logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Marketing digital para e-commerce: como criar estratégias e colocá-las em prática

Por João Victor 30/06/2023
Compartilhe

É impossível pensar no sucesso de uma loja virtual sem falar de marketing digital para e-commerce. Se você quer ver o seu negócio prosperar, os dois precisam andar lado a lado.

 

Nos últimos anos, pudemos acompanhar de perto como a quantidade de oportunidades no ambiente online aumentou e como esse espaço se transformou em um terreno fértil para os que sempre quiseram empreender.

 

Diante de tantas marcas a fim de se consolidar na internet, é indispensável que a sua empresa coloque em prática boas estratégias de marketing digital para e-commerce, tendo a chance de se destacar e de ultrapassar a concorrência.

 

Assim como um negócio físico, o seu negócio online também precisa separar estoque, oferecer um bom atendimento, conhecer e se relacionar com o seu público-alvo e, é claro, divulgar a sua marca e planejar ações para vender mais.

 

Com o intuito de ajudá-lo a alcançar o sucesso, neste artigo, apresentaremos as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce. Então, aproveite a leitura!


Como elaborar estratégias de marketing digital para e-commerce?


Quando o assunto é estratégias de marketing digital para e-commerce, é comum que nem sempre as pessoas saibam por onde começar.

 

Sabemos que dar o primeiro passo pode parecer mesmo difícil, por esse motivo, estamos aqui para te conduzir.


Faça a segmentação do seu público-alvo

Toda estratégia de marketing digital para e-commerce deve ser feita com o objetivo de atingir um grupo de pessoas. Mais do que qualquer outra coisa, é importante que saiba exatamente para quem você vende. 

 

Para compreender as necessidades, as características e os padrões de comportamento do seu cliente ideal, a segmentação é uma etapa fundamental. Afinal, é preciso conhecer a fundo aqueles que enxergam valor no seu negócio.

 

Para isso, existem diferentes tipos de segmentação e cada um deles se preocupa em coletar informações e dados específicos. Confira as principais segmentações:

 

  • Demográfica: por idade, gênero, estado civil e mais;

  • Geográfica: por região, estado e localização;

  • Socioeconômica: conforme a renda e a ocupação profissional;

  • Psicográfica: de acordo com a personalidade e o estilo de vida;

  • Comportamental: priorizando a conveniência e a prioridade da compra.

 

Opte pela segmentação que pareça mais pertinente e que faça mais sentido para a sua empresa, em seguida, levante hipóteses sobre quais as dores e as necessidades de seus clientes em potencial, bem como eles poderão conhecer o seu e-commerce.

 

Defina o posicionamento da sua marca

Como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos clientes? Não se trata de como a sua empresa é vista, mas sobre como você gostaria que vissem ela.

 

O posicionamento da marca é uma estratégia utilizada para mobilizar os principais valores do seu negócio, gerar sentimentos e, consequentemente, aproximar aqueles que se identificam com ela.

 

O intuito é que o seu público-alvo fique com a sua empresa na memória, de modo que ela seja lembrada no momento de escolha. Sendo assim, para definir o seu posicionamento, é importante que:

 

  • Entenda quem é a sua marca;

  • Pense no que ela oferece;

  • Liste suas características mais marcantes;

  • Identifique o que a diferencia da concorrência;

  • Conheça o seu público-alvo.

 

Escolha os seus canais de comunicação

As mídias digitais representam um modo efetivo de chegar até o seu público, principalmente, porque o seu negócio é um e-commerce e está inserido em um meio naturalmente tecnológico.

 

Tratando-se de marketing digital para e-commerce, o mais recomendado é que esteja nas mesmas redes sociais que os seus consumidores. 


Dessa forma, você consegue estreitar o seu relacionamento com eles através da produção de conteúdos, além de divulgar os seus produtos ou serviços.

 

Invista em tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia extremamente relevante ao discutirmos marketing digital para e-commerce. Por meio dele, você consegue atrair os seus primeiros clientes de maneira mais rápida e menos dolorosa.  


O investimento em mídia paga pode ajudar o seu negócio a aparecer entre os primeiros resultados do Google para determinadas pesquisas e, assim, aumentar o tráfego do seu site.   

 

Se você está perdido e não sabe como conquistar as primeiras vendas, tenha certeza que o tráfego pago é um ótimo caminho, sendo bastante efetivo.

 

Contudo, a longo prazo, esse tipo de investimento pode acabar ficando muito caro para o seu bolso. Por isso, também vale a pelna trabalhar o tráfego orgânico.


Aposte em SEO

Investir em SEO é um modo eficiente de fazer o seu site chegar nas primeiras posições do Google, sobretudo, de forma orgânica. 


Através dessa estratégia de marketing digital para e-commerce, você consegue reduzir os gastos com mídia paga para que o seu negócio apareça no topo, além de garantir mais autoridade à marca.


Para que o SEO gere resultados satisfatórios, é imprescindível que siga boas práticas como, por exemplo:

  • Defina palavras-chave estratégicas e as implemente em suas páginas;

  • Crie URLs curtas, diretas e atrativas;

  • Invista em páginas rápidas e responsivas;

  • Estruture bem a arquitetura do seu e-commerce;

  • Produza conteúdos valiosos para o blog da sua empresa.


Depois de aumentar os seus conhecimentos sobre marketing digital para e-commerce, o que acha de conferir mais conteúdos completos? Saiba tudo sobre a evolução do marketing digital! 

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade