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Marketing de Intenção: o que é, como fazer e principais objetivos

Por Irine Bueno 24/07/2023
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Em busca das melhores maneiras de alcançar clientes no mundo do marketing atual, o Marketing de Intenção vem apresentando as melhores oportunidades.


O Insights For Professionals, em uma pesquisa, revelou que 99% das pessoas acreditam que o uso de dados de intenção foi essencial para a melhoria de seus resultados. Entre elas, 64% apontaram crescimento nas vendas e no ROI (retorno sobre investimento). 


O sucesso da estratégia se dá pela finalidade de ajudar as empresas a compreenderem melhor o comportamento dos consumidores, a fim de engajá-los e incentivá-los a realizar uma compra. 


Quer saber mais sobre essa estratégia e qual o seu impacto sobre as empresas? Confira esse conteúdo com todas essas respostas. 

O que é o Marketing de Intenção?

Como dissemos, o Marketing de Intenção tem o objetivo de analisar a forma como os usuários se comportam, identificando quais são suas intenções em um determinado período. 


Para que você possa entender melhor, podemos dizer que, quando o usuário realiza qualquer ação dentro da internet, ele deixa pegadas que poderão ser utilizadas para compreender melhor seu comportamento, assim como suas intenções. 


Dessa forma, essa é uma ótima maneira de alcançar e influenciar seu cliente, afinal será possível saber o que ele quer ou precisa em um momento específico. 

Como a estratégia funciona?

Ao contrário do que estamos acostumados a ver no marketing tradicional, como as segmentações demográficas, o Marketing de Intenção adota uma abordagem diferente através de uma variedade de outras ferramentas


Como exemplo, podemos falar da análise preditiva, onde é utilizado os dados de atuais clientes para desenvolver um modelo preditor para futuros clientes com base em suas ações e pesquisas online. 


Os dados de intenção podem ser obtidos a partir de interações online, como: 

  • Redes sociais;

  • Atividades dentro de um site;

  • Atividade na web fora do site;

  • Motores de busca;

  • Dados de consumo de conteúdo.


Assim, é possível direcionar suas estratégias para o público ideal e alcançá-lo no momento em que ele estiver preparado para tomar uma decisão de compra.


Além disso, também é possível identificar clientes em potencial antes de perceberem que precisam de um produto ou serviço. 

Como fazer o Marketing de Intenção?

Para começar a implementação do Marketing de Intenção em sua estratégia digital, é preciso seguir algumas etapas, veja abaixo. 

Identifique as intenções de busca dos usuários

Para identificar as intenções de busca do usuário é possível utilizar ferramentas e plataformas. O Google, por exemplo, oferece recursos que possibilitam essa análise, como:


  • Google Analytics e Google Search Console: esses permitem realizar o monitoramento de perfil e comportamento das pessoas que acessam o site da empresa;

  • Google Trends: que possibilita acompanhar a evolução do número de buscas por determinadas palavras-chaves.


Além desses, existem muitas ferramentas que podem ajudar no mapeamento de comportamento do usuário, como Heatmap, Clarabridge, Crazy Egg, Thunderhead, SEMRush, entre outras.

Crie campanhas personalizadas

Ao entender melhor as intenções do seu público, agora é hora de criar campanhas personalizadas e direcionadas para atender as necessidades dos usuários. 


Por isso, foque em anúncios criativos e persuasivos, para que chamem a atenção de induza o cliente a realizar uma ação. 

Faça testes A/B

O teste A/B é muito comum em campanhas e super importante para o Marketing de Intenção, pois assim é possível testar versões diferentes de um mesmo anúncio e avaliar qual funciona melhor. 

Analise os resultados

Por último, mas não menos importante, faça uma análise dos resultados obtidos em suas novas campanhas, para ajustar sua estratégia conforme os resultados obtidos. 

Quais são os 3 principais objetivos do marketing?

As estratégias do Marketing de Intenção oferecem uma boa base para otimizar suas ações e alcançar melhores resultados. Por essa razão, tem como objetivo proporcionar diversos benefícios para as marcas, como:

Alinhamento do orçamento e interesses

Com a possibilidade de alcançar as pessoas com mais eficiência, o Marketing de Intenção proporciona flexibilidade para o orçamento, a fim de realizar a abordagem mais inteligente e aumentar a personalização das campanhas. 

Mais engajamento 

A criação de conteúdos mais personalizados e com foco no consumidor individual é a chave para o aumento de engajamento, afinal quanto mais o usuário se identifica, maiores são as chances dele interagir. 

Aumento do ROI 

Com uma comunicação personalizada aos leads certos e em um momento de oportunidade, é possível gerar mais conversões que garantem melhores resultados para a estratégia. Com isso, as empresas conseguem aumentar o retorno sobre seus investimentos em marketing. 

Conclusão

Nesse conteúdo, você pôde perceber que o principal objetivo do Marketing de Intenção é melhorar as experiências dos clientes, se provando como um grande benefício para empresas de todos os portes. 


Por isso, empresários e profissionais do marketing estão cientes do valor dessa estratégia, fazendo com que cada vez mais empresas B2C busquem por essas tecnologias, a fim de entender melhor sobre seus clientes.


Além do mais, para trazer resultados ainda mais impactantes, o Marketing de Intenção pode ser aliado a outras diferentes estratégias, como: 

 


Para saber mais sobre essas e outras estratégias que podem ajudar a alavancar a visibilidade e o número de vendas do seu negócio, acesse nosso BLOG e confira outros conteúdos completos. 


 

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