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Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!

Por BeeOn 30/05/2022
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De acordo com a Fenabrave, o Brasil possui 7300 concessionárias distribuídas em 1050 cidades. Com tantas opções, como destacar o seu negócio e vender mais veículos e serviços? O marketing para concessionárias é uma excelente alternativa.

Quem trabalha no setor, sabe como vender carros é uma missão desafiadora. Afinal, é um item com preço alto e que mexe com o desejo de consumo de várias pessoas. O brasileiro, de forma geral, é apaixonado por carros, apesar disso, o setor enfrenta dificuldades.

No primeiro trimestre de 2022, a venda de carros caiu 23,2% quando comparado ao mesmo período em 2021.

Se você quer contornar esses dados e aumentar as vendas da sua concessionária, veja as dicas de marketing mais importantes para o setor!

O que é marketing para concessionária?

Marketing para concessionária é um conjunto de atividades que ajudam a criar, aprimorar e otimizar as relações com os consumidores, aumentando as oportunidades de vendas e modificando a forma como seus clientes enxergam e se relacionam com o seu negócio.

De todas as opções, o marketing digital, sem dúvida, é um dos mais procurados atualmente. Afinal, o perfil dos consumidores mudou, especialmente pós-pandemia.

As pessoas estão muito mais conectadas — e é normal que elas usem a internet para pesquisar sobre carros, modelos, valores e concessionárias, tomando decisões de compra baseadas na opinião de outros usuários e consumidores.

Por isso, marcar presença no mundo digital é uma forma de dialogar diretamente com seus clientes e de reforçar a imagem da sua concessionária.

Quais as vantagens do marketing digital para concessionárias?

A cada ano, o número de pessoas conectadas aumenta. De acordo com o Comitê Gestor da Internet do Brasil, o país possuía, em 2020, 152 milhões de usuários, ou seja, 81% da população com mais de 10 anos.

Com cada vez mais pessoas conectadas, não investir em uma estratégia de marketing digital é condenar sua concessionária ao ostracismo. 

Veja algumas vantagens importantes que esse tipo de marketing é capaz de trazer ao seu negócio.

Conhecimento de marca

Sua concessionária, com certeza, não é a única da cidade. Dependendo de onde você vive, podem existir dezenas delas, algumas, inclusive, vendendo os mesmos carros e modelos que você.

As pessoas estão muito ocupadas para passarem horas procurando a opção certa em anúncios offline ou panfletos. Elas usam o Google e as redes sociais para encontrar modelos, comparar opções, avaliar a opinião de outros usuários e especialistas e até cotar os carros que desejam comprar.

Se você tem uma estratégia forte de marketing digital, consegue atrair mais pessoas para conhecerem sua marca e entenderem os diferenciais que você oferece —  e as outras dezenas de concessionárias, não.

Além disso, com uma estratégia adequada, é possível posicionar o site da sua concessionária nas primeiras posições do Google para palavras-chaves relevantes para o seu setor, aumentando o conhecimento da sua marca e as chances de vendas.

Autoridade

Por que as pessoas deveriam comprar carros de você e não da concorrência? Porque a sua concessionária tem autoridade e propriedade para falar sobre o assunto. Algo que pode ser reforçado com uma estratégia digital adequada.

Quando você compartilha informações de qualidade e gratuita aos usuários, você reforça essa autoridade e conhecimento de causa da sua marca, mostrando aos interessados que sua concessionária é especialista no assunto. Portanto, a melhor escolha para uma compra segura e acertada.

Engajamento

Comprar carros é uma transação comercial, porém é uma das grandes. Afinal, as pessoas precisam investir uma quantia significativa de dinheiro. Por isso, essa é considerada uma venda complexa. Raramente, essa decisão é tomada rapidamente e sem pesar os prós e os contras, por exemplo.

As ações de marketing digital podem ajudar a abrir um diálogo com os usuários e possíveis compradores, ajudando a tirar dúvidas, oferecendo informação valiosa e orientando a tomada de decisão pela compra.

Em vendas complexas, quanto mais informações você oferecer aos possíveis compradores e mais se firmar como uma autoridade no assunto, mais segurança essas pessoas terão em tomar essa decisão.

Referências

Nós falamos ao longo deste conteúdo, como o perfil do consumidor está mudando —  e como as pessoas usam a rede para buscar opiniões antes de fecharem um negócio.

O marketing digital ajuda, também, oferecendo essas referências para que os clientes decidam pela compra. É possível, por exemplo, usar opiniões de clientes da sua concessionária que demonstrem o comprometimento do seu negócio e até dicas de especialistas sobre marcas e modelos.

Como fazer marketing para concessionárias?

Já está convencido de que usar o digital no marketing para concessionárias é uma ótima ideia? Então veja as estratégias e dicas mais valiosas para atrair mais potenciais clientes e fechar mais negócios!

1- Conheça seu público

Qualquer estratégia de marketing, seja para concessionárias ou para outros segmentos, precisa ser focada nas necessidades e características do seu público. Então, essa é a dica mais básica — e que você deve sempre fazer.

No marketing digital, trabalhamos com o conceito de persona, que é uma versão mais afunilada do público-alvo. Além das características sociodemográficas, a construção das personas também engloba as questões psicológicas, como motivações para compra, receios que impedem a compra, desejos etc.

2- Otimize seu site

O site é um dos pontos mais importantes para captação de leads, apresentação do seu negócio e também para gerar confiança na sua marca. Por isso, é imprescindível que ele seja otimizado para as palavras-chaves mais importantes para o seu setor e as suas personas.

Quando falamos em otimização de sites, estamos falando de SEO. É importante que você tenha um site com layout amigável, boa velocidade de carregamento, que seja responsivo, tenha conteúdos claros e adequados e consiga mostrar a sua empresa, os diferenciais e o que ela vende, além de ter uma área de contato.

Além do site, você pode trabalhar com estratégias paralelas, como as landing pages. Elas podem ser usadas para diferentes funções, como atrair leads, por meio da divulgação de e-books e outros materiais ricos e também com foco em vendas, por exemplo, para captar interessados em receber promoções exclusivas de lançamentos de determinados modelos.

Outra ideia é usar o seu site como um verdadeiro showroom virtual. É possível apresentar os veículos que você vende, as marcas e até incluir vídeos e opções dos usuários navegarem por dentro dos carros. Junto disso tudo, é possível tanto realizar a venda diretamente pelo site, como um CTA com contato para seus vendedores.

3- Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um grande aliado das concessionárias, diferenciando a sua empresa na mente dos consumidores e transformando a sua marca em uma autoridade no assunto.

Para isso, alie um blog ao seu site e crie estratégias sólidas para as redes sociais. Comece pesquisando as principais palavras-chaves para suas personas, considerando todas as etapas do funil de vendas.

Depois, crie um cronograma de postagens, com conteúdos informativos e que foquem nas dores das suas personas, levando até elas informação de qualidade e relevante.

4- Use vídeos

Os vídeos são tendências de marketing para todos os setores —  e para as concessionárias eles se tornam ferramentas ainda mais essenciais. Afinal, é possível explorar som e movimento para despertar desejos e levar informação de qualidade aos usuários.

É possível criar um canal no YouTube em consonância com suas estratégias de marketing de conteúdo do blog e também divulgar vídeos curtos nas suas redes sociais, usando, especialmente, as ferramentas de interação.

5- Marque presença nas redes sociais

As redes sociais não são mais diferenciais. Elas são imprescindíveis dentro do marketing para concessionárias, ajudando, principalmente, a engajar a sua marca com os usuários e a oferecer um canal de comunicação extra.

Além das ações de vendas, foque em levar informação de qualidade para os usuários, com dicas rápidas sobre o universo automotivo. Aproveite as ferramentas de interação que as redes oferecem, como Stories e Reels.

Mostre os bastidores da sua concessionária, os detalhes dos veículos, as condições diferenciadas de pagamento etc. Nos Stories, abra a caixinha de perguntas para que sua audiência faça perguntas a sua empresa, dando, também, ideias de postagens.

6- Use anúncios para fundo de funil

O marketing de conteúdo trabalha com o tráfego orgânico, ou seja, aquelas pessoas que encontraram seu site durante as pesquisas no Google e resolveram acessar seu conteúdo. Já os anúncios trabalham com tráfego pago.

Uma estratégia não anula a outra, pelo contrário, elas são complementares. Você pode usar o marketing de conteúdo para captar leads em começo e meio de funil e os anúncios para fundo de funil, ou seja, para aquelas pessoas que já sabem que querem comprar um carro, só estão em busca de uma concessionária de confiança ou uma condição imperdível.

7- Receba feedbacks positivos dos consumidores satisfeitos

Os feedbacks ajudam a passar confiança para os outros usuários, assegurando que sua concessionária é segura e realmente entende do que vende. Por isso, foque em receber esses feedbacks e usá-los nas suas estratégias.

Ao finalizar a venda de um carro ou serviço, por exemplo, você pode pedir ao cliente que deixe uma avaliação no Google Meu Negócio da sua concessionária. Depois, você pode selecionar as melhores avaliações para usar no seu site ou em outras campanhas publicitárias.

Caso tenha alguns clientes fiéis, que tal solicitar a eles indicações? Você pode pedir que eles gravem vídeos curtos dizendo porque escolheram e são fiéis a sua concessionária e usar esses vídeos nas suas redes sociais.

8- Foque na jornada de compra

A jornada de compra é todo o “caminho” que o cliente percorre até finalizar a compra (se você quiser fidelizar, também pode incluir o pós-venda dentro da jornada).

Hoje a maior parte dela acontece em meios digitais. Mapear essa jornada é importante para entender quais canais seus clientes mais usam para contatar seu negócio em cada etapa do funil, criando uma comunicação mais acertada neles.

Além disso, é válido oferecer uma experiência positiva em todos os pontos de contato da jornada, como um atendimento rápido e preciso via redes sociais ou WhatsApp, sequência de atendimento no ponto físico, para teste drive, posterior atendimento via WhatsApp e assim por diante. 

Esse universo omnichannel já é realidade na vida dos consumidores e precisa fazer parte da gestão do seu esforço de vendas e do seu marketing.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o marketing para concessionárias é uma ótima maneira de atrair mais compradores, fidelizar os que possui e diferenciar a sua empresa na mente das pessoas.

Dentro das diversas possibilidades, o marketing digital é o que mais se destaca, especialmente considerando as mudanças no perfil dos consumidores e o uso massivo da internet em todas as fases de funil e da jornada de compras.

Por isso, usar as estratégias certas é imprescindível para fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio e, também, para aumentar as vendas.

Gostou das nossas dicas de marketing para concessionárias? Está precisando melhorar seus resultados, mas não sabe como? O time de especialistas da BeeOn está pronto para te ajudar. Entre em contato conosco!

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