Já falamos por aqui como o blog é um dos grandes aliados do Marketing Digital. Com ele, é possível aplicar, de forma completa, uma forte estratégia de marketing de conteúdo e assim atrair novos visitantes para o seu site.
Se você deseja vender por meio do seu blog, não deixe de aplicar estas 3 práticas:
1. Defina sua persona
É clichê, mas muitas empresas ainda se esquecem, boa ideias para pessoas erradas são apenas assuntos sem importância.
Portanto, por mais que você ache um assunto genial, se não faz sentido para o seu consumidor, você estará desperdiçando caracteres.
Então, antes de decidir as pautas, é preciso identificar quais são os comportamentos, interesses e necessidades da sua persona e o que a sua empresa pode fazer por ela.
E não, Persona não é a mesma coisa que Público-Alvo. Pois este é uma parcela mais abrangente da sociedade para quem você vende os seus produtos ou serviços. Já a Persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada. E é nela que suas estratégias de marketing devem focar para ter o retorno desejado.
Para definir sua persona, é preciso realizar pesquisas e entrevistas com os atuais clientes, pessoas que interajam com sua marca na internet e offline. E entre as principais informações que você deve coletar, estão:
Demográfico: idade, profissão, função na empresa, local de trabalho, onde vive, etc.
Comportamental: desafios, objetivos, sonhos e metas na área profissional e pessoal, como é seu dia a dia, quais sites mais visita, etc.
Estratégias de Marketing de Conteúdo devem se concentrar na geração de valor para as personas. Se coloque no lugar do cliente ideal e elabore a temática do blog de forma mais relevante possível diante dessa percepção.
2. Escrita clara e objetiva
Você já se deparou com um conteúdo na internet no qual, quanto mais você lia, menos entendia?
Geralmente, quando isso acontece, costumamos a desistir da leitura e procurar outra mais clara e objetiva, não é mesmo?
Essa atitude também é adotada pelos seus leitores. Portanto, se seu blog tiver uma escrita rebuscada e cheia de termos técnicos, difícil atrairá o interesse dos internautas.
Entenda que, por mais que você entenda de um segmento e queira transparecer tal conhecimento, a melhor maneira de fazer isso é sendo o mais didático possível. Você provavelmente domina o conhecimento em seu setor devido aos anos que se dedicou para isso, o que não é o caso da maioria do seu público-alvo.
Ser autoridade na internet significa colocar em palavras fáceis assuntos difíceis. E solucionar de forma mais objetiva possível os problemas dos leitores. E mesmo que estes estejam em um estágio mais avançado e já conheça mais sobre o tema que você aborda em seu blog, com certeza será muito mais prazeroso para eles lerem um texto que seja simples de entender.
Na dúvida de como escrever, se coloque no lugar do consumidor. Você compra da empresa que parece escrever em “grego” ou daquela que produz conteúdos em sua língua?
3. Diversidade de Formatos
Com o avanço da tecnologia e plataformas digitais, surgiram novas tendências de consumo para atender as necessidades do internauta moderno. Para quem tem pressa, o áudio ganha destaque. Para quem gosta de efeitos audiovisuais, os vídeos se tornam queridinhos. Para quem só acredita em estatísticas, basta apresentar os infográficos. Para quem gosta de leitura rápida e descontraída, têm os posts das redes sociais. Enfim, você tem à disposição diversos formatos que te ajudam a impactar os seus clientes com o seu conteúdo.
Sabendo disso, harmonize-os nos formatos mais consumidos pela sua persona. Dessa forma, você garante mais chances dela ser atingida pela sua mensagem.
Uma dica: em se tratando de redes sociais, elabore a legenda para que ela redirecione o leitor para o seu blogpost. Por exemplo, faça uma chamada sobre o tema e ofereça a solução no link do blog. Se não sabe como fazer, confira os posts da BeeOn em suas mídias sociais como referência.
Agora que você já sabe 3 dicas valiosas de como aplicar o Marketing de Conteúdo no Blog, está na hora de compartilhar todo esse conhecimento com aquele criador de conteúdo que precisa de uma ajudinha para aumentar suas vendas pela internet.
Até a próxima!