Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?

Por BeeOn 22/10/2020
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Ao criar um negócio, o que esperamos é receber o máximo de clientes possível, independente da área escolhida.


Com o avanço da tecnologia, o marketing tem favorecido várias redes, principalmente aqueles que possuem interesse na venda de produtos e serviços.


Mas e no setor odontológico? Como essa estratégia pode ser aplicada para trazer resultados?


Neste artigo, apresentaremos dicas para aplicar o marketing de conteúdo em sua rede odontológica.

Conheça o seu público

O fator principal para que qualquer ação de marketing funcione é conhecer o seu público.


Isso porque você precisa saber quais ofertas podem ser feitas e como devem ser propostas, de acordo com a dor daquele público.


Imagine, por exemplo, que uma clínica odontológica está fazendo uma ação para aumentar as vendas de aparelho invisível


Ao considerar os clientes que usam prótese dentária, em que não há necessidade de correção, provavelmente eles seriam direcionados para outras campanhas, pois não faria sentido ofertar um aparelho para eles.


Para isso, fazer a análise do público e definir sua persona é essencial para alcançar bons resultados. Assim, analise fatores como idade e necessidades de seus clientes e possíveis clientes.


Verifique, entre aqueles que já consomem o seu produto, por que o fazem. Se pergunte: “o que eu ofereço de diferente e o que eu posso melhorar?”.


Já entre os clientes que não consomem os seus produtos mas compõem o perfil para receber os anúncios ou já demonstraram interesse, avalie o que você pode melhorar para atraí-los de vez e quais dores que pretendem solucionar com seus serviços.

Atenção com a divulgação do conteúdo

Para aqueles que atuam na rede de estética, como cabeleireiros, conteúdos de antes e depois podem ser bem aplicados e trazem grande retorno.


Contudo, é importante estar atento às diretrizes do marketing odontológico, no qual essa manobra não pode ser aplicada.


Isso porque, de acordo com o procedimento escolhido por seu paciente, você não pode oferecer resultados antes de realizar qualquer avaliação.


Imagine um paciente que possui um problema na coloração dos dentes e entra em contato com os seus serviços para saber quanto custa um clareamento.


Realizar uma análise particular para esse cliente facilita com que as expectativas dele sejam alinhadas com os resultados que você pode oferecer, proporcionando assim, mais satisfação no final do tratamento.


Além disso, cabe ressaltar que a área da saúde, como um todo, tem regras bem definidas em relação ao uso do marketing e da publicidade, demandando atenção às normas.

Construa o seu conteúdo

Fazer o seu próprio conteúdo também é uma estratégia interessante para aplicar em seus blogs e sites, mas que demanda muita atenção e tempo.


Contratar uma empresa para realizar o serviço é um grande facilitador, mas é necessário  que haja um estudo para o seu desenvolvimento e que as informações sejam transparentes na hora da criação do conteúdo, para que atinja a sua persona.


Independente da escolha, para que a estratégia funcione, crie conteúdos que tenham um objetivo - seja ensinar sobre um procedimento ou vender um produto - e construa ele da melhor maneira para atingi-los.


Por exemplo, se o seu intuito é atingir um cliente que tem interesse no implante dentário, o seu conteúdo deve conter todas as informações sobre o serviço, qual os cuidados, em quais situações é necessário e a qualidade/vantagem que oferece.

Analise os resultados 

Após desenvolver um bom conteúdo e repleto de informações para a sua empresa, é preciso verificar os resultados que ele trouxe e os possíveis ajustes a serem feitos.


Também é preciso acessar e visualizar semanalmente o que os seus conteúdos tem trazido para seu consultório, metrificando como eles chegam até você.


Caso o seu conteúdo sobre extração de dente não tenha conseguido o mesmo alcance sobre os de implante dentário, fazer uma avaliação entre as diferenças existentes e quais as estratégias aplicadas, pode melhorar seus futuros artigos.


Por meio da análise realizada sobre o seu público, você saberá o que eles esperam com seus serviços e, como afirmado acima, é justamente nesse ponto em que devem ser lapidados os seus produtos.


O Google Analytics pode te favorecer grandemente nesse ponto, trazendo resultados mais precisos sobre cada conteúdo e o número de acessos de cada um.

Divulgue por mais tempo

Nos casos em que perceber que não está atingindo o resultado desejado com os conteúdos, é possível conciliar as estratégias orgânicas com as pagas.


Ou seja, pode ser o momento de divulgar mais ainda os seus conteúdos ou patrociná-los.


Otimizá-lo com estratégias SEO, como o uso de palavras-chave para receber um público mais adequado, também é uma forma de alcançar os objetivos e segmentar o conteúdo.


Utilizar as redes sociais pode trazer resultados positivos. Isso ocorre, principalmente, no Facebook, que possibilita o uso de grupos e fanpages para um maior alcance da marca.

Aposte em comentários

A melhor forma de garantir que os seus serviços serão escolhidos é a partir de boas indicações.


Orientar e estimular que os seus pacientes postem nas redes sociais a qualidade dos seus serviços, enaltecendo a sua profissionalidade pode garantir uma boa impressão ao agregar valor social.


Isso porque mesmo com todo o avanço da tecnologia, a necessidade humana da aprovação de outras pessoas e a validação da qualidade ao usar o serviço é um reforço positivo ao enquadrar que suas dores - que podem ser muito semelhantes - foram resolvidas.


Colocando em prática os pontos apresentados neste artigo, as chances do seu negócio evoluir e conquistar um bom rankeamento online são enormes.


Não esqueça que para construir um bom negócio um excelente planejamento cercado de estratégias bem desenvolvidas para a área que atua são os grandes segredos para o sucesso.

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