O Growth Marketing pode ser um termo um pouco estranho para muitas pessoas, mas acredite, será de muito interesse para todas elas.
Afinal, essa pode ser a estratégia chave para o crescimento mais ágil e eficaz de uma empresa, com soluções que fogem do marketing tradicional.
Está pronto para conquistar muito mais espaço no mercado? Então siga essa leitura para entender melhor sobre o que se trata o Growth Marketing e como aplicar esse tipo de estratégia ao seu negócio. Confira!
O que é o Growth Marketing?
Também conhecido como marketing de crescimento, esta é uma estratégia que está revolucionando a gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes.
Para garantir a proposta de crescimento rápido para um negócio, na prática, os métodos tradicionais são transformados em estratégias personalizadas e centradas nas expectativas reais do público de um determinado negócio.
Mas, ainda que as estratégias de Growth Marketing estejam muito focadas em crescimento, vale ressaltar que ele não se resume apenas em vendas. Para essa metodologia, também é importante:
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Ir além dos cliques e likes;
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Construir relacionamento de longo prazo;
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Reter clientes e gerar uma recorrência de receita;
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Encontrar maneiras inovadoras de manter os clientes engajados.
Ainda assim, o Growth Marketing não está tão voltado aos processos experimentais, como é o caso do Growth Hacking, e sim na fidelização ágil.
Qual a diferença entre Growth Marketing e outras estratégias tradicionais?
Apesar da principal diferença entre essas modalidades ser o nível de crescimento proporcionado por cada um deles, existem outras características que diferem o marketing tradicional do Growth Marketing.
As estratégias de Growth Marketing possuem o objetivo de garantir o crescimento constante do negócio, porém suas técnicas atuam em cima de hipóteses e testes científicos.
Já nas estratégias tradicionais de marketing, a atenção está voltada ao reconhecimento da marca e vendas, mas ao contrário do método anterior, suas práticas já foram comprovadas no mercado.
O funil de vendas do Growth Marketing
Se você é uma pessoa que está sempre atenta às novidades do marketing, provavelmente já conhece o funil de vendas do inbound marketing.
Sendo possível mapear toda a jornada do cliente pelas etapas:
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Visitante: topo de funil
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Lead: topo de funil
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Oportunidade: meio de funil
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Cliente: fundo de funil
Nesse modelo tradicional o topo do funil é onde o problema do cliente é descoberto, no meio do funil o cliente busca por soluções, e o fundo do funil é onde acontece a tomada de decisão de compra.
Já o funil do Growth Marketing, conhecida como funil pirata, toda a estrutura funciona de forma diferente, onde sua estrutura é baseada em:
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Aquisição: Onde o objetivo é atrair os leads com estratégias de conteúdo, formulários e chatbots.
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Ativação: Onde a empresa vai tentar fazer com que o cliente use o produto que ele compra o mais rápido possível.
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Retenção: Onde a empresa precisa manter o máximo possível de usuários ativos e aumentar a frequência de uso desses clientes.
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Receita: Aqui, serão desenvolvidas estratégias para gerar uma maior monetização, com estratégias de precificação e táticas de envio de mensagens.
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Indicação: Por fim, essa etapa estimula o cliente a indicar o serviço a outras pessoas, através de premiações e outras estratégias de incentivo.
Quais os benefícios das estratégias de Growth Marketing?
Como já comentamos, uma das principais vantagens dessa técnica é o aumento do reconhecimento da marca.
Mas, além disso, podemos citar diferentes pontos positivos, como:
Descobrir o que o público espera da sua marca
Outra grande vantagem é a de conhecer o seu público mais profundamente. Assim, um dos primeiros passos para começar sua estratégia é mostrar que se importa com as necessidades dos consumidores.
Melhora na forma como a marca é reconhecida
O reconhecimento da marca é um passo indispensável para quem deseja ser lembrado no mercado. Assim, mesmo que o consumidor não adquira seu produto ou serviço no primeiro momento, o mesmo poderá ir até você quando precisar resolver uma necessidade.
Melhorar o ciclo de vendas
Mesmo que o processo de vendas da empresa seja um pouco complexo, ainda é possível melhorar o seu ciclo de vendas com essas estratégias.
Afinal, após a qualificação de leads, entender suas necessidades e estreitar seus laços fará com que o ciclo de vendas se torne mais efetivo naturalmente.
Quais são as estratégias de Growth?
Agora que você já sabe sobre o que se trata o Growth Marketing e os benefícios que esse método pode trazer, chegou a hora de entender mais sobre suas estratégias para implementá-las ao seu negócio.
Defina o seu público alvo
Mesmo sendo possível ver pessoas com diferentes características e estilos de vida, admirando o seu negócio, ainda é necessário analisar essa base de clientes e determinar quais são os grupos de pessoas que possuem maior probabilidade de garantir seu produto ou serviço.
Para isso, é importante analisar características como:
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Gênero;
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Idade;
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Renda;
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Nível de escolaridade;
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Entre outras características que forem relevantes.
Conheça o potencial cliente
Encontrou seu público alvo? Então é hora de estudá-lo e entender todas as suas preferências, práticas de consumo, gostos culturais e o que mais conseguir descobrir.
Essas informações serão importantes para criar uma comunicação diferenciada e personalizada, ou seja, o grande foco do Growth Marketing.
Selecione as plataformas de comunicação
Existem centenas de redes sociais por aí, mas é claro que você não precisa estar em todas elas.
Por isso, quando estiver estudando seu público, descubra também quais as redes sociais eles mais utilizam, para assim melhor direcionar suas campanhas.
Entre as redes sociais mais utilizadas da atualidade, podemos citar:
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Facebook;
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Youtube;
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Twitter;
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LinkedIn;
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Pinterest;
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E muitas outras.
Invista no conteúdo certo
Ao selecionar os melhores meios de comunicação para o seu negócio é hora de alimentá-lo com muitos conteúdos.
Além das redes sociais também é importante se atentar a outras estratégias, como blogs e e-mail marketing para assim destacar o seu negócio em meios a tantos outros concorrentes.
Para isso, atente-se ao que é importante para sua persona, no que ela gostaria de saber, receber, etc.
Analise seus resultados
Analisar constantemente os resultados com suas ações é um ponto importante tanto para o Growth Marketing quanto para o Growth Hacking.
Afinal, desta forma é possível entender se as estratégias de marketing estão ou não funcionando.
E aí, conseguiu entender o que é o Growth Marketing?
Usar esse tipo de estratégia pode fazer toda a diferença para dar destaque ao seu negócio e conquistar cada vez mais clientes.
Para conhecer outras importantes estratégias de marketing para o seu negócio, basta acessar o nosso blog e aprender muito mais com nossos conteúdos.