Quem trabalha com imóveis sabe que este é um setor com bastante concorrência. Além disso, há algum tempo, o comportamento dos consumidores está se modificando, com um uso mais pronunciado da internet, tanto na busca por imóveis como por imobiliárias. Nesse sentido, o Google Adwords se torna um grande aliado das estratégias.
O Adwords é uma plataforma de anúncios no Google, ajudando a atrair mais tráfego para o site da sua imobiliária e também para captar leads, dependendo da estratégia que você pretende usar.
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O que é e como funciona o Google Adwords?
O Google Adwords, ou Google Ads, é uma plataforma de anúncios no Google. Com essa ferramenta, você pode tanto criar anúncios para a rede de pesquisa como para a rede de display.
A rede de pesquisa é a usada quando um usuário pesquisa por determinada palavra-chave no Google. Os anúncios são exibidos na própria relação de pesquisa (SERP), acima dos resultados orgânicos, com a indicação de que são anúncios.
Já a rede de display é a rede de parceiros do Google. Nesse caso, os anúncios aparecem em sites parceiros e existem mais opções, como anúncios com imagens. Você ainda pode anunciar no YouTube ou no Google Shopping e também em aplicativos parceiros do Google.
Em todos esses anúncios, você tem a vantagem de direcionar o tráfego para o site ou landing page da sua estratégia. Por exemplo, direcionando as pessoas para a home do seu site, uma landing page para captação de leads interessados em um lançamento imobiliário ou outras alternativas.
A base de todas essas ações é a pesquisa de palavras-chaves. Assim, quanto mais bem feita for essa pesquisa, maiores as chances das suas campanhas de anúncios trazerem os resultados esperados.
Como usar o Google Adwords para imobiliárias?
O Google Adwords para imobiliárias é um excelente aliado. Você pode tanto usar para divulgar seus imóveis, como para captar leads ou educar sua clientela.
A grande vantagem é que esta é uma propaganda segmentada. Ou seja, ela só aparecerá para quem realmente está interessado procurando por palavras-chaves relacionadas ao seu setor.
Mas é claro que, para funcionar, você precisa ficar atento a alguns pontos. Veja os mais importantes e as dicas que separamos.
1- Escolha muito bem as palavras-chave
As palavras-chaves são a base do Google Adwords e fundamentais para quaisquer imobiliárias. Por isso, se você deseja criar uma campanha bem otimizada, é essencial escolher corretamente essas palavras-chaves e expressões, considerando as características do público que deseja alcançar.
Antes de começar a sua pesquisa, defina as personas da sua imobiliária - criando diferentes personas para os vários serviços que oferece. Ao entender quem são essas pessoas, fica mais fácil pensar nas expressões que elas usariam ao pesquisar no Google para encontrar imóveis semelhantes ao que você negocia.
Pense em palavras-chaves para o fundo de funil, já que esta é a melhor opção de uso para os anúncios. Deixe o tráfego orgânico para captar interessados nas etapas mais iniciais do funil.
Por exemplo: casa 2 quartos + bairro + cidade + estado. Ou apartamento para alugar + cidade.
2- Pense no tipo de campanha
Como vimos, existem vários tipos de anúncios que você pode fazer no Google Adwords. Entenda quais deles fazem mais sentido na sua imobiliária e nos objetivos da sua campanha.
Além de atrair pessoas interessadas em comprar ou alugar, você pode gerar leads para um lançamento, usar o Google Adwords para fazer uma análise do cenário, da concorrência e do público-alvo (como uma construtora que está pensando em lançar um empreendimento em determinado local), entre outras metas.
3- Segmente por localização
A localização é um ponto muito importante nas campanhas para imobiliárias. E, por isso, também deve ser considerada quando for criar uma estratégia no Google Ads. Dessa forma, seu anúncio aparecerá para pessoas que estão em busca de imóveis na região onde você vende.
Por exemplo, vamos supor que você esteja vendendo imóveis em Belo Horizonte. Ao usar corretamente a segmentação de localização, seus anúncios apenas aparecerão para quem está buscando imóveis nesta cidade, aumentando as chances de conversão.
4- Use corretamente as extensões de anúncio
As extensões de anúncio ajudam a persuadir ainda mais o usuário, deixando seu anúncio mais completo e atrativo.
Existem inúmeras extensões que você pode usar como informações de local, botão de chamada, links de páginas específicas no site da sua imobiliária, textos adicionais etc. Essas extensões podem ser clicadas rapidamente pelo usuário.
Mas, para funcionar, use extensões específicas, que façam sentido para o seu objetivo e campanha. Assim, cada grupo de anúncio deve ter uma extensão única. A exceção é para inserir o número de telefone ou endereço, que são informações imprescindíveis em qualquer anúncio.
5- Crie um título chamativo
O título é o primeiro item que o usuário tem de relação com seu anúncio. Por isso ele deve ser chamativo, claro, objetivo, despertando o interesse do usuário em clicar no seu anúncio. Lembre-se que é permitido usar, no máximo, 25 caracteres.
No título, destaque aquilo que você julga mais importante - e que tenha mais relação com as características da sua persona. Por exemplo, se você analisou que as personas mapeadas estão em busca de casas com área de lazer e o seu imóvel tem piscina, vale a pena destacar isso no seu título.
Por exemplo, ainda considerando que você esteja anunciando para pessoas interessadas em imóveis em Belo Horizonte: “Casa com piscina em excelente bairro de BH”.
6- Use uma boa descrição
Se o título for interessante, o usuário irá parar para ler a descrição do seu anúncio, que deve continuar chamando atenção e despertando a vontade dele em clicar para saber mais.
Por isso, seja claro, objetivo e verdadeiro (não vale inventar itens para deixar seu imóvel mais atrativo, apenas visando atrair o clique, se, depois, no seu site, a experiência não se confirmar).
Continuando nosso exemplo, você poderia adicionar a quantidade de cômodos, metragem ou o valor, caso essas informações sejam relevantes para a sua persona, como: “casa nova com 3 quartos, suíte e móveis planejados”.
7- Não se esqueça da página de destino
Para que o seu anúncio traga os resultados esperados, ele precisa direcionar corretamente para a página de destino certa e adequada a sua estratégia.
Se você está fazendo um anúncio para um imóvel em específico, é importante que, quando o usuário clicar no anúncio, ele seja levado exatamente a página do imóvel (e não para a home da sua imobiliária, por exemplo).
Se a ideia é captar leads para um lançamento, você pode direcionar o usuário para uma landing page detalhando as características do empreendimento e com um cadastro para os interessados.
Analise como é essa página de destino e garanta que a experiência do usuário seja adequada.
Use fotos com boa resolução do imóvel, vídeos e até tour virtual. Se possível, na mesma página, adicione um botão de contato (direcionando para o WhatsApp da imobiliária ou com um robô de conversação, por exemplo). No rodapé da página, lembre-se de adicionar as informações básicas de contato, como endereço da imobiliária, telefones, e-mail e horário de funcionamento.
8- Use o remarketing
Por fim, uma dica bem bacana é apostar no remarketing. A estratégia consiste em mostrar anúncios para pessoas que visitaram sua página. Por exemplo, se um usuário já navegou no site da sua imobiliária ou visitou um determinado imóvel, você poderá “persegui-lo” com o remarketing.
Os anúncios deste imóvel serão mostrados na rede de display, nos sites parceiros em que o usuário navegar. Você pode adicionar uma promoção, para tornar o anúncio ainda mais convincente e fazer com que o usuário decida entrar em contato para agendar a visita, como um desconto especial por apenas alguns dias.
Viu só como o Google Adwords é uma excelente estratégia para imobiliárias? No entanto, ele deve ser usado estrategicamente, ao lado de outras ações, assegurando uma estratégia sólida e adequada para os seus objetivos. Aproveite e veja como nós, da BeeOn, ajudamos a Jorge Paiva Imóveis a conquistar uma posição de destaque e se tornar líder de vendas.