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Instagram Reels: 11 dicas para lojas online

Por BeeOn 09/05/2022
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O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários e o Brasil é o segundo país com mais usuários, somente atrás dos Estados Unidos. Entre as várias ferramentas que a rede social oferece, uma novidade é o Instagram Reels.

Dominar essa ferramenta é uma ótima maneira de diferenciar seu negócio e se aproximar dos seus consumidores. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 55% dos brasileiros já usaram o Instagram para conversar com empresas e 82% dos usuários seguem marcas na rede, sendo que 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

Quer entender melhor o que é o Instagram reels e como usá-lo nas suas estratégias? Siga conosco!

O que é reels no Instagram? Por que usar?

O reels no Instagram são vídeos de até 60 segundos, full-screen e em formato vertical que tipicamente incluem áudio e efeitos visuais. Eles têm um formato similar aos stories, mas como os posts, eles permitem adicionar legendas maiores.

Os usuários ainda podem interagir com os reels, compartilhando o conteúdo e adicionando comentários. Com o reels, fica mais fácil para os usuários seguirem os criadores de conteúdos, caso eles gostem dos vídeos apresentados.

Tecnicamente, os reels ficam “separados” do feed. Mas, às vezes, também podem ser mostrados no feed, só que, nesse caso, eles são cortados para um formato de post. Os usuários que desejarem, contudo, podem clicar no CTA “assistir reels” e pular para a visualização de reels.

Benefícios de usar

O Instagram Reels é uma excelente oportunidade de divulgar melhor seus produtos, serviços e marcas. Além disso, é válido destacar que os conteúdos em vídeos têm tido muito destaque, já que conseguem engajar mais os usuários.

Alguns dos benefícios de investir no reels são:

  • aumento da visibilidade, oferecendo uma possibilidade extra (além dos stories e feed) para alcançar o seu público;

  • mais fácil de compartilhar, já que, ao contrário dos stories, os reels não desaparecem após 24 horas, então os usuários podem continuar assistindo e compartilhando seu conteúdo;

  • mais fácil de descobrir, porque os vídeos aparecem em uma aba específica para que o usuário explore e descubra conteúdos de outras contas que ele não segue. Além disso, os vídeos também aparecem em páginas dedicadas à músicas, hashtags ou efeitos que você adicionou no seu reels.

Além de todos esses pontos, como o Instagram reels é uma novidade da plataforma, ela tem incentivado cada vez mais os usuários a usarem e a incluírem vídeos nela, por isso esses conteúdos atingem um público cada vez maior. E é uma oportunidade perfeita para que você consiga conquistar mais seguidores para a sua marca, desde que, claro, você crie reels relevantes para sua audiência.

Como criar um Instagram Reels?

Começar a usar o Instagram Reels não é complicado. Para te ajudar, montamos um passo a passo básico. Confira.

  • Passo 1: entre no modo reels. Para isso, vá no seu perfil e clique no ícone “+”, depois selecione reels.

  • Passo 2:  escolha sua mídia. Você pode usar a câmera nativa do Instagram para criar seu conteúdo ou usar um da galeria da sua câmera. É possível editar diferentes imagens ou vídeo clip juntos, se você quiser.

  • Passo 3: edite suas cenas. Depois de selecionar o vídeo, use o editor do app para ajustar o tamanho do vídeo (cortando cenas, se for necessário). Na próxima tela, você pode adicionar mais video clips clicando no ícone azul de “+”, permitindo mixar vídeos. Lembrando que os vídeos do reels podem ter até 60 segundos. O ideal é manter entre 15 a 60 segundos.

  • Passo 4: adicione áudio e efeitos visuais. Na mesma página em que você adiciona videos extras, pode adicionar música, aumentar a velocidade do playback ou diminuir e incluir efeitos visuais, como filtros, gifs, stickers, textos e mais. Também é possível adicionar voz por cima do seu vídeo.

  • Passo 5: adicione legenda e tags. Essa tela é similar a de criação de posts. Você irá escrever uma legenda com no máximo 2.200 caracteres e incluir hashtags. Se for relevante, você pode marcar pessoas no reels, usando o tag people. Só use essa opção, caso alguém realmente apareça no reels, para não violar o código de privacidade do Instagram.

  • Passo 6: referencie seu parceiro de negócio. Caso você seja um influenciador criando um conteúdo para uma marca, ou esteja criando um conteúdo patrocinado, deve indicar isso. Clique em configurações avançadas e depois adicione a tag de parceria patrocinada para incluir as marcas que você está divulgando.

  • Passo 7: publique seu reels. Confira se está tudo ok e clique em compartilhar para publicar o seu reels.

Instagram reels analytics

Para entender se o seu reels tem, realmente, engajado os usuários, é importante acompanhar os resultados. Quem tem um Instagram para negócios, pode usar o reels analytics dentro do Instagram Insights.

Você pode acompanhar vários dados, como:

  • quantidade de contas atingidas, que mostra quantos usuários do Instagram viram seu reels pelo menos 1 vez;

  • plays, que mostra quantas vezes seu reels foi assistido. Esse número pode ser maior que o anterior, já que um mesmo usuário pode ver várias vezes o seu reels;

  • curtidas;

  • comentários;

  • salvos, ou seja, quantas vezes os usuários salvaram seu reels;

  • compartilhamento.

Dentro dos Insights, você pode ver a performance de um reels particular ou de vários, entendendo como o formato tem contribuído para melhorar a performance geral da sua conta.

Como usar o Instagram reels para negócios?

Agora que você já sabe tudo sobre o Instagram reels, que tal algumas dicas práticas para usar essa ferramenta no seu negócio? Confira!

1- Conheça sua audiência

A primeira dica é, também, a mais básica de qualquer estratégia de marketing. Afinal, se você não conhece sua audiência, não tem como criar um conteúdo realmente envolvente e interessante para essas pessoas.

Por isso, foque em entender o comportamento do seu público no Instagram, avaliando quais tendências eles seguem, influenciadores importantes, tipo de conteúdo que consomem, hashtags que usam e conteúdos que desejam ver na plataforma.

2- Compartilhe conteúdo instrutivo

Mais do que apenas usar o Instagram reels para vender, aproveite essa oportunidade para criar uma conexão com seus seguidores e diferenciar a sua marca na mente dessas pessoas, firmando-se como uma autoridade.

A melhor forma de fazer isso é compartilhando conteúdo instrutivo, aproveitando das vantagens do reels, como o fato de poder incluir som, movimento e legendas. Dê dicas aos usuários relacionadas ao seu setor de atuação.

Se você é um nutricionista ou uma loja de suplementos, por exemplo, dê dicas de alimentação saudável e de bem-estar. Quem tem uma loja de decoração, pode dar dicas práticas para pendurar quadros, escolher cores e criar composições. Entenda o que os usuários podem ter de dúvidas e use o reels para educá-los.

3- Mostre seu produto ou serviço

Uma das vantagens do Instagram reels é que o seu conteúdo aparecerá para pessoas que não seguem a sua marca. Então, você tem a chance de mostrar seus produtos e serviços para muito mais pessoas. Use isso a seu favor.

Crie reels envolventes e de acordo com as tendências e a linguagem que sua audiência curte e mostre seu produto ou serviço em ação. Se você é uma maquiadora ou tem uma loja de cosméticos, crie um reels mostrando o seu trabalho em ação com o resultado de uma make incrível.

Quem tem um petshop, pode fazer um vídeo com vários cachorrinhos usando roupinhas da sua loja. Pense em formas de deixar seu produto ou serviço mais envolvente e real para os seguidores, despertando neles a vontade de consumir.

4- Mostre o “por trás das cenas”

Que tal usar o reels para aproximar os seguidores do seu negócio? Use a ferramenta para mostrar os bastidores do seu negócio.

Você pode mostrar como escolhe os materiais, embalagens e outros itens para criar seus produtos, os processos para a produção dos itens que vende, o dia a dia dos seus times e até a história da sua marca, por exemplo como surgiu a ideia do negócio e o que vocês têm criado desde então.

5- Anuncie promoções e ofertas

Como o reels tem um alcance mais amplo, essa também é uma excelente oportunidade para divulgar ofertas e promoções. Você pode criar um cupom exclusivo para quem visualizou seu reels usar na sua loja online, ganhando mais seguidores.

É importante, contudo, não deixar seu conteúdo comercial tão explícito. Foque em criar reels originais ou engraçados, que sejam envolventes e mostrem o seu produto de uma forma exclusiva, ressaltando os aspectos positivos da sua marca.

6- Use Instragram Reels Ads

Desde junho de 2021, já é possível anunciar no Instagram reels. Os anúncios são exibidos entre os vídeos dos reels, em tela cheia vertical (de modo semelhante aos anúncios dos stories).

Assim como os vídeos dos reels, os anúncios são exibidos em loop e podem ter até 30 segundos. Os usuários podem curtir, visualizar, salvar e compartilhar os anúncios, além de poderem comentar neles.

Os anúncios são exibidos na aba reels, vídeos do reels, Explorar e vídeos do reels no seu feed.

Assim como os demais anúncios no Instagram, os usuários podem controlar quais anúncios desejam ver.

É possível escolher diferentes objetivos para seus anúncios, como: descoberta da marca, tráfego, instalar app, visualização no vídeo, conversões e alcance.

7- Use música e legendas

Toda vez que você cria um reels com música, ele expõe a tag da música. Isso funciona de maneira similar às hashtags para alcance. Se os usuários não estiverem com o som ligado, eles podem rolar o reels e ver qual música está tocando.

Além disso, é válido adicionar legendas, porque elas ajudam a comunicar e passar sua mensagem mesmo para quem está assistindo o reels sem som.

8- Compartilhe o reels no seu feed

Uma forma de atrair mais visualizações orgânicas, é compartilhando o reels no seu feed, atingindo os usuários que já seguem sua marca e já estão engajados com ela. A prática também ajuda a criar mais conteúdos e promover sua conta.

Se você for usar legendas no seu vídeo, tente deixá-las o mais centralizada possível, assim quando você compartilhar o reels como post, os cortes para deixar dentro do formato não irão afetar a experiência do usuário com seu conteúdo.

9- Use stories antigos e recrie-os como reels

Está sem ideias para criar temas para os reels? Aproveite antigos stories, que já não podem mais ser visualizados pelos seus seguidores ou que estão nos seus destaques, e transforme-os em reels. Por exemplo, se você é um prestador de serviço e postou alguns stories de trabalhos concluídos, pode compilar essas imagens em um único reels.

Um arquiteto ou decorador, por exemplo, pode criar um reels com apartamentos e incluir as fotos mais relevantes dos trabalhos recentes nessa área.

10- Use os vídeos do TikTok no reels

Sua marca também está no TikTok? Então aproveite o conteúdo da rede social vizinha para publicá-los no reels. Você pode postar exatamente o mesmo vídeo ou cortar para ajustar o tempo e o formato à plataforma do Instagram. Use a marca d’água com o seu perfil no TikTok, levando seguidores para essa rede.

Mas, cuidado, porque o Instagram anunciou recentemente que não promove as mídias recicladas, ou seja, o algoritmo dará menos ênfase a esses conteúdos.

11- Compartilhe depoimentos dos clientes

Você tem clientes satisfeitos ou cases de sucesso? O reels é uma ótima plataforma para compartilhar essas experiências. Peça para seus clientes satisfeitos gravarem pequenos vídeos de 15 a 30 segundos falando da sua marca, produto ou serviço e use eles para criarem reels.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o Instagram reels é uma ótima ferramenta para alcançar novos seguidores para a sua marca, engajar os usuários e divulgar seus produtos, serviços ou promoções. 

Como ele é mostrado para pessoas que não, necessariamente, seguem seu perfil, você tem chances de alcançar mais usuários e conquistar resultados ainda melhores. Para isso, contudo, é preciso conhecer sua audiência e criar reels estratégicos, que envolvam os usuários e destaque o que você vende.

Agora você já sabe tudo sobre o Instagram Reels? Aproveite e veja nossas dicas para aumentar o engajamento nessa rede social!

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