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Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?

Por Aricia Faria 16/09/2020
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Costumamos pensar que o Marketing Digital é uma estratégia muito usada para atrair o consumidor final.


Isso pode até ser verdade, mas o método também proporciona resultados satisfatórios à empresas que lidam com o público corporativo.


Saiba como chamar a atenção de outras empresas pela internet com as 7 estratégias seguintes: 


1 - Blog Corporativo

Como já dissemos aqui, o blog é um ótimo canal para gerar um relacionamento mais próximo com a persona.  E no mundo dos negócios, os empreendedores estão sempre à procura de melhorias para seus respectivos empreendimentos.


Portanto, nada melhor do que um blog para abordar os assuntos de interesse de seus clientes B2B. 


Reforçamos, contudo, a importância de publicar materiais que sirvam como verdadeiras soluções de problemas corporativos. Assim como o consumidor final, o cliente B2B não quer ser “bombardeado” de propagandas dos produtos e serviços da sua empresa. Já vimos que, as abordagens tradicionais de marketing, podem causar uma reação negativa nos consumidores atuais.


A missão do seu blog corporativo é oferecer conteúdos úteis o suficiente para que esse público decida que o seu produto ou serviço é a chave para resolver o problema dele.


Por exemplo: digamos que uma contabilidade online decida criar um blog corporativo. As suas pautas não devem falar apenas de pacotes e planos contábeis, mas também das questões inerentes a esse universo. 


E claro que você deve também “vender o seu peixe”. Mas, ao invés de abordar os seus serviços de forma totalmente direta e pouco atrativa, que tal dizer sobre como eles são benéficos para as empresas de seus clientes? Uma maneira exemplar seria demonstrar as vantagens de uma contabilidade digital. Você pode apontar, por exemplo, como ela otimiza o tempo do empreendedor devido a sua praticidade. 


Citamos o setor contábil como referência, mas as dicas acima podem facilmente ser aplicadas ao seu segmento - caso seja outro. Entenda o comportamento do seu consumidor B2B, investigue sobre suas dores, necessidades e interesses, pegue todas essas informações e, a partir delas, decida quais são os principais temas que devem estar no seu conteúdo.


Assim, a sua plataforma se torna autoridade no seu departamento, e, consequentemente, outras empresas se sentirão mais confiantes em consumir tanto os seus conteúdos quanto o seu produto/serviço.


2. SEO

SEO, para quem não sabe, significa Search Engine Optimization - em português: Otimização de Mecanismos de Buscas. 

 

A principal função do SEO é garantir visibilidade para o seu negócio nos motores de busca online, focando, principalmente, no Google - maior fonte de pesquisa na internet. 


Não seria ótimo que sua marca aparecesse logo na primeira página no Google, quando, o seu público-alvo, procurasse respostas sobre o seu segmento?


Para que isso aconteça, é preciso seguir algumas práticas, como:


- Tenha um site otimizado para os mecanismos de busca;

- Pesquise as palavras-chave estrategicamente: o Keyword Tool pode te ajudar nesse processo;

- Produza conteúdos relevantes para a sua persona e os mantenha atualizados;

- Alinhe esses conteúdos em todos os canais online do seu negócio;

- Seja simples e claro na sua URL;

- Seja Mobile-Friendly, ou seja, tenha um site otimizado para dispositivos móveis. 

- Crie títulos e descrições que chamem a atenção de sua persona;

- Seja visual. Aproveite das imagens, vídeos, infográficos etc;

- Insira links para outros domínios. 


Existem diversas formas de escalar as plataformas do seu negócio nos primeiros resultados dos motores de buscas. Um excelente SEO envolve práticas integradas que são melhor aplicadas por um profissional com conhecimento aprofundado no assunto.


3. E-mail Marketing

Uma abordagem via e-mail para a geração de leads é um dos canais mais importantes, pois suas mensagens vão chegar diretamente ao potencial cliente.


E em se tratando de B2B, a chance de captar e-mails do público empresarial é muito grande. Já que, no meio corporativo, o e-mail é a forma mais profissional de comunicação. 


Portanto, aproveite da lista de e-mails captada por uma landing page, por exemplo, e envie conteúdos relevantes para esses prospects que demonstraram interesse na sua marca.


Lembre-se de abordar os assuntos como abordamos no blog, com soluções, dicas e curiosidades que possam atrair a atenção do leitor e direcioná-lo a realizar uma ação. Que geralmente, é a compra.


Para não errar, confira dicas básicas para disparar um e-mail marketing:

1. Relembre as características do público-alvo;

2. Use a linha do assunto estrategicamente;

3. Crie um cabeçalho de e-mail padrão;

4. Planeje o conteúdo a ser enviado;

5. Saiba quem é o tomador de decisão (pode não ser o dono da empresa).


4. Automação de Marketing

Quando se trata de Marketing Digital, sempre frisamos a importância da automação para que a metodologia realmente funcione e traga os resultados esperados. E para as empresas que operam no B2B, os benefícios são ainda mais evidentes.


De acordo com uma pesquisa feita pela Upland Software com profissionais da área de marketing que adotaram uma plataforma de automação, os maiores benefícios que uma automação de marketing traz às empresas B2B são: economia de tempo (74%), engajamento com o cliente (68%), comunicações assertivas (58%) e aumento nas oportunidades de negócios como up-selling e cross selling (58%).


Além disso, existem outros motivos que explicam por que uma empresa B2B precisa de uma automação de marketing, como:

1- A Automação de Marketing exclui tarefas repetitivas da rotina de sua equipe;

2- A técnica aprimora a experiência do cliente;

3- Atração de leads mais qualificados para o seu time de venda;

4- Aumento no retorno sobre o investimento;

5- Comunicação personalizada;

6- Nutrição de leads não-preparados;

7- Mais clientes fidelizados.


5. Newsletters 

E-mail Marketing e Newsletters são estratégias integradas que possuem propostas diferentes. Enquanto a primeira tem o objetivo de divulgar promoções, ofertas e novos produtos ou serviços, sem uma periodicidade definida, a última já apresenta - com um padrão temporal, informações relevantes e novidades sobre uma área ou assunto de interesse que conecte o leitor com a marca. 


Por exemplo: uma empresa de automação, envia, semanalmente, treinamentos e recursos para que as agências parceiras possam se especializar e se manter atualizadas no assunto.


Assim, a newsletter não deixa de ser um e-mail marketing, mas é composta por uma abordagem e um foco diferente, tendo um período e foco maior. Ambas as estratégias são primordiais dentro de um programa de marketing de conteúdo e a conversão de leads qualificados.


6. Mídia Paga

A cada dia que passa, o tráfego orgânico alcança menos pessoas. Felizmente, por meio do anúncio pago, é possível atingir milhares de pessoas, de forma segmentada e personalizada, e potencializar ainda mais seus resultados de geração de leads, branding e experiência do cliente!


De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online em algum momento da jornada de compra, e 75% utiliza as redes sociais como suporte para a tomada de decisão, conforme aponta o Hubspot.


Assim, o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads podem ser grandes oportunidades para movimentar seu tráfego, suas vendas e o engajamento do seu público empresarial!


7. O tradicional ainda tem seus benefícios

O Marketing Digital revolucionou a forma como compramos e vendemos os produtos e serviços. Graças às mídias sociais, é possível realizar uma publicidade mais acessível e com inúmeras possibilidades de divulgação por meio da internet. 


Entretanto, quando nos referimos ao Marketing B2B, a presença em eventos e as propagandas em TV e mídia offiline, são estratégias que ainda são efetivas. E o melhor de tudo, é que elas podem ser integradas às estratégias do Marketing Digital.


Aqui na BeeOn, por exemplo, já utilizamos trabalhos impressos, como um outdoor, para conduzir o cliente a acessar o nosso site - sem escrever uma só palavra no material offline. Como isso foi possível? Por meio de um QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone. 


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Chegamos ao final do conteúdo e agora você já sabe 7 caminhos a se seguir para aplicar um Marketing Digital B2B eficiente.


Para trilhar uma jornada de sucesso no mundo corporativo, conte com nossas soluções e práticas. Entre em contato conosco, e entenda como podemos ajudar a sua empresa a potencializar seus resultados. 






 

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