O número de MEI não para de crescer. No terceiro quadrimestre de 2020, o país já somava mais de 11 milhões de MEIs ativos – o que significa 56,7% do total de negócios em funcionamento no Brasil. E para se destacar, nada melhor do que investir em uma boa estratégia, como o marketing de conteúdo para MEI.
Essa é uma ferramenta muito usada no marketing digital, capaz de aumentar a visibilidade das empresas e ainda ajudar a fortalecer a sua autoridade de mercado. Quer entender melhor e descobrir como usar essa estratégia no seu negócio? Siga conosco!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia em atrair clientes e gerar autoridade para a sua marca por meio da disseminação de conteúdos de qualidade, relevantes e valiosos para as dúvidas da sua clientela.
Com um bom conteúdo, você será capaz de atrair mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço, envolver essas pessoas e gerar valor para elas, aumentando as chances de transformá-las em clientes.
O principal foco do marketing de conteúdo é resolver as dúvidas e problemas que seus potenciais clientes podem ter –e, dessa forma, destacar a sua marca, transformando-a em uma autoridade no assunto.
Além disso, ao envolver as pessoas, você aumenta as chances de fazer negócio com elas e também de fidelizá-las.
As estratégias de marketing de conteúdo não são recentes, embora tenham se tornado ainda mais potentes nos meios digitais. Com bons conteúdos, você será capaz de posicionar melhor o seu site nos mecanismos de busca, como o Google, e também ampliar o alcance da sua marca.
Como MEI pode usar o marketing de conteúdo?
Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é o seu baixo custo. Isso significa que com um investimento inicial pequeno, você será capaz de ter ótimos resultados – que se manterão por muito tempo, o que é excelente para a realidade financeira da maioria dos MEIs.
Ao fazer um anúncio em rádio ou TV, por exemplo, você precisará sempre separar uma verba para essas inserções. E quando para de fazer os anúncios, os resultados deixam de surgir. Com o marketing de conteúdo é diferente. Um bom conteúdo continuará atraindo clientes e usuários, e você só pagará por ele uma vez.
Mas, é claro que, para trazer os resultados esperados, é muito importante que você tenha uma boa estratégia. Veja as dicas que separamos.
Saiba quais são seus objetivos
Antes de iniciar qualquer estratégia em marketing digital, seja marketing de conteúdo ou outras, é muito importante entender o que você deseja alcançar com essas ações. O marketing de conteúdo é um aliado que pode trazer vários benefícios, mas para cada um deles, uma estratégia diferente deverá ser pensada.
Algumas possibilidades são: aumentar o engajamento com a sua marca, fazer com que mais pessoas conheçam sua empresa, educar o mercado, aumentar as vendas, reduzir o custo por venda etc.
Você pode ter mais de um objetivo. Essa etapa é importante, porque você também definirá quais métricas deverá analisar, pensando na meta que deseja alcançar.
Por exemplo, se você quer aumentar o engajamento com a sua marca, vale a pena analisar o número de visitas no blog/site, o compartilhamento nas redes sociais, o número de comentários etc. Já para vendas, além do número de novos negócios, também a quantidade de novos leads gerados.
Entenda quem é o seu público-alvo
Outro ponto crucial para uma boa estratégia é entender muito bem quem é o seu público-alvo. No marketing de conteúdo, nós temos o conceito de persona. Ela funciona como um perfil semi fictício que retrata o seu cliente ideal. Muitas vezes, a sua empresa terá mais de uma persona, especialmente caso venda produtos ou serviços diversos.
Quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais afunilada será a sua persona. Inclua tanto dados socioeconômicos, como comportamentais. Por exemplo: sexo, idade, onde mora, quais redes sociais mais usa, problemas que sua empresa ajuda a resolver, dúvidas e inseguranças que impedem a compra, linguagem que usa, sonhos etc.
Uma persona bem estruturada ajuda a direcionar os conteúdos para as necessidades e exigências desse público – e também para adequar a linguagem para a realidade dessas pessoas, criando uma sintonia com quem você deseja atrair.
Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves
As palavras-chaves são os termos que as pessoas usam quando estão pesquisando na internet. É importante que seus conteúdos estejam relacionados a essas palavras-chaves, aumentando as chances dos usuários encontrarem a sua empresa quando estiverem pesquisando no Google ou em outros locais por assuntos relacionados.
Além daquelas palavras-chaves óbvias do seu setor, pense também nas expressões e no conjunto de palavras e frases que as pessoas usam para pesquisar na internet. Durante essa pesquisa, você também poderá ter ideias de conteúdos.
Por exemplo, se o seu MEI é uma loja de cosméticos em Belo Horizonte, você pode pensar em palavras chaves como: “cosméticos em BH”, que é bem específico, ou em “cremes para tratar rugas” ou até “como emagrecer”, que também pode estar relacionado com o perfil do seu público.
Essa pesquisa de palavras-chaves pode ser feita em várias ferramentas, inclusive no próprio Planejador de Palavras Chaves do Google, que é gratuito.
Programe seus conteúdos de acordo com o funil de vendas
De posse das palavras-chaves e das suas personas, você já poderá começar a ter ideias de quais conteúdos escrever, sempre focando nas dúvidas que seu público pode ter.
O importante é sempre tentar dividir seus conteúdos de acordo com o funil de vendas. Nem todas as pessoas que chegarão até o seu site ou as redes sociais da sua empresa estarão na mesma etapa de compra. Alguns ainda estão pesquisando soluções para seus problemas – e outros já desejam comprar.
Então, é importante ter conteúdos para cada uma dessas etapas. Voltamos ao nosso exemplo da loja de cosméticos. Quem está pesquisando por “loja de cosméticos em BH” já está em uma fase mais profunda do funil, focado na decisão, querendo comprar.
Mas quem está pesquisando sobre “como emagrecer”, ainda está em uma etapa inicial – e pode nem saber que existem cosméticos capazes de ajudar nesse processo.
O funil de vendas é composto, basicamente, por 3 etapas, que são:
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Atração: as pessoas que ainda nem sabem que tem um problema e estão pesquisando sobre temas mais genéricos.
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Consideração: pessoas que sabem que têm um problema, mas ainda não sabem quais soluções estão disponíveis e estão entendendo o que podem fazer.
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Decisão: pessoas que já pesquisaram e estão certos de que querem comprar, apenas estão decidindo qual empresa é melhor.
Conteúdos de atração são mais simples e abordam o problema de forma mais didática. Os de consideração podem ser um pouco mais aprofundados e os de decisão são mais focados nos diferenciais do seu negócio e em como eles podem realmente ajudar o usuário, fazendo com que ele decida comprar de você e não da concorrência.
Analise as plataformas mais interessantes
O marketing de conteúdo é muito amplo – e pode ser usado em vários ambientes digitais. O blog é a ferramenta mais usada, porque permite gerar tráfego para o seu site e melhorar o seu posicionamento no Google.
Mas, além dele, você também pode pensar em uma estratégia de conteúdo para as redes sociais do seu negócio. Analise a sua persona e verifique quais redes sociais ela mais usa – e crie uma estratégia sólida para esses ambientes.
Crie um cronograma
Para ter resultados com o marketing de conteúdo, é importante que haja frequência nas postagens. Por isso, a dica é montar um cronograma com os posts, pensando em quais temas serão abordados, as palavras-chaves que serão trabalhadas e para quais personas e etapa do funil de vendas são os conteúdos.
Quanto mais constância você tiver, mais conteúdos você levará para o seu público, melhorando seus resultados.
Confira as métricas
Tenha em mente que uma estratégia de marketing de conteúdo é de médio a longo prazo. Isso significa que você não terá resultados imediatos, mas sim ao longo de alguns meses, construindo a sua autoridade no meio digital.
Assim, comece a medir seus resultados a partir de 1 mês (ou até a partir de 3 meses). Para isso, use as métricas que você definiu de acordo com os objetivos que deseja atingir. Conferir as métricas com frequência, permite ajustar suas estratégias para que elas se tornem ainda mais efetivas.
Quais as vantagens de usar o marketing de conteúdo para MEI?
O marketing de conteúdo para MEI traz uma série de vantagens – e por isso é tão interessante. Entre elas, podemos citar:
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aumentar o tráfego para o seu site ou e-commerce;
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melhorar o posicionamento da sua marca em mecanismos de buscas, como o Google;
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engajar sua clientela;
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criar um relacionamento com as pessoas que visitam seus canais de comunicação;
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diferenciar a sua marca, tornando-a uma autoridade no assunto;
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aumentar o número de pessoas que passam a conhecer a sua marca;
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educar o mercado, com conteúdos que respondam às dúvidas dos seus clientes e os ensinam a usar a sua solução;
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aumentar as vendas;
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aumentar a geração de leads;
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reduzir o custo de aquisição de clientes, pois eles já chegam até a sua empresa mais bem informados sobre o seu mercado e sua solução, diminuindo, também, o tempo para fechamento de vendas;
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é uma estratégia de baixo custo;
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um mesmo conteúdo continua atraindo clientes mesmo depois de meses ou anos da sua publicação inicial.
Viu só, como o marketing digital para MEI é uma excelente estratégia para impulsionar o seu negócio? Mas, para gerar os resultados esperados, é fundamental contar com um time de especialistas. Se você ficou interessado e quer levar essa estratégia para o seu negócio, venha conversa conosco e saiba como podemos ajudá-lo!