Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?

Por Lívia Gandolfi 19/09/2019
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Os investimentos em marketing digital no Brasil têm apresentado crescimento significativo. As empresas estão entendendo a importância de dar visibilidade ao seu negócio na internet, assim como estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público de forma mais precisa e profissional.  

Porém, na hora de dar o primeiro passo, surge a primeira dúvida: Devo montar uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing? 

Ter uma equipe de marketing dentro da empresa proporciona mais controle sobre a produção. Com uma equipe interna é possível ter contato de forma mais direta, seja para acompanhar o desenvolvimento das atividades, quanto para transmitir informações fundamentais. Além do fato de que a equipe interna fica inteiramente a disposição da sua empresa.

Em contraponto, existem alguns fatores que podem tornar a possibilidade de ter uma equipe interna de marketing desvantajosa, como o investimento, o conhecimento multidisciplinar e a agilidade para operacionalizar as estratégias.

Uma equipe de marketing exige profissionais capacitados em diferentes áreas, como um especialista para área de design, redes sociais, tráfego pago, e publicidade. Além dos custos mensais com os colaboradores, como salários e encargos trabalhistas.  

Outro fator é o custo com equipamentos e estrutura. É necessário um espaço específico para que a equipe trabalhe, isso gera custos com equipamentos, softwares, móveis e mesmo, caso a empresa não possua, aluguel de um espaço físico. 

Especificamente o designer necessita de máquinas com configurações mínimas para executar os programas de edição e criação, essas máquinas possuem um custo superior às máquinas comuns, além também, do custo com a licença dos softwares necessários. 

Todos esses custos estão ligados apenas com o investimento inicial para a equipe, é importante lembrar que ainda será necessário o investimento com anúncios e outras ferramentas de automação, o que faz a contratação de uma agência ser a opção mais vantajosa para a maioria das empresas.

Um outro diferencial é que na agência pela variedade e quantidade de profissionais, a empresa que contrata tem a possibilidade de trabalhar com mais profissionais dinâmicos e mais cabeças pensantes para o negócio, ao contrário de uma equipe interna, que será estática.

Outra vantagem, aliás, muito importante, é o alto nível de conhecimento, especialização e atualização das técnicas e tendências que os profissionais de uma agência possuem. As agências de marketing digital estão sempre antenadas nas novidades do mercado, realizando cursos e treinamentos para se atualizarem sobre assuntos do marketing digital: como as últimas novidades sobre inbound marketing, performance em mídia e comunicação visual, afinal este mercado está em constante transformação e é fundamental que a equipe esteja sempre em sintonia com as atualizações. 

A flexibilidade que a agência de marketing oferece para os valores de investimento é outra vantagem a ser considerada. Muitas vezes a empresa necessita de algum serviço pontual que a agência pode realizar por um valor mais vantajoso do que a contratação de um profissional interno para realizar o mesmo serviço. 

Agora que já conheceu alguns pós e contras, está convencido que contratar uma agência de marketing digital é o ideal para o seu negócio? Então atente-se para estes pontos para fazer uma boa escolha. 

Para responder à essa dúvida com assertividade, é necessário conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e compreender quais são as suas reais necessidades, mas, existem alguns pontos que podem auxiliar nessa decisão com mais segurança. 

Primeiramente é fundamental que a empresa saiba quais são suas necessidades reais, pois é importante ter uma noção do tamanho do problema para identificar a melhor solução. Em seguida é importante avaliar o orçamento, verba disponível para investimento. Esses dois pontos são imprescindíveis para avaliar qual opção será mais acessível para sua empresa. 

Também é essencial que a equipe responsável pela comunicação esteja 100% em sintonia com o propósito da empresa, por isso o diagnóstico inicial é tão importante. Colocar os colaboradores da empresa com o time de atendimento da agência é muito importante para um parceria de sucesso.

Outro ponto é a organização interna da empresa. As agências trabalham com prazo estabelecidos de produção e entrega, por isso é necessário que exista uma organização da empresa para solicitar determinado serviço, ou até mesmo marcar reuniões sempre com antecedência. 

Ao fazer uma contratação é sempre válido ouvir diferentes agências para escolher a opção que mais combina com o seu modelo de negócio. Mas vale o alerta, pesquise sobre os serviços prévios das agências e o que ela já faz para os outros clientes.

E lembre-se: marketing digital vai muito além de uma arte bonita ou um feed organizado. Ele exige estratégia e planejamento para que o retorno seja positivo, por isso, independente da sua escolha, não hesite em sempre optar por profissionais qualificados. 

Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor serviço para sua empresa? Entre em contato conosco, vamos conversar um pouco mais e ajudar a escolher o melhor serviço para sua empresa!

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