Na fila do banco, no ponto de ônibus ou até mesmo na hora do jantar, os smartphones estão presentes no cotidiano das pessoas quase como uma nova parte do nosso corpo e, por esse motivo, é extremamente importante que as marcas adicionem o Marketing Mobile a suas estratégias.
Muitas marcas não entendem, mas adaptar suas ações para o tipo de dispositivo utilizado pelo público poderá garantir uma melhor experiência do usuário, além de melhorar as chances de alcançar um potencial cliente a qualquer hora e lugar.
Está pronto para saber mais sobre o Marketing Mobile e como utilizar essa estratégia a favor do seu negócio? Confira o conteúdo a seguir.
O que é o Marketing Mobile?
Segundo o IBGE, o celular está presente em 99,5% dos lares brasileiros com acesso a internet. Nessa perspectiva, compreendemos como o uso dos smartphones pelo mundo está cada vez maior, juntamente com a necessidade das marcas de alcançar esse público de maneira mais efetiva.
O Mobile Marketing são estratégias que utilizam recursos dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para interagir, relacionar e influenciar um determinado público-alvo.
Como dissemos anteriormente, hoje em dia quase ninguém consegue sair de casa sem o celular, então nada melhor que alcançar os consumidores através do aparelho.
Dessa forma, o Marketing Mobile oferece estratégias como o envio de e-mail e SMS, anúncios em redes sociais, entre muitos outros formatos de divulgação.
Quais as vantagens do mobile marketing?
Além da forte presença do público nesse canal, o que facilita a comunicação entre usuários e marcas e também a compra de produtos ou serviços, ainda existem outras vantagens do marketing mobile para as empresas, como:
As compras por smartphone não param de crescer
O Brasil é o país com a maior média de tempo gasto em apps e segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 99% dos brasileiros com smartphone já compram via apps. Desta forma, podemos considerar que a maioria está aberta a fechar negócio em seus dispositivos móveis.
Comunicação ágil e assertiva
Quando se pensa em estratégias para mobile a agilidade é um dos maiores benefícios.
Se o público passa grande parte do tempo com o celular em mãos, porque não aproveitar de estratégias como promoções e descontos exclusivos via SMS, E-mails, QR codes, ou outros formatos.
Redução de custos
Campanhas desenvolvidas no ambiente digital costumam ter despesas mais baixas do que as desenvolvidas para a mídia offline. Afinal, existem muitas ferramentas acessíveis e gratuitas, além da possibilidade do tráfego orgânico.
Maior alcance e engajamento
Com o alto uso dos dispositivos móveis pelos consumidores, a tendência é que as empresas consigam alcançar um número maior de pessoas nesse espaço, além das funcionalidades que contribuem para um direcionamento mais assertivo das ações.
O Marketing Mobile também traz a possibilidade de uma comunicação mais eficiente com o público, o que incentiva a interação entre marca e usuários e garante um melhor engajamento da marca.
A popularização dos apps
Os aplicativos utilizados no cotidiano podem ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa. Afinal, se o seu público está em redes como Instagram e Facebook, por que não utilizar essas plataformas para executar ações que aumentam a visibilidade da sua marca?
Estar presente nesses apps faz sua marca presente no dia a dia dos usuários e abre mais uma porta para comunicação com sua empresa.
Segmentação do público
Outra vantagem exclusiva do marketing mobile é poder segmentar o público dos seus anúncios pela localização, uma vantagem importante para negócios com foco em regiões específicas. Além disso, você também pode explorar os benefícios do SEO local.
As principais estratégias de mobile
Para desenvolver grandes estratégias e aproveitar com sucesso as vantagens citadas acima, o Marketing Mobile oferece diversos canais e funcionalidades. Conheça mais sobre cada um deles:
SMS Marketing
O SMS é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, ou seja, uma das mais importantes.
Esse tipo de ação consiste no envio de mensagens de texto, contendo informações, promoções ou novidades, para pessoas cadastradas em uma lista de contatos. Além de ser uma estratégia extremamente útil para manter um relacionamento com os clientes, a taxa média de abertura desse tipo de conteúdo está próximo a 98%.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma estratégia que funciona tanto para desktops quanto para os dispositivos móveis, mas precisam ser adaptados para a plataforma e seguir um tipo de layout específico.
Além disso, para ter um fluxo constante de mensagens, pode-se utilizar ferramentas de automação de marketing, agilizando ainda mais o processo de comunicação com seus clientes.
Redes sociais
Redes sociais como o Instagram, Facebook, X e Tiktok oferecem oportunidades de interação com os usuários, além de disponibilizar ferramentas de anúncios e vendas.
O WhatsApp para empresas também pode ajudar a simplificar a comunicação com o público e ser um espaço para impulsionar os negócios.
Bluetooth
Também conhecida como estratégias de marketing de proximidade, com o bluetooth, as marcas podem explorar a conexão com usuários localizados na área de alcance do sistema.
A partir daqui, as empresas podem enviar cupons de desconto, informações sobre o estabelecimento ou divulgar novos produtos para clientes próximos a elas.
QR Code
O QR Code é uma das estratégias que geram mais praticidade para o marketing mobile, com essa ação as empresas criam uma experiência de compra mais interativa e completa.
Com a tecnologia, é possível direcionar o usuário ao uso de um produto ou serviço.
Otimização de site
Quando se pensa em garantir uma boa experiência ao usuário, é preciso entender a necessidade de possuir um site mobile first, ou seja, adaptado para dispositivos móveis.
Além disso, a otimização também é importante para garantir uma boa posição no google, afinal o buscador prioriza entregar em suas buscas sites que sejam “mobile-friendly”.
Aplicativos
Com o crescimento do marketing em aplicativos, as lojas virtuais têm desenvolvido seus próprios apps para download.
Além de incentivar o consumidor por dispositivos móveis, as possibilidades com os apps são inúmeras, como:
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Enviar ofertas e promoções por meio de notificações push;
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Permitir compras dentro do app;
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Transmitir eventos no app, como lives, vídeos, competições, etc.
Chat bots
Os chatbots são robôs de conversação que interagem de forma automatizada com os usuários de um site, app de mensagens ou rede social, agilizando o atendimento ao cliente.
Como uma ferramenta poderosa do Marketing Mobile, hoje, o uso de chatbots para atender consumidores no WhatsApp, chat integrado ao site ou até mesmo no Facebook Messenger se tornou uma ação muito comum.
M-commerce
Diferente das citadas acima, o M-commerce (comércio eletrônico móvel) não se trata de uma estratégia, mas sim um canal de vendas que não pode faltar para os empreendedores digitais, ou seja, uma loja virtual responsiva ou aplicativo.
Como trabalhar o Marketing Mobile?
Trabalhar as estratégias de Marketing Mobile pode não ser tão difícil como se parece. Para isso, basta seguir os passos básicos de qualquer estratégia de divulgação. Confira
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Identificar o público-alvo através das personas;
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Definir um objetivo de marketing. Seja aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento de marca, captar potenciais clientes, etc;
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Decidir qual oferta, promoção ou novidade será divulgada;
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Definir quando as mensagens serão veiculadas e com qual frequência;
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Selecionar as estratégias utilizadas (SMS, e-mail, redes sociais, apps de mensagens, etc);
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Criação de peças de comunicação;
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Definir o orçamento da campanha ou ação;
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Realizar a ação e acompanhar suas métricas de desempenho.
Não se esqueça das boas práticas
Como você pôde ver, aplicar as estratégias de mobile em seu negócio é uma tarefa até simples, já podendo estar familiarizado com muitas das ações utilizadas.
Porém, ainda é necessário aplicá-las com cautela e seguir as boas práticas para garantir que suas ações conquistem os resultados esperados.
Não seja invasivo
Além da comunicação clara e simples, é essencial que você dê opções para que seus contatos não sejam mais incomodados com suas mensagens, caso eles desejem.
Afinal, respeitar o seu público nos momentos de interação é essencial para o sucesso de sua estratégia.
Foque nas boas experiências e benefícios
É importante pensar que, em todas as interações, os seus clientes merecem uma experiência valiosa e com benefícios.
Afinal, muitos clientes irão aderir a suas campanhas promocionais apenas se receberem um benefício em troca, então garanta que essa experiência será agradável e cumpra a sua palavra com honestidade.
Explore as redes sociais
Os dispositivos móveis possuem uma ótima interação com as redes sociais, afinal muitas delas foram desenvolvidas para esses aparelhos.
Pensando nisso, explorar essa característica e incentivar seu público a compartilhar seus conteúdos em seus próprios perfis nas redes, poderá ser essencial para aumentar a eficiência de suas campanhas.
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de Marketing Mobile, suas estratégias e como colocá-las em prática, já deve ter em mente novas ideias e possibilidades para atingir o público que sempre desejou. Então, mão na massa!
Além disso, se você busca cada vez mais por destaque ao seu e-commerce, não deixe de conferir em nosso blog com outros conteúdos completos sobre as tendências, estratégias e ferramentas do mercado.