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Marketing Multicanal: o que é, quais as vantagens e como criar?

Por João Victor 30/08/2023
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Já imaginou usar todos os veículos de divulgação que fazem sentido para o seu público-alvo para estabelecer uma comunicação com ele? Esse é o principal objetivo do marketing multicanal.

Mais precisamente, essa é uma estratégia que visa veicular a mesma campanha de marketing em diferentes plataformas simultaneamente. Uma marca pode utilizar tanto os canais tradicionais quanto os digitais para divulgação, levando os seus anúncios mais longe.

Pense no quanto seria interessante explorar as possibilidades do outdoor e, ao mesmo tempo, das redes sociais, do e-mail marketing e da TV. 

Sem dúvidas, o uso de diversas plataformas faz com que o marketing multicanal proporcione à sua campanha um alcance muito maior, atingindo um número expressivo de pessoas.  

Se você quer saber mais sobre essa estratégia, quais são as suas vantagens e como criá-la, continue conosco e aproveite a leitura!

 

O que é marketing multicanal?

Como você deve ter notado, o marketing multicanal nada mais é do que uma estratégia que pretende levar uma marca para diferentes canais.

O que acontece é que uma empresa que consegue se fazer presente nas mídias tradicionais e nas digitais, com certeza, tem a chance de dialogar com uma quantidade maior de potenciais clientes.

 

De modo geral, a proposta da estratégia é que o seu público-alvo possa ser alcançado, simultaneamente, em canais como:

 

  • Redes sociais;

  • Rádio;

  • TV;

  • Impresso (revistas, jornais, banners e outdoors);

  • Websites;

  • Lojas físicas.

 

Vale a pena ressaltar que, ao utilizar múltiplos canais, é fundamental ter em mente a percepção que o seu negócio deseja despertar no público, sem se perder em diferentes discursos.

 

Mantenha a comunicação integrada

O conteúdo não deve ser o mesmo em todos os canais, visto que cada plataforma possui as suas próprias particularidades e pede o uso de uma linguagem específica. 

Contudo, é importante que o argumento da campanha e a essência da mensagem permaneçam os mesmos, assim como a estética e a identidade.

Com as adaptações necessárias, a campanha conseguirá ser transmitida da maneira mais adequada em cada mídia e ter consistência.


Qual é o objetivo principal do marketing multicanal?

Depois de analisar o perfil do seu público-alvo e da sua persona, identificando os tipos de mídias que consomem, o aconselhado é que opte pelos mais acessados e de alta exposição no dia a dia.

O principal objetivo da estratégia é proporcionar uma experiência ampla e integrada aos consumidores, captando a atenção de cada um deles em qualquer lugar e por um tempo considerável.

Ao apostar no marketing multicanal, o seu negócio obtém resultados satisfatórios, encanta os clientes e reforça a imagem da marca na memória deles. 

 

Quais são as vantagens do marketing multicanal?

O marketing multicanal é uma prática que demanda bastante trabalho, mas que faz valer a pena todo o esforço.

Com ele, as marcas têm a oportunidade de expandir, conseguir maiores conversões e construir uma imagem de maior consistência no inconsciente de seus consumidores. 

A seguir, vamos falar de maneira mais aprofundada sobre os principais benefícios dessa estratégia.

 

Reconhecimento da marca

Quando os clientes conseguem ter um envolvimento maior com as campanhas da sua marca, eles passam a ter mais conhecimento de quem ela é, de como se comporta, de qual é a sua identidade e do que a empresa promove.

 

Todos esses pontos colaboram para que  o seu negócio ficar por mais tempo na mente do público, podendo ser facilmente lembrado.

 

Maior posição no mercado

Todo canal possui limitações de alcance. Sendo assim, muitas vezes, não é possível atingir todo o público que a sua empresa gostaria.

O marketing multicanal permite que você cubra aquele setor do mercado que antes não conseguia alcançar, aumentando o seu posicionamento.

 

Aumento da credibilidade da empresa

Conforme o seu negócio passa a ser visto frequentemente, fornecendo conteúdos e informações, os seus clientes começam a criar uma relação de confiança com ele.

O fato da sua marca estar presente em diversos meios de comunicação também garante um maior profissionalismo à empresa.

 

Mais oportunidades de negócio

Essa estratégia permite que você explore uma campanha ao máximo, criando muitas chances de conversão.

Não importa se os esforços da comunicação são para um lançamento ou para divulgar o novo conceito da marca, o marketing multicanal é capaz de gerar inúmeras oportunidades de negócios e dar origem a muitas conversões, no mínimo, durante um certo período.

 

Como criar uma estratégia multicanal?

Um bom planejamento de marketing é a chave para o sucesso e para a criação de qualquer ação eficaz. Assim, quando pensamos na elaboração de uma estratégia multicanal, não poderia ser diferente.  

Criar esse tipo de estratégia pede um nível maior de atenção e de esforço, no entanto, é menos complicado do que você imagina.

 

Defina uma campanha

Para o marketing multicanal funcionar e ter excelentes resultados, é indispensável que a campanha seja única, de modo que o argumento principal possa ser captado em todos os canais em que ela está vinculada.

Por mais que as peças precisem ser adaptadas de um canal para o outro, deve existir um padrão entre elas.

 

Respeite as características de cada canal

Quando você for adequar uma peça para um outro meio de comunicação, pense nela como uma tradução.

Cada canal exige que seja utilizada uma linguagem diferente, mas o significado e a essência da mensagem devem permanecer iguais.

Em outras palavras, criar um outdoor não é o mesmo que elaborar um anúncio para o Instagram e isso precisa ser respeitado. 

 

Quem opta por fazer uma adequação bem feita, consegue potencializar os negócios e aumentar a eficiência da campanha. 

Quer aprender mais sobre o universo do marketing e implementar as melhores estratégias no seu negócio? Leia os outros artigos do nosso blog e fique por dentro de tudo! 

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