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Google Business: para que serve e como utilizá-lo?

Por BeeOn 06/09/2021
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O Google Business é uma ferramenta gratuita e muito útil para ajudar a aumentar a presença online da sua empresa. Ela também é conhecida por outros nomes como Google My Business ou Google Meu Negócio, em português.

Simples e fácil de usar, essa é uma excelente maneira de fazer com que os seus clientes e potenciais clientes lhe encontrem e consigam entrar em contato com a sua empresa e até ver o depoimento de outros consumidores.

Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é o Google Business?

O Google Business é uma ferramenta gratuita que faz com que as pessoas encontrem a sua empresa pela página de buscas do Google. Ou seja, quando alguém pesquisar sobre o nome da sua empresa, encontrará informações relevantes, como: horário de funcionamento, endereço, telefone e formas de contato, reviews de outros consumidores etc.

Outra vantagem é que você pode integrar o Google Business a outras soluções do Google, como o Maps. Assim, o cliente, com um só clique, consegue navegar e chegar até a sua empresa com mais facilidade.

Para que serve o Google My Business?

A principal função do Google My Business é ajudar os empresários a colocarem suas empresas na rede, melhorando o relacionamento com os usuários e oferecendo informações importantes sobre seu negócio.

Para os empresários, o Google My Business possui funcionalidades muito interessantes, por exemplo conhecendo a opinião dos usuários sobre sua empresa. Para os consumidores, a ferramenta também é muito interessante, pois permite ter acesso facilmente as principais informações das empresas, ver fotografias, acessar o menu, navegar via Google Maps e até fazer um tour virtual.

Quais os benefícios do Google My Business?

O Google My Business pode ser usado por empresas de todos os setores e ramos, desde grandes até pequenos negócios, como restaurantes, bares, escritórios, clínicas, pet shops, lojas, estúdios etc.

Apesar de ser uma ferramenta muito simples de ser usada, ela é bastante eficiente. Um estudo do próprio Google revelou que 50% das pessoas que fizeram uma busca local pelos seus celulares visitaram a loja em menos de 1 dia e 34% dos consumidores que pesquisaram pelas empresas no computador ou no tablet tiveram a mesma ação.

Entre as vantagens de usar o Google My Business estão:

  • Ajuda a ampliar a presença online das empresas, conseguindo mais cliques para o seu site e redes sociais ou mais ligações e visitas na sua empresa;

  • Permite que os usuários interajam com a sua empresa, por exemplo fazendo perguntas;

  • Ajuda a conquistar novos clientes;

  • Melhora a reputação, principalmente se você monitorar essa ferramenta, avaliando os reviews e opiniões dos clientes, melhorando o que é necessário para uma excelente experiência dos seus clientes;

  • Ajuda a criar novos insights ao acompanhar o que os seus clientes estão falando sobre sua marca;

  • Permite incluir o endereço de diferentes filiais, com o horário de funcionamento e informações de contato de cada uma delas.

Como o Google My Business funciona?

O principal objetivo da ferramenta é agregar informações das marcas e mostrar dados relevantes para os usuários. Então, toda vez que alguém fizer uma pesquisa, o algoritmo do Google irá identificar alguma referência comercial e apresentará os locais relacionados que estão próximos do usuário.

Vamos supor que você pesquise por “lojas de roupa em São Paulo” e esteja fazendo essa pesquisa do centro da cidade. O Google retornará as lojas de roupa próximas de onde você está.

Os resultados mostrados dependem de alguns fatores. Nem sempre o cadastro mais próximo do usuário ou o mais completo é que irá aparecer. Alguns dos critérios que interferem nos resultados são:

  • A relevância do seu negócio para a pesquisa feita pelo usuário;

  • A distância entre onde o usuário está e a palavra-chave pesquisada (há diferenças nos resultados entre loja de roupa em São Paulo e loja de roupa no Morumbi em São Paulo);

  • A popularidade do negócio, considerando o número de avaliações e comentários, a média das notas recebidas, o tráfego no cadastro realizado e a quantidade de cliques.

SERP

Basicamente, existem 3 formas da sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa do Google (SERP), que são:

  1. Por tipo de negócio: quando a pessoa digita o que deseja encontrar, mas sem colocar o nome da empresa ou a marca do produto. Os resultados dependem da localização do usuário.

  2. Por negócio e lugar: quando o usuário pesquisa pela cidade ou bairro do negócio.

  3. Pelo nome da empresa: quando o usuário digita o nome da empresa. Por exemplo “C&A”, aparecendo as filiais mais próximas do local de onde o usuário está.

Como usar o Google Business?

Para atingir os benefícios que citamos, é muito importante usar corretamente o Google Business, explorando toda a capacidade da plataforma.

De acordo com o Google, empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques no site do que as que não adicionam.

Para começar a usar o Google Business, é muito simples. Veja as dicas que separamos.

Faça seu cadastro

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e criar seu perfil. Para isso, será preciso ter uma conta no Gmail e clicar em “comece agora”. Depois, faça o login na plataforma. Caso você já esteja logado no Google, será direcionado automaticamente para a próxima etapa.

Adicione seu negócio

A próxima etapa é adicionar as informações básicas da sua empresa, como: nome, telefone, site, categoria (tipo de empresa que você tem, como salão de beleza, clínica veterinária, restaurante etc.) e a localização.

Se você não atende seus clientes em um local específico, mas em diferentes áreas, como acontece com os prestadores de serviço, é só marcar “sim” na caixa “entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Depois, clique em “continuar”.

Confirme sua autorização

As informações de endereço e de contato da sua empresa irão aparecer em uma caixa de diálogo. Verifique se está tudo correto e marque a opção “estou autorizado a gerenciar esta empresa e concordo com os Termos de Serviço”. Depois clique em continuar.

Confirme a localização da sua empresa

Na sequência, você será direcionado a uma página na qual o Google fará o envio de um código de verificação postal para o endereço que você forneceu. Você será redirecionado para o painel de controle, mas só poderá editar as suas informações após confirmar o código enviado.

Esse código será enviado pelos Correios e você deverá recebê-lo entre 7 a 15 dias. Quando receber o código, acesse o painel de controle e clique em “confirmar agora” no banner vermelho da parte superior da tela.

Edite as informações da sua empresa

Após confirmar a sua localização, adicione mais informações ao cadastro, como horário de funcionamento, formas de contato, fotos, uma pequena descrição e outros conteúdos relevantes.

Otimize seu perfil

Para conseguir os melhores resultados, existem algumas boas práticas que você precisa seguir, como:

  • Manter o perfil sempre atualizado, especialmente em relação ao horário de funcionamento, endereço e telefone de contato;

  • Melhorar a interação com seus clientes, respondendo às dúvidas e comentários e incentivando seus clientes a deixarem uma avaliação;

  • Usar o Google Postagens para adicionar informações extras em formato de textos, vídeos, imagens ou eventos. Esses conteúdos só ficam ativos por 1 semana, por isso a importância de manter seu perfil sempre atualizado;

  • Permitir agendamentos, uma funcionalidade muito útil para restaurantes, consultórios, clínicas de estética e escritórios. Nesse caso, aparecerá um botão com um CTA “faça uma reserva” e o usuário será direcionado a uma landing page para agendar seu horário;

  • Habilitar a troca de mensagens, que funciona como um chat online e permite que seus clientes façam um contato direto com a sua empresa.

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