Inbound Marketing é pro seu negócio?

Por BeeOn 10/09/2020
Compartilhe

Inbound marketing é para o seu negócio?

O termo Inbound Marketing está em alta. Apesar disso, nem todo mundo sabe ao certo quais diferenciais essa estratégia traz e nem como ela realmente auxilia as empresas. Você é um desses?

Neste conteúdo, nós trouxemos todas as informações importantes sobre o que é inbound marketing, para quais empresas ele é indicado, quais as diferenças das estratégias tradicionais e os benefícios que esse tipo de marketing pode trazer ao seu negócio. Siga a leitura e entenda melhor!

O que é inbound marketing?

Se formos traduzir o termo, inbound marketing significa marketing de atração. E é exatamente essa a premissa da estratégia. Ela busca realizar diferentes ações para atrair o potencial cliente até o site ou blog da sua empresa – e, a partir dessa atração, é realizado um trabalho de relacionamento com esse usuário.

A ideia é que, por meio de conteúdos personalizados, autorais, interessantes e altamente informativos, esses usuários passem a entender melhor o que o seu negócio vende, os benefícios que esses produtos ou serviços trazem e os diferenciais da sua marca perante a concorrência.

Assim, quando essa pessoa precisar de um serviço ou produto como o que você vende, há muito mais chances de ela fazer negócio com a sua empresa do que com outra marca que ela desconhece.

Basicamente, a ideia do inbound marketing é educar a audiência e os potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa e transformar a sua marca em referência sobre determinado assunto relacionado ao seu mercado, influenciando, dessa forma, na decisão de compra dos futuros clientes.

Quais as diferenças do inbound marketing para as estratégias tradicionais?

A principal diferença entre o inbound marketing e o marketing tradicional (ou outbound marketing) está na forma de atrair o potencial cliente. Nas estratégias tradicionais, são usadas técnicas interruptivas. Ou seja, você interrompe o potencial cliente dentro de alguma atividade.

Por exemplo, quando estamos assistindo TV e a programação é interrompida por um anúncio, quando estamos lendo um jornal e no meio da página há um anúncio, quando estamos acessando um site e somos bombardeados por anúncios. Nem sempre o potencial cliente pediu por essa comunicação ou tem interesse nela.

Já no inbound marketing a comunicação é aberta e o potencial cliente é que vai atrás da informação que a sua empresa oferece. É o caso, por exemplo, de um gestor que está pesquisando sobre marketing digital na internet e descobre este conteúdo no nosso blog, fazendo contato com a nossa marca. A nossa empresa não teve de anunciar em nenhum outro lugar para chegar até você, foi você que, movido pelo seu interesse em resolver um problema ou melhorar determinada situação, que chegou até nós.

Assim, o produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas, que chegam até o seu canal de informação em busca de conteúdos ricos e valiosos e, dessa forma, tem início um relacionamento, que favorece o engajamento e as vendas.

Já no outbound marketing, somente a empresa fala, por meio dos seus anúncios em diversos canais, realizando uma oferta direta para uma grande audiência, que pode ou não estar interessada no que é vendido, havendo, consequentemente, menos engajamento.

Não há como dizer que o inbound marketing é melhor ou pior que as estratégias tradicionais – e uma não substitui a outra. Tudo depende do tipo de produto ou serviço que você vende, das características do seu público e do seu mercado e do que você deseja alcançar.

Se a ideia, por exemplo, é anunciar uma promoção com tempo de início e de finalização, as estratégias outbound são excelentes. Mas se você precisa criar um relacionamento mais vindouro, favorecendo a recompra, ou atua em setores nos quais é preciso que a clientela seja educada (como novas tecnologias), o inbound marketing será mais eficiente.

Quais os principais benefícios do inbound marketing?

O inbound marketing tem estado tão em evidência atualmente justamente porque ele é capaz de acompanhar as novas tecnologias e as mudanças no perfil do consumidor. Com o acesso à internet cada vez mais presente em nossas vidas, é normal que acabemos pesquisando mais antes de comprar.

Isso significa que as pessoas tendem a se informar, antes, sobre os modelos de produtos que desejam, os diferenciais das marcas, as melhores empresas do setor e assim por diante, tomando decisões mais embasadas.

A internet é o principal meio usado para isso, permitindo a análise e comparação de produtos, o review de outros usuários, a experiência dos clientes e muitas outras informações que antes era difícil termos acesso.

Assim, o inbound marketing se aproveita dessa alteração no perfil do consumidor, oferecendo a essas pessoas conhecimento e, permitindo, dessa maneira desenvolver um relacionamento, o que favorece a fidelização, a recompra e o aumento do ticket médio.

Benefícios

São muitos os benefícios trazidos pelo inbound marketing, como:

        alcance do público certo: com um conteúdo altamente segmentado você aumenta as chances de atrair para o seu negócio as pessoas com o perfil ajustado ao seu comprador tradicional, o que significa a geração de mais leads (potenciais compradores);

        aproximação com os clientes: ao oferecer informação rica e valiosa, que realmente resolva os problemas dos usuários, a sua empresa cria uma relação com essas pessoas. A partir de então, o seu público estará mais disposto a ouvir suas recomendações e dicas. Isso significa mais chances de fidelização e também a possibilidade de ouvir a opinião do seu público, acompanhar a reação aos seus produtos e serviços e melhorar a experiência dos seus clientes;

        maior poder de persuasão: o poder de convencimento do inbound marketing está, justamente, nas informações sólidas que a sua empresa oferece e no relacionamento construído ao longo do tempo. Durante toda a estratégia, cada lead receberá exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando;

·         ciclos de vendas mais curtos: quanto menor esse ciclo, menos custos adicionais a empresa. Como o inbound marketing oferece conteúdos valiosos e relevantes, ele nutre os seus leads de informações, o que faz com que essas pessoas entrem mais cedo na fase de decisão de compra;

        redução de custos: de uma forma geral, as estratégias de inbound são mais acessíveis financeiramente do que os tradicionais anúncios em veículos diferentes de comunicação, além de reduzir os custos de aquisição de cliente;

        mensuração em tempo real: o inbound marketing é bastante orientado a dados, já que todas as ações são passíveis de metrificação. Assim, a qualquer momento, você consegue entender quais resultados suas ações têm trazido, modificando o que for necessário para torná-las ainda mais eficientes;

        aumento no ticket médio: quanto mais bem informados e qualificados são os leads, mais confiantes eles se sentem no processo de compra e, com isso, mais costumam gastar com a sua empresa, o que significa tickets médios maiores.

Como o inbound marketing ajuda as empresas?

Já deu para notar que o inbound marketing é uma importante ferramenta de atração e conversão, não é mesmo?

Alguns dos pontos que essa estratégia consegue ajudar as empresas são:

        aumentar a visibilidade do seu negócio;

        diferenciar a sua marca da concorrência;

        construir uma autoridade dentro do seu setor;

        reduzir os custos de aquisição de novos clientes;

         atrair clientes em potencial;

        educar a sua clientela sobre os diferenciais do seu produto ou serviço e da sua marca;

        gerar conteúdos que fazem a diferença na vida dos seus clientes;

        colocar a sua empresa ao lado dos seus clientes, transformando o relacionamento com essas pessoas;

        otimizar o processo de vendas;

        aumentar a fidelização;

        melhorar os números de indicações de clientes.

Quais negócios podem se beneficiar do inbound marketing?

Todas as empresas podem se beneficiar com o uso do inbound marketing. Muitas pessoas acreditam que essa estratégia funciona apenas para e-commerce ou negócios nativos digitais, mas isso não é verdade. Afinal, os consumidores de diferentes empresas estão na internet – e você precisa também estar nela para atrair e conquistar essas pessoas.

Assim, o inbound marketing pode ser usado por indústrias, negócios B2B, empresas B2C, negócios que vendem serviços, empresas de tecnologia, setor varejista, profissionais autônomos e muitos outros. Para cada um desses negócios, há uma estratégia diferenciada.

E a vantagem é que o inbound marketing permite um alto grau de personalização nas ações, permitindo falar diretamente com as pessoas que interessam a sua empresa, tornando as estratégias ainda mais eficientes.

Logo, todos os negócios, sejam eles grandes ou pequenos e de diferentes segmentos, podem se beneficiar do inbound marketing.

Quais as principais etapas do inbound marketing?

Ainda não está claro como o inbound marketing funciona? Basicamente, todas as estratégias devem passar pelas fases de: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise. Abaixo falamos um pouco mais sobre cada uma delas.

Atração

Atrair é o primeiro passo de qualquer estratégia de inbound. Afinal, se o seu site ou blog não gera visitas é impossível realizar vendas, não é mesmo?

A ideia, porém, é diferente das estratégias tradicionais. Como explicamos, ao invés de gastar energia e recursos procurando pessoas que poderiam se interessar pelo seu negócio, produto ou serviços, gasta-se energia construindo algo que seja digno de atrair a atenção das pessoas, fazendo com que elas cheguem até você por interesse próprio.

O resultado é um público muito mais engajado e propenso a consumir o que você vende e ouvir o que você tem a falar.

Para fazer isso, os blogs corporativos são as estratégias mais usadas, além de um site institucional bem feito e otimizado. Outras ações importantes são: SEO, links patrocinados e as redes sociais.

Conversão

Atrair é ótimo, mas de que adianta muitos visitantes e poucos compradores? Essa etapa visa transformar o visitante em lead, ou seja, em um potencial comprador do que você vende.

A conversão não necessariamente precisa ser a venda. O termo pode ser usado para quando o usuário toma alguma ação que é importante na sua estratégia, como assinar uma newsletter ou oferecer o seu contato espontaneamente.

Isso é realizado, por exemplo, quando você oferece um conteúdo rico (e-book, whitepaper, infográfico, vídeoaulas etc.) de forma gratuita em troca do usuário ceder o seu próprio contato, como o seu e-mail.

A partir de então, é possível nutrir esse lead, enviando a ele e-mails com dicas de conteúdo, outros conteúdos ricos para baixar e informações importantes que direcionam o lead dentro do funil de vendas, até o momento em que ele tenha informações suficientes para decidir comprar de você.

Relacionamento

O relacionamento é essa etapa de nutrição do lead da qual falamos acima. Para isso, usamos a automação de marketing, por exemplo via RD Station.

A tecnologia consegue analisar o perfil do lead, os links que ele visitou no seu site ou blog, os conteúdos ricos que baixou e as áreas de interesse e, a partir disso, selecionar quais conteúdos enviar e quando, aumentando as chances desse relacionamento ser frutífero.

O próprio sistema também consegue classificar os leads, indicando quais estão mais fundo no funil e, portanto, propensos a fazerem uma compra. A partir de então, esses contatos podem ser transmitidos às suas equipes de vendas, que podem fazer o contato telefônico, ou é possível disparar promoções, ofertas e cupons de desconto, fazendo com que o lead realize uma compra.

Venda

Quando o seu lead está bastante informado, ele parte para a decisão de compra. Em alguns casos, esse processo é feito dentro do próprio site da empresa, em outros será preciso o contato de um vendedor.

De forma geral, quanto mais complexo é o seu produto ou serviço (ou mais inovador), mais o processo de vendas tende a ser consultivo, fazendo com que a nutrição do lead seja extremamente importante e crucial para que a venda se realize.

Por exemplo, se você vende imóveis, com certeza o processo de venda é mais longo – e o cliente precisa de várias informações até se decidir pela compra. Já quem vende itens de menores valores ou alta rotatividade, precisa de uma nutrição menor e uma etapa de vendas e fidelização mais focada.

O mesmo ocorre no caso do setor B2B. Geralmente, a nutrição é essencial, principalmente para que as empresas entendam os diferenciais do que você vende ou do serviço que presta. Esse contato faz com que as objeções a compra diminuam, tirando todas as dúvidas que o comprador possa ter.

Análise

Todas as ações e interações podem ser monitoradas e você poderá analisar as métricas, os indicadores e as taxas, avaliando o que está abaixo do esperado e o que está dando certo.

Assim, suas estratégias de inbound se tornam ainda mais precisas, direcionando os esforços dos times de marketing para a área certa e otimizando os seus recursos.

Mesmo depois que a venda é realizada, o inbound continua atuando, afinal a ideia é que esse consumidor se torne recorrente e ainda indique os seus produtos ou serviços para outras pessoas.

Então, há outras etapas de encantamento, que continuam realizando a nutrição e o envolvimento desse lead, enviando cupons de desconto, novas soluções e outras ideias que ajudem no desenvolvimento de uma experiência positiva com a sua empresa.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o inbound marketing é um tipo de estratégia que visa atrair as pessoas até o seu negócio, entregando aos usuários conteúdos ricos e valiosos, por meio de informação. Assim, cria-se um relacionamento duradouro com essas pessoas, o que significa redução de custos, aumento no número de leads e aumento nas vendas.

Gostou de conhecer mais sobre inbound marketing? Pensa em levar essa solução para a sua empresa? Venha conversar conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.