logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?

Por BeeOn 21/09/2021
Compartilhe

O marketing digital não para de crescer. De acordo com o relatório da Socialbakers, uma das maiores plataformas de monitoramento de redes sociais do mundo, o investimento em anúncios no Facebook e no Instagram cresceu 60% em 2021

Outro dado crucial para mostrar a força do digital é a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, que revelou que 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento em 2021. Neste cenário, um profissional se torna extremamente importante: o gestor de tráfego.

Não sabe o que esse profissional faz, exatamente? Continue lendo o artigo e descubra!

O que é gestor de tráfego e qual sua função?

O gestor de tráfego, também conhecido como gestor de tráfego pago, é o profissional responsável por gerenciar os anúncios pagos online. É ele quem gerencia os investimentos realizados em diferentes campanhas patrocinadas, como Google Adwords, Facebook Ads, YouTube Ads, Pinterest Ads etc.

Basicamente, as empresas liberam uma quantia mensal para os anúncios e é responsabilidade do gestor de tráfego definir onde essa verba deve ser alocada e com qual proporção entre cada rede.

É de responsabilidade do profissional, ainda, gerenciar os anúncios, emitindo relatórios e identificando quais campanhas são mais rentáveis aos clientes (e quais precisam de ajustes para trazer os resultados esperados). Portanto, mais do que criar anúncios, o gestor de tráfego deve ter uma visão estratégica.

Não confunda gestor de tráfego com a equipe de criação ou o social media. O gestor fará a parte mais técnica e estratégica, otimizando os anúncios nas plataformas. A equipe de criação ou o social media é quem montará a arte e o texto dos anúncios.

Em resumo, as atribuições do gestor de tráfego são:

  • definir e otimizar o orçamento para o tráfego pago;

  • definir em quais plataformas os anúncios devem ser feitos;

  • acompanhar as taxas de conversão;

  • realizar testes AB;

  • analisar o fluxo de visitas e pensar em modos de melhorá-lo;

  • segmentar as campanhas;

  • otimizar as campanhas para que elas atinjam os resultados esperados.

Por que um gestor de tráfego é importante na estratégia de marketing?

Um gestor de tráfego tem algumas funções e é fundamental entender quais são elas, para perceber a importância desse profissional para suas estratégias de marketing. São de responsabilidades dele:

  • criar os anúncios e distribuí-los nas redes sociais escolhidas, de acordo com os objetivos definidos pela estratégia (capturar leads, venda direta etc.);

  • realizar testes A/B para descobrir quais anúncios irão performar melhor;

  • realizar a análise dos anúncios ativos, pausando aqueles que não performaram bem e analisar quais estão apresentando bons resultados;

  • otimizar os anúncios e o orçamento, visando, sempre, atingir as metas definidas nas estratégias dos clientes.

Dessa forma, quando esse profissional trabalha de forma estratégica, ele é capaz de ampliar os resultados das campanhas, otimizando melhor o orçamento disponível. E, atingir os resultados esperados.

Ele também é importante para comunicar aos diretores e gerentes de marketing sobre os resultados que estão sendo alcançados, trabalhando ao lado dos demais estrategistas de campanhas, garantindo que haja uma sintonia entre as ações tomadas.

O tráfego é um dos mais importantes pilares das estratégias de marketing digital. É ele o responsável por conquistar novos clientes e seguidores, que podem se transformar em clientes, aumentando as vendas e a atratividade do seu negócio.

Então, quando o serviço do gestor de tráfego é bem realizado, você conseguirá:

  • captar mais leads;

  • aumentar as vendas;

  • posicionar melhor sua marca nas diferentes redes sociais e no Google;

  • otimizar seu orçamento;

  • conquistar uma audiência qualificada, que terá melhor conhecimento sobre seus produtos e serviços, com vendas com ticket médio maior, pois os clientes levarão em conta o valor agregado do produto e não apenas o preço em si.

Quais são os tipos de gestores de tráfego?

Existem diferentes plataformas digitais onde se é possível anunciar. E cada uma delas possui características específicas. Por isso, contar com um gestor de tráfego específico para a plataforma a ser trabalhada é fundamental. Os tipos mais comuns de profissionais são:

  • gestor para Google Ads: organiza e gerencia as campanhas para que o site da empresa alcance as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google para as principais palavras-chaves do seu setor. Além do tráfego pago, é válido também investir em SEO;

  • gestor para Facebook Ads: constrói e analisa as campanhas de anúncios no Facebook, com metas que visam o engajamento e também a captação de leads e vendas;

  • gestor para Instagram: o gestor deve explorar todas as características dessa rede, criando anúncios que sejam atrativos e que ajudem a aumentar o engajamento e as vendas, inclusive realizando parcerias com influenciadores digitais.

O gestor, ainda, pode trabalhar com outras plataformas, como YouTube Ads e LinkedIn Ads, dependendo dos objetivos e das características da empresa. Por exemplo, um negócio B2B pode conquistar mais resultados investindo em LinkedIn Ads do que em outras redes sociais.

É possível que um só profissional tenha as habilidades para trabalhar e gerenciar o tráfego de diferentes plataformas. Ou, ele pode ser especializado em apenas uma delas.

As responsabilidades do gestor envolvem, além de otimizar os anúncios nessas plataformas, analisar as principais métricas, como: tráfego, origem das visitas, páginas visitadas por sessão, tempo de permanência, taxa de rejeição, visitantes únicos, visitantes recorrentes etc. 

Por isso, é indicado que o gestor saiba usar diversas ferramentas do marketing digital, que vão além das plataformas de anúncio. No caso do gestor de Google Ads, o acompanhamento das campanhas deve ser feito em sintonia com os dados extraídos do Google Analytics.

Onde encontrar um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego pode ser tanto um profissional contratado pela sua empresa, como um freelancer ou um especialista presente no time da agência de marketing que cuida das suas estratégias digitais.

Caso queira contar com um freelancer na sua equipe de marketing digital, é possível encontrar esse profissional em grupos nas redes sociais ou nos sites destinados a contratação de freelancers.

Para analisar o conhecimento do gestor, algumas dicas são importantes, como:

  • solicitar um portfólio com referência de materiais de campanhas e os resultados alcançados;

  • contatar um cliente ou uma empresa atendida pelo profissional e pedir indicação;

  • verificar os conhecimentos do profissional sobre inbound marketing, SEO, marketing de conteúdo, Google Analytics, entre outros;

  • solicitar um relatório de alcance, verificar as métricas estabelecidas e a facilidade que o profissional tem em “traduzir” esses dados;

  • conversar com o profissional, tentando entender se ele possui o perfil e os valores relacionados a sua marca e instituição.

E, então, gostou de conhecer mais sobre o gestor de tráfego? Aproveite e leia o nosso conteúdo completo sobre as melhores ferramentas de gerenciamento de redes sociais!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade