entre outros dados socioeconômicos e comportamentais.


Isso ajudará a definir as redes onde atuar, quais temas abordar e até como deve ser a linguagem.

Defina seu objetivo

Para que a sua empresa está nas redes sociais? Ter um objetivo claro ajuda a pensar nas melhores estratégias para alcançá-lo. Alguns exemplos de objetivos podem ser: aumentar as vendas, aumentar o grau de conhecimento das pessoas sobre a sua marca, atrair tráfego para seu site ou loja virtual, conquistar mais leads, entre outros.

Crie um calendário de conteúdos

Outra recomendação muito importante é desenvolver um calendário para programar seus conteúdos e postagens. Assim, fica mais fácil organizar as ideias e evitar postagens repetidas ou focar em apenas um assunto, deixando outros importantes de lado. E, com um calendário, você não corre o risco de postar muito em um período – e nada em outro, o que atrapalha as suas estratégias.


Também é muito importante desenvolver conteúdos que sejam relevantes e informativos, ajudando os usuários e destacando o seu perfil nas redes sociais.

Meça seus resultados

Como saber se o gerenciamento de redes sociais tem trazido os resultados esperados? A melhor maneira é medindo as suas ações. Ao definir os seus objetivos, defina, também, suas métricas de monitoramento.


Por exemplo, se um dos seus objetivos era vender mais, meça a quantidade de vendas geradas a partir das redes sociais. 


Ao analisar frequentemente seus resultados, você conseguirá ter uma ideia se os seus objetivos estão realmente adequados às suas mídias sociais. Pode ser que sua meta inicial fosse aumentar as vendas, mas você notou, por exemplo, que sua página no Facebook acabou ajudando a capturar mais leads do que vender.


Nesse caso, é possível perceber que esse canal funciona melhor educando sua clientela do que vendendo – e você poderá usar essa informação estratégica nas suas próximas ações.


Monitorando as estratégias também fica mais fácil entender o que não está funcionando e mudar o curso das ações.

O que são ferramentas de gerenciamento de redes sociais?

Existem inúmeras ferramentas de mídias sociais – e cada uma é pensada para facilitar uma parte do seu trabalho. 


De forma geral, elas ajudam a automatizar o marketing nas redes, reduzindo o tempo de trabalho semanal e ainda conseguem gerar insights, a partir da reunião de dados de acesso, importantes para dar um “up” nas suas estratégias.


Embora facilitem, essas ferramentas não substituem o trabalho do profissional do gestor das redes sociais. Já que é ele quem pensará suas estratégias e será capaz de analisar os dados referentes a elas, entendendo se os resultados trazidos estão de acordo com o esperado ou se é preciso modificar o rumo dos trabalhos.

Quais as melhores ferramentas usadas?

São muitas as ferramentas de gerenciamento de redes sociais. Abaixo, separamos algumas interessantes que você precisa conhecer.

1 - Nuzzel

Uma das principais dificuldades de quem gerencia as redes sociais é pensar nos conteúdos para serem trabalhados nos posts. A Nuzzel promete facilitar essa busca.


A ferramenta reúne e fornece as principais notícias do seu setor, economizando seu tempo em buscas infinitas. Com ela, você consegue saber em primeira mão tudo que é relevante para a sua área – e assim entender quais tipos de conteúdos poderá usar nos seus posts.

2 - BuzzSumo

Essa é uma excelente ferramenta para você monitorar os seus concorrentes, entender melhor o seu público e encontrar os conteúdos mais compartilhados dentro do seu nicho.


Para usar o BuzzSumo é bem fácil: basta digitar a palavra-chave ou frase e você descobrirá qual é o conteúdo com mais resultados nas mídias sociais.


Ainda é possível filtrar por data, por canal específico ou inserir a URL de um blog para definir quais são os conteúdos com melhor desempenho.

3 - Canva

O Canva é uma verdadeira “mão na roda” quando o assunto é criar design gráfico para suas mídias sociais.


Muito fácil de usar, ele conta com modelos pré-prontos para todas as mídias sociais e ainda dispõe de alguns elementos do Photoshop, como arrastar e soltar.


São milhares de layouts, fontes e backgrounds para você escolher, deixando seus posts mais sofisticados e profissionais rapidamente.

4 - Quintly

Na hora de planejar uma nova estratégia de redes sociais, é fundamental fazer um bom benchmarking dos seus competidores e players mais fortes do mercado. O Quintly promete te ajudar.


Com ele, você obterá insights de desempenho e poderá otimizar a sua estratégia com análises avançadas e benchmarking competitivo.

5 - mLabs

A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que permite agendar conteúdos para serem postados em diversas redes, inclusive no Instagram e Stories.


Além disso, a ferramenta ainda compara o seu desempenho com o da concorrência, acompanha o resultado de performance das suas páginas, gera relatórios, gerencia o inbox do Facebook e os directs do Instagram e controla todo o fluxo de criação e aprovação dos posts com os clientes.

6 - Hootsuit

A Hootsuit é uma ferramenta completa de gerenciamento de redes sociais, que lhe ajuda a monitorar e acompanhar todas as suas redes ao mesmo tempo. Com ela, você conseguirá agendar posts para diferentes mídias sociais, responder comentários e mensagens diretas, encurtar URLs e acompanhar os resultados.

7 - Everypost

O Everypost é um aplicativo que permite gerenciar e monitorar várias redes sociais usando o seu celular. Com apenas um clique, você posta, ao mesmo tempo, no Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes.

8 - Fanpagekarma

Com a Fanpagekarma é possível monitorar diversos aspectos da sua página no Facebook, como: quais posts têm maior engajamento, os horários mais indicados para postar, os tópicos mais comentados, os perfis que mais influenciam na sua marca etc.

9 - Mention

Impossível falarmos em gerenciamento de redes sociais, sem acompanhar o que os seus clientes estão falando da sua marca, não é? E nesse ponto a Mention pode lhe ajudar!


A ferramenta monitora em tempo real o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa. Assim, é mais fácil entender como está a sua reputação e responder rapidamente em casos de críticas ou crise de imagem.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o gerenciamento de redes sociais é um serviço importantíssimo para as empresas que desejam obter melhores resultados nas suas ações digitais. É a partir dele, que você definirá uma estratégia certa e entenderá melhor o seu público, planejando as postagens para que elas atinjam essas metas.


Quando esse serviço não é feito corretamente, você pode colocar em xeque a autoridade e a confiança da sua marca – e acabar gastando dinheiro em algo que não dá resultado.


Por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada e profissionais treinados e acostumados a trabalharem com mídias sociais.


Gostou deste conteúdo? Quer transformar o seu gerenciamento de redes sociais, tornando-o mais estratégico e eficiente?


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