É normal que quem tenha uma loja virtual queira saber mais sobre marketing para e-commerce, afinal, é indispensável que empreendedores encontrem formas de se destacar em meio à ampla concorrência.
Existe uma infinidade de possibilidades na internet e as chances de ver o seu negócio crescer são enormes, contudo, você precisa se diferenciar das outras empresas e construir uma presença digital forte.
Tanto a comodidade de poder comprar um produto sem sair de casa quanto a diversidade de opções de um mesmo produto ou serviço, colaboram expressivamente para o crescimento dos negócios online.
Frente a tantas oportunidades, a conversa sobre boas práticas de marketing para e-commerce se tornou extremamente necessária, principalmente, para aqueles que querem atingir o sucesso.
Quer aprender o que fazer para que sua loja virtual seja notada, como se conectar com seu público-alvo e como gerar resultados satisfatórios através do marketing para e-commerce? Siga conosco até o final e aproveite a leitura!
Por que investir em marketing para e-commerce?
O marketing digital pode ser um grande aliado na missão de impulsionar o seu negócio, além de ser altamente eficiente e econômico, é totalmente focado em estratégias online.
O que acontece é que ele explora todo o potencial das redes sociais, do e-mail marketing, das landing pages, dos blogs e dos mecanismos de busca do Google.
Ao utilizar os meios com sabedoria e aplicar estratégias assertivas de acordo com as particularidades de cada um, torna-se possível:
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Aumentar a visibilidade da marca;
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Melhorar o índice de vendas;
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Estabelecer um relacionamento com o público-alvo;
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Construir autoridade e obter credibilidade;
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Reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Também é fundamental implementar uma comunicação integrada a fim de que todos os conteúdos possuam o mesmo tom de voz, conversando entre si, visto que isso consolida a identidade da marca.
Como fazer marketing para e-commerce?
Quando o assunto é marketing para e-commerce, há uma grande variedade de estratégias, táticas e técnicas que você pode combinar para garantir o sucesso da sua loja. Conheça algumas delas:
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para estabelecer e nutrir uma relação com quem se interessa pela sua marca.
Através de conteúdos valiosos, você consegue educar e alinhar as expectativas de seus clientes em potencial, mostrando como o produto ou o serviço oferecido pela sua empresa pode suprir as suas dores.
Caso queira movimentar as vendas, aproveite o e-mail marketing para enviar ofertas exclusivas ou um cupom de desconto especial para aqueles que abandonaram o carrinho ou realizaram uma compra há mais de 30 dias.
Para a ganhar a confiança do seu público e trazê-lo para perto, aplique também as estratégias de marketing de conteúdo nos e-mails da sua empresa.
Mídia paga
Se você está começando um negócio online, faça com que a sua loja virtual seja vista. Para isso, conte com o tráfego pago.
Provavelmente, você já deve ter ouvido aquela frase “quem não é visto, não é lembrado” e ela é muito verdadeira no universo do marketing para e-commerce.
Conseguir os primeiros clientes é sempre um desafio, ainda mais quando falamos de um site que não possui uma boa posição dentro do Google, mas o investimento em anúncios pode facilitar esse processo.
SEO
Sua loja virtual precisa ficar entre os primeiros resultados do Google para garantir que os clientes a descubram com facilidade.
Para conquistar uma posição satisfatória dentro dos mecanismos de busca, é imprescindível colocar em prática boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
É uma tarefa impossível falar de marketing para e-commerce e não pensar nesse conjunto de técnicas.
O principal objetivo do SEO é utilizar palavras-chave estratégicas em sites, conteúdos de blogs e páginas da web para que a sua marca tenha um bom ranqueamento no Google, ficando entre as primeiras posições.
Landing pages
As landing pages têm um papel bastante importante no marketing para e-commerce e para as estratégias de captação de leads.
Isso porque esse tipo de página pode ser criado exclusivamente com foco na conversão de usuários, fazendo com que eles forneçam os seus dados de contato em troca de algum benefício ou material rico.
Após a captura dos contatos, a sua empresa pode estabelecer um relacionamento direto e nutrir os leads ao longo do tempo, entregando conteúdos de acordo com a etapa do funil em que estão inseridos.
Pop-ups
Certamente, você já navegou por um site que abriu uma janelinha quando estava prestes a sair da página ou enquanto rolava o conteúdo, esses são os pop-ups.
Eles chamam bastante a atenção do usuário, justamente porque aparecem de repente e utilizam textos atraentes, cores fortes e sempre oferecem uma vantagem interessante para quem está navegando na página.
Esse recurso tem um potencial enorme quando utilizado de maneira estratégica, ou seja, de modo que não irrite e nem atrapalhe a experiência do seu cliente em potencial.
O que acha de receber a ajuda de quem é especialista em marketing para e-commerce? Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a BeeOn pode colaborar para o sucesso do seu negócio.