logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Marketing imobiliário: como fazer e quanto investir

Por Irine Bueno 26/05/2023
Compartilhe

Em meio a tantos cenários e perspectivas instáveis, lidar com o setor imobiliário não vem sendo uma tarefa fácil. Por isso, implementar estratégias de marketing imobiliário é um passo essencial para se adaptar ao perfil do consumidor moderno e se destacar em meio a tanta concorrência. 


O marketing para construtoras ou imobiliárias busca atuar da mesma forma que em demais nichos, buscando atrair, educar, engajar e converter


Porém, para isso, é importante ter uma equipe que entenda sobre esse mercado. Afinal, para muitas pessoas, conquistar ou alugar um imóvel é a realização de um grande sonho. 


Quer saber mais sobre o marketing imobiliário, como fazer e o quanto investir para se destacar nesse concorrido mercado? Continue sua leitura!


O que é o marketing imobiliário?

Como o próprio nome já indica, o marketing imobiliário são ações focadas em divulgar negócios e fortalecer marcas que atuam no mercado imobiliário, com o objetivo de atrair e conectar o público desse setor. 


Mesmo envolvendo todas as estratégias tradicionais do marketing, as ações para esse tipo de negócio não se limitam apenas a atração e vendas. Aqui é necessário desenvolver processos e planejamentos estratégicos adaptados ao setor


É através desses processos aplicados diariamente que se desenvolvem os resultados a longo e curto prazo e garantem o crescimento da sua marca. 


A importância do marketing no mercado imobiliário

O mercado imobiliário passou por muitos altos e baixos nos últimos anos. No Brasil, por exemplo, enfrentamos diferentes cenários de crise, inflação, taxas de juros, desemprego e também os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19. 


Ainda assim, esse é o setor que mais demonstra capacidade de recuperação e fortalecimento, com as empresas colocando todo o vapor em suas ações, em busca de novas formas de atrair, conversar e envolver seus potenciais clientes. 


Com esses fatos, para que seja possível se destacar, fortalecer sua marca e se relacionar com o seu público, o marketing imobiliário possui as melhores estratégias. 


Quais as vantagens dessas estratégias?

Se você ainda não está convencido de que o marketing imobiliário é um fator importante para sua incorporadora, construtora ou imobiliária, confira algumas vantagens que esse serviço tende a oferecer


Um melhor relacionamento com os clientes

Com as estratégias de marketing imobiliário, encontrar, cativar e se relacionar com os clientes ideais se tornará uma tarefa muito mais prática. 


Afinal, o marketing digital possibilitou uma interatividade muito mais prática e eficiente através da internet, com uma comunicação cada vez mais transparente e assertiva. 


Além disso, um melhor relacionamento com o público também pode melhorar sua autoridade e vendas.


Conquiste a autoridade da empresa

Nos momentos atuais, construir uma imagem forte para a empresa também é um fator relevante para se destacar. 


Pense bem, você negociaria um imóvel com uma empresa que não possui nenhuma credibilidade ou autoridade no setor? Acho que não, né!


Por isso, esse é um dos pontos mais importantes na aplicação das estratégias de marketing, entregando ao público alvo conteúdos que geram valor


Amplie seu alcance

Outro grande benefício do marketing para esse nicho, é poder ir além das barreiras geográficas e alcançar um público não apenas maior, como também mais qualificado, independente do valor disponível para investimento.


Desta forma é possível alcançar pessoas de outros locais, que estão em busca de um imóvel na sua região de atuação. 

Analise os dados

Ainda falando sobre as vantagens do marketing digital para imobiliárias, outro grande ponto positivo é o acompanhamento de métricas em tempo real. 


Esse acompanhamento possibilita a identificação de ações que estão ou não trazendo resultados ao negócio e aplicar seus pontos de melhoria. 


Além disso, analisar os dados também permite a criação de um planejamento estratégico mais assertivo para o setor. 


Segmente suas ações

Com o marketing digital, é possível segmentar suas campanhas para determinados públicos, comportamentos, locais e horários.


Isso é importante não apenas para que a acompanha seja mais assertiva e garanta leads mais qualificados, mas também para economizar tempo e recursos


Reduz o ciclo de venda do imóvel

Quem trabalha com vendas de imóveis sabe que esse tipo de negociação pode levar muito tempo, devido a própria natureza do negócio que, na maioria das vezes, pode envolver altos investimentos


Por esse e outros motivos, o processo de busca por um imóvel feito pelo cliente também é longo, a fim de concretizar seus objetivos através das melhores escolhas


Assim, o marketing imobiliário será a chave para conquistar esse cliente através da credibilidade e confiança de suas ações, reduzindo o longo ciclo de negociação e vendas. 


Novas opções para se comunicar e divulgar

Levar suas ações de marketing para o ambiente digital também trará grandes vantagens como diversificação e presença.


Afinal com mais opções, a empresa proporcionará uma maior transparência aos seus clientes através de novos canais, como: 


  • Sites;

  • Redes Sociais;

  • Blogs;

  • Anúncios.


Como fazer o marketing imobiliário?

Colocar as estratégias de marketing imobiliário em prática não é um trabalho tão simples quanto se imagina. Afinal, exige entendimento do mercado e planejamento seguindo as seguintes etapas:


  1. Pense no seu público;

  2. Entenda o mercado;

  3. Conheça as regiões de atuação;

  4. Idealize seu atendimento;

  5. Mescle estratégias tradicionais e de inbound.


Além disso, confira outras dicas importantes para a criação de suas novas ações no mercado imobiliário:


Use seu site para a conversão

Ter um site é uma das principais formas de garantir um bom relacionamento com o consumidor. Afinal, além de ser um canal de vendas aberto, também agregará seu negócio com credibilidade


Vale lembrar que o objetivo é trabalhar de forma clara as possíveis dúvidas dos visitantes e direcionar a conversão


Invista em mídias pagas

Investir em marketing digital através de estratégias como mídia paga é muito mais econômica do que apostar em publicidade tradicional. Além disso, também é possível otimizar a verba disponibilizada através de segmentações e melhorar a chance de um relacionamento real com os clientes ideais. 


Use as métricas a seu favor

Como dissemos anteriormente, a possibilidade de analisar métricas é uma grande vantagem do marketing digital que deve ser bem explorado, principalmente pelo setor imobiliário.


Através da análise de métricas, como custo por lead (CPL), taxa de conversão, custo de aquisição de clientes (CAC) e retorno sobre investimento (ROI), é possível saber se seu negócio está ou não no caminho certo


Entenda a jornada do cliente

Acompanhar a jornada de compra de um cliente ou visitante é uma importante ação para compreender quais são os erros e acertos cometidos. 


Para isso existem ferramentas, como o RD Station, que permite o acesso a toda essa jornada com identificação e acompanhamento personalizado, entre outras ações como: 

  • Criar landing pages, e-mails e formulários;

  • Otimizar as páginas SEO;

  • Gerenciar a base de leads;

  • Análise e planejamento com relatórios completos;

  • Integração com CRM;

  • Nutrição de leads com automação de marketing.


Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem sendo uma das estratégias mais utilizadas no universo digital, não apenas gerando mais oportunidades de vendas, como também estimulando demais estratégias. 


Através da recorrente criação de conteúdos de valor, as pessoas passam a criar uma certa conexão com a marca, além de sentir a necessidade de compartilhar as informações adquiridas com outras pessoas. 


Ou seja, com as estratégias de marketing de conteúdo é possível trabalhar a humanização da marca e influenciar também no marketing boca a boca


O marketing é um trabalho indispensável para o setor imobiliário, principalmente quando se possui compreensão do atual cenário desse mercado. 


Além disso, planejar e aplicar estratégias e ações que garantem o sucesso da empresa não é tarefa simples. Para isso, é importante contar com uma agência especializada no segmento e que apresente resultados concretos. 


Que tal dar o primeiro passo para elevar o seu negócio a outro patamar agora mesmo? 


Entre em contato com a equipe BeeOn e descubra mais sobre nossos serviços especializados em marketing imobiliário. 

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade