Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?

Por Arícia Faria 20/11/2019
Compartilhe

A cada dia que passa o marketing se torna essencial para o desempenho das empresas. Isso se deve a abrangente concorrência que todos vêm enfrentando, ocasionada principalmente pela facilidade de conseguir visibilidade e retorno por meio do mundo digital. 


Contudo, muitas dúvidas surgem quando se trata de Marketing Médico. Afinal, a publicidade sobre os profissionais da saúde deve ser elaborada de acordo com a regulamentação do Manual de Publicidade Médica. E por se tratar de saúde pública - assunto sério que afeta a todos, a publicidade médica deve ser ainda mais cautelosa e estruturada do que as demais.  


Mas se você pensa que fazer Marketing Médico é muito difícil, ou até antiético, é aí que você se engana!


É perfeitamente possível fazer publicidade ética e funcional para médicos e clínicas.  Se for bem planejado e de acordo com as limitações legais impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), o marketing médico promove diversos benefícios à população e aos profissionais da saúde, como: acesso gratuito a conteúdos úteis, contato mais estreito e facilitado entre médico e paciente, combate de notícias falsas, sanação de dúvidas, aumento do volume de atendimentos etc.


Para não errar no Marketing Médico, confira o que pode ou não ser feito na hora de divulgar os serviços dos profissionais da saúde:


O que não é permitido?

Dentre as objeções estabelecidas pelo CFM, as principais são:


Nunca faça propaganda enganosa

Parece uma proibição óbvia, mas o profissional de saúde, mais do que qualquer outro tipo de profissional, deve zelar por uma imagem transparente e verdadeira. Com a saúde não se brinca, e a divulgação de informações falsas podem colocar a vida de muitos em risco.


É preciso tomar muito cuidado com as marcas e produtos que o profissional quer estar associado, pois estes irão interferir no nome e na imagem de seu consultório. E nunca fale de especialidades que não possui. 


O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, por isso, antes de qualquer divulgação use sempre o bom senso e em caso de dúvidas consulte sem hesitar o Manual de Publicidade Médica do CFM. 


Não garanta resultados

É expressamente proibido pelo CFM que o profissional de saúde garanta aos pacientes quaisquer resultados. Nenhum tratamento é 100% efetivo e assegurar soluções à população é uma maneira errada e antiética para atrair clientes. Nunca garanta resultados, garanta comprometimento com a verdade.


Não se intitule o melhor

É vetado o ato de divulgar termos como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único que oferece” etc. A proibição faz todo sentido, pois não é ético sugerir superioridade aos outros profissionais de uma área que é tão importante para assegurar a qualidade de vida. Persuadir as pessoas para que não procurem os serviços de outros médicos, é querer diminuir o leque de opções da população para cuidar da saúde.


Não publique fotos de pacientes

O CFM proíbe a exposição de fotos de pacientes, mesmo que estes aprovem a divulgação. Os médicos não devem usar as imagens de seus pacientes para fins promocionais.


Não divulgue informações que assustem a sociedade

Ganhar visibilidade e credibilidade em cima de informações que causem pânico na população, como a divulgação de uma epidemia, por exemplo, é extremamente proibido aos médicos. 

Mesmos que essas informações sejam verídicas e comprovadas cientificamente, a atitude correta seria protocolar em caráter de urgência o motivo da preocupação e encaminhar para as autoridades competentes, para que estas definam a maneira certa de divulgar e tratar o problema.


É proibida a consulta à distância

Nenhuma informação substitui a consulta presencial. É preciso destacar isso nas páginas utilizadas pelos médicos, a fim de evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que são práticas que podem colocar em risco a vida daqueles que os façam. 


É proibido anunciar aparelhagem como forma de capacidade superior

Não é permitido pelo CFM que os médicos divulgue aparelhagens como um diferencial em seu serviço. Uma forma de divulgar o investimento em aparelhos seria indicar, por meio de conteúdo relevante, qual a importância deles em diagnósticos e tratamentos.


Não use a imagem de celebridades na divulgação

Aqui também se enquadra a questão da propaganda enganosa. Não é permitido utilizar a imagem de celebridades para divulgar algum serviço médico como se essas pessoas realmente fizessem o uso dele e aprovassem! 


Cuidado com as dúvidas online

Lembre-se que para sanar as dúvidas dos internautas, é preciso tomar cuidado para não acabar diagnosticando à distância. Com a facilidade oferecida pelas redes sociais, muitas pessoas tentam realizar consultas gratuitas online, o que é expressamente proibido pelo Manual de Publicidade Médica. Nada pode substituir o contato pessoal entre você e seu paciente.


Divulgue as informações obrigatórias

Existem algumas informações básicas que devem estar presentes nos materiais de divulgação, como: nome, CRM e especialidade. Para não se esquecer dos dados obrigatórios, confira o modelo padrão do CFM sobre como e onde essas informações devem aparecer.


O que é permitido?

Com tantas restrições feitas pelo CFM, é comum que os profissionais da saúde associem estratégias de publicidade e marketing a algo negativo e sensacionalista. Porém esse é um pensamento totalmente estereotipado! 


O marketing, seja digital ou físico é permitido pelo CFM. E para te ajudar nos passos fundamentais, confira as principais estratégias autorizadas na publicidade médica:


Avaliar a concorrência

Assim como as demais áreas, o reconhecimento de campo é uma importante tática no plano de ação do Marketing Médico. É preciso saber como se posicionar em relação à concorrência. Essa é uma boa forma de medir o quanto e onde você precisa investir para ter um bom resultado. 


Usar redes sociais

As redes sociais entram no leque de opções para trabalhar bem o seu marketing. Entretanto, algumas práticas usadas normalmente pelas empresas nas redes não são permitidos no Marketing Médico. Caso fique em dúvida no que pode ou não seu divulgado, basta ler as informações acima do que não é permitido!


Criar um site para conversão

Alinhado a um design harmônico, identidade visual coerente e uma estratégia eficaz de otimização, o site se torna uma grande vitrine para seu negócio e é uma forte ferramenta para atrair clientes.


Fazer Inbound Marketing

Essa é uma das estratégias principais para atrair clientes na atualidade. No caso de Marketing Médico, é especialmente interessante utilizar o conteúdo relevante para se tornar autoridade em sua especialidade. 


O Inbound Marketing é um dos caminhos principais para se fazer marketing ético e sério, pois ele prioriza informações que contribuem com a qualidade de vida e necessidades de seus potenciais pacientes. 


Com um bom plano de ação de Inbound Marketing, você consegue atrair pessoas, ajudá-las com informações relevantes, gerar Leads, converter pacientes e medir resultados.


Desfrutar da Automatização de Marketing

Através da utilização de softwares é possível criar estratégias de marketing automatizado que tem o intuito de captar leads (possíveis clientes) e através de campanhas transformá-los em clientes.


Como fazer Marketing Médico sem medo?

Para fazer uma publicidade médica certeira, ética e efetiva conte com uma agência capacitada no assunto. Com profissionais de marketing eruditos em publicidade médica você terá um plano de ação que irá alavancar o seu negócio assertivamente. E através de seus serviços, você poderá dedicar mais o seu tempo nos atendimentos, sem precisar diminuir os horários de sua agenda para conseguir divulgar o seu negócio. 


Se você deseja conquistar e fidelizar pacientes no mundo digital, conte com a BeeOn para que isso aconteça! Nossa agência é referência em Inbound Marketing e possui serviços de estratégias que irão trazer de vez os resultados que tanto espera do Marketing Digital! 


Entre em contato conosco e vamos juntos começar um Marketing Médico sem medo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.