Com 74% dos profissionais de marketing em todo o mundo usando o inbound marketing como sua principal abordagem, não é de admirar que os profissionais de marketing de todos os setores queiram incorporar essa prática em sua estratégia.
Seus clientes são seus clientes porque você fornece soluções para os problemas deles. É disso que trata o inbound marketing – fornecer as soluções que seu público-alvo está procurando.
Essas soluções podem vir na forma de muitos tipos diferentes de conteúdo em todas as suas diferentes plataformas, projetadas para se conectar com compradores em potencial em diferentes estágios do ciclo de compra.
Mas, o que é Inbound Marketing?
Inbound marketing é o processo de ajudar clientes em potencial a encontrar sua empresa. Isso geralmente acontece antes que o cliente esteja pronto para comprar. Ou seja, é o marketing feito para atrair novas pessoas.
Mas começar com um contato com o cliente pode se transformar em preferência de marca e, por fim, em leads e receita.
A técnica usa muitas formas de pull marketing para criar reconhecimento da marca e atrair novos negócios. Esses incluem:
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Marketing de conteúdo
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Blogues
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Eventos
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Otimização para mecanismos de busca (SEO)
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Mídia social
Enquanto o outbound marketing busca clientes, o inbound marketing foca na visibilidade, para que os compradores em potencial venham até você. Em vez de “alugar atenção”, as empresas se concentram em novos métodos voltados para:
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Conscientização
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Desenvolvendo relacionamentos
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Gerando leads
A metodologia do Inbound Marketing
Como todo bom conceito ou disciplina de marketing, o inbound marketing é sustentado pela teoria.
Em vez de iniciar o inbound marketing de forma aleatória, você deve usar essa teoria para entender por que está fazendo isso e o que espera alcançar.
A Metodologia Inbound oferece três abordagens a serem consideradas:
1. Atrair. Crie e publique conteúdo regularmente para envolver clientes em potencial e atender às suas necessidades, problemas e desejos.
2. Envolver. Estabeleça um bom relacionamento com potenciais clientes ou clientes conversando com eles sobre seus desafios e oferecendo soluções.
3. Agradar. Priorize os estágios da jornada do cliente de retenção com foco no conteúdo pós-venda e nas comunicações.
Inbound Marketing x Outbound Marketing
A pista para entender as diferenças entre inbound e outbound marketing está no nome.
O inbound marketing concentra-se em atrair clientes em potencial, enquanto o outbound marketing visa divulgar a oferta de uma empresa.
O inbound marketing é sobre ganhar atenção, enquanto o outbound normalmente envolve comprá-la.
Como funciona o Inbound Marketing?
O inbound marketing funciona porque é totalmente baseado no que os clientes desejam e no que estão procurando no momento.
Não se trata de colocar sua marca na frente dos clientes - trata-se de estar lá e estar pronto quando eles estiverem procurando o que você oferece.
O inbound marketing bem-sucedido acontece quando você produz conteúdo de alta qualidade com o qual seu público-alvo realmente se envolve.
Combine o inbound com o outbound marketing
É importante ter em mente que o inbound marketing geralmente não funciona tão bem quanto poderia quando é a única tática de marketing que você usa.
A chave para uma ótima estratégia de inbound marketing é criar um conteúdo excelente que também possa ser promovido por meio de táticas de outbound.
Então, você terá uma biblioteca de conteúdo envolvente e relevante em todas as suas plataformas – portanto, seu público o encontra por meio de pesquisa, mas também está disponível para você promover, se necessário.
Dê ao seu público o que eles estão procurando
O inbound marketing é uma ótima maneira de inspirar o envolvimento do cliente que leva a jornadas do comprador e relacionamentos recorrentes com o cliente.
Por exemplo, quando você cria um e-book que os visitantes do seu site adoram, é provável que eles enviem suas informações e se tornem leads.
Também é fácil integrar táticas de marketing de entrada com automação de marketing para transportar novos leads e clientes por meio do pipeline de compras.
Benefícios do Inbound Marketing
Alcance o público certo no lugar certo para gerar tráfego de qualidade
Ao focar sua estratégia de inbound marketing em alcançar o público certo nos lugares certos, você pode atrair seus clientes-alvo para atingir seus objetivos de marketing digital.
Essa é a alternativa para gastar dinheiro atraindo tráfego de pessoas que provavelmente irão converter.
Aumentar a confiança
O Inbound Marketing trata de fornecer aos clientes em potencial as informações que eles procuram – mesmo que não saibam – de maneira criativa e envolvente.
Não se trata de promover vendas indesejadas em todas as oportunidades.
Ao usar o inbound marketing como uma forma de apresentar sua marca como um recurso útil e confiável, a esperança é que eles venham até você quando chegar a hora de comprar.
Proteja-se contra o excesso de confiança em um único canal
Ao buscar tráfego de qualidade de várias fontes – pesquisa orgânica, referências de mídia social, referências de outros sites falando sobre seu trabalho incrível – você reduz a dependência de um canal sozinho e, portanto, o risco associado a um só canal.
Exemplos de inbound marketing
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Centros de conteúdo que oferecem guias em vídeo de instruções, blogs, estudos de caso, webinars, white papers e informações relacionadas ao produto
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Conteúdo gerado pelo usuário e campanhas de marketing de mídia social, como competições de fotografia ou compilação de resenhas
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Peças de conteúdo on-line interativas criadas em parceria com empresas relacionadas para aumentar as oportunidades promocionais e de relações públicas digitais
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Criação de conteúdo de qualidade para seu público-alvo por meio de blogs no site da sua empresa
A importância da análise e refinamento no Inbound Marketing
Se há uma coisa que você lembra sobre inbound marketing, é a importância de acompanhar o desempenho e refinar sua abordagem de acordo.
É aqui que os testes também entram – descubra quais mensagens, tipos de conteúdo valioso, imagens, frases de chamariz, etc., funcionam melhor para seu público-alvo e certifique-se de implementá-los permanentemente ou em sua próxima campanha.
Se você ainda se sente inseguro para realizar ações de Inbound Marketing na sua empresa, você pode contratar uma agência que irá pensar nas melhores estratégias para seu negócio. A BeeOn possui profissionais que irão fazer sua empresa crescer ainda mais!