O setor de comércio eletrônico não pára de crescer. E, com isso, o marketplace firma sua importância. De acordo com a Ebit Nielsen, os marketplaces já ocupam 78% da participação do comércio eletrônico B2C.
Por tudo isso, escolher um bom marketplace e ter estratégias sólidas é fundamental. Dessa maneira, você aumenta as chances de visualização dos seus produtos e melhora seus resultados de vendas.
Não sabe como fazer isso? Veja as dicas dos especialistas da BeeOn!
Qual marketplace vende mais?
O primeiro passo para vender mais por meio dos marketplaces, é escolher o que funciona melhor para o que você vende e o seu segmento de negócio.
Os maiores marketplaces do Brasil, em número de vendas e quantidade de usuários, são:
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Mercado Livre;
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Amazon;
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Magazine Luiza;
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Americanas;
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Via, que engloba empresas como Casas Bahia, Extra e Loja HP;
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Netshoes;
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Madeira Madeira;
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Elo7;
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Shopee;
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Centauro;
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AliExpress (embora seja chinesa, oferece a oportunidade dos vendedores brasileiros se cadastrarem);
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OLX;
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Enjoei;
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Carrefour;
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Marketplace do Facebook.
Qual o melhor marketplace para começar a vender?
Embora existam muitos marketplaces, você não precisa estar em todos eles para ter bons resultados. Quem está começando, pode investir nos principais, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Americanas e Shopee.
Mas isso, é claro, depende muito do seu nicho de atuação e dos seus clientes. Caso você venda produtos artesanais, por exemplo, investir no Elo7 pode ser muito mais vantajoso do que no Magazine Luiza ou na Amazon. Pois, esse é o principal nicho da plataforma. E muitos consumidores, quando querem comprar produtos artesanais, pesquisam primeiro no Elo7.
Assim como quem vende móveis ou produtos de decoração, pode se beneficiar bastante de atuar com o Madeira Madeira ou até com a Leroy Merlin.
Além disso, é importante entender qual é o seu capital de giro. Porque cada marketplace tem uma política diferente em relação ao repasse.
No Mercado Livre, por exemplo, você recebe o valor da compra em 2 dias após a entrega. E depois disso pode liberar a antecipação do seu dinheiro no mesmo dia. No Magazine Luiza, o repasse é semanal. Nas Americanas, quinzenal e nos marketplaces da Via são 2 ciclos de repasse dentro do mês.
Não se esqueça de conferir os custos associados. O Mercado Livre, por exemplo, tem custo zero para a manutenção. O vendedor apenas paga a porcentagem relativa à comissão estipulada.
Na Amazon, o valor depende do plano escolhido. No plano individual, a plataforma cobra R$2 para cada item disponibilizado e mais a porcentagem de vendas. No plano profissional, a mensalidade é de R$19 mais a comissão.
Assim, entenda que não há um marketplace que seja ideal. Já que tudo dependerá do seu nicho, dos produtos que vende, do capital de giro e do quanto pode pagar por mês.
Como vender mais pelo marketplace?
Quer melhorar suas vendas via marketplace, mas não sabe como conseguir isso? Confira as dicas que separamos.
1- Entenda as exigências da plataforma
Antes de mais nada, é preciso que você cumpra todas as exigências da plataforma. Caso contrário, poderá sofrer penalidades e reduzir o seu alcance.
Por isso, entenda:
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quais produtos podem ser vendidos no marketplace;
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quais são as regras para inclusão de imagens e vídeos;
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o que pode ou não ser usado no título e o tamanho dele;
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como é feita a classificação dos produtos;
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quais são as exigências em relação aos prazos de entrega e avaliação dos clientes;
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como funcionam as disputas;
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entre outros pontos.
Não se atentar a essas questões, pode trazer penalidades para a sua conta, inclusive você pode acabar sendo proibido de vender pelo marketplace.
2- Classifique corretamente os produtos
A classificação envolve a indicação da categoria de cada produto. Isso é muito importante para que o cliente encontre esses itens durante a sua navegação. Vamos supor que um cliente esteja querendo comprar geladeira e esteja navegando por eletrodomésticos para cozinha.
Se você classificar sua geladeira como eletrônicos ou móveis, o seu anúncio não irá aparecer para os potenciais compradores e você acabará perdendo vendas.
Parece algo simples, mas muitos ainda não se atentam a importância dessa classificação. Quando bem categorizados, as chances de vendas aumentam, pois haverá mais visualizações durante a navegação.
A classificação, além da categoria, pode envolver o título, as características e as necessidades do público-alvo. Se você vende um produto que pode se encaixar em mais de uma categoria, acrescente tags relacionadas.
Por exemplo, uma furadeira pode ser enquadrada como ferramenta e também como eletrônico. Nesse caso, coloque-a na categoria ferramenta como principal e adicione tags para categorias extras.
3- Faça uma boa descrição
A descrição é crucial para que o cliente tenha mais confiança no que você vende e possa entender melhor o seu produto. Além disso, ao usar as palavras-chaves corretas, você aumenta as chances do seu anúncio ficar bem classificado no Google e ser facilmente encontrado nas pesquisas dos usuários.
Comece com um título adequado e condizente ao que você vende. Use a palavra-chave principal para o produto.
Na descrição, seja claro, realista e tente sanar todas as dúvidas que o cliente possa ter, por não estar vendo o seu produto.
Por exemplo, se você vende peças de roupa, adicione a tabela de medidas, o tecido, os cortes, estampas e outros detalhes cruciais para que o consumidor consiga visualizar o produto e entender tudo o que está incluído na sua oferta.
Descrições fracas ou mal feitas, além de tudo, geram insegurança no consumidor. E o usuário pode acabar preferindo outro anúncio.
4- Cuidado com a apresentação dos produtos
A apresentação dos produtos também deve ser feita de forma profissional, para que você passe segurança ao usuário. Lembre-se que, em um marketplace, existem centenas de outros vendedores que podem estar vendendo exatamente o mesmo produto.
Assim, é a apresentação que fará com que o usuário se sinta instigado a comprar de você e não do concorrente.
Use fotos nítidas e reais dos produtos, com as resoluções de acordo com a plataforma. Se possível, adicione alguma imagem ou vídeo do produto sendo usado. Por exemplo, ao vender um vestido, tente colocar um vídeo de uma modelo em movimento com a peça. Assim, o usuário terá noção do caimento e estilo.
5- Tenha preços competitivos
Os marketplaces são locais de altíssima concorrência. Por isso, se os seus preços não forem competitivos, dificilmente você conseguirá se destacar.
Se o preço for muito alto, você acabará afastando os consumidores. Mas se ele for muito abaixo da média, poderá causar desconfiança de que seu anúncio é um golpe. Então, tente manter a coerência.
E, claro, não se esqueça de manter a margem de lucro para a operacionalização do seu negócio.
Para fazer a precificação, considere os seus custos, o preço médio dos demais vendedores, quem é o seu público e o quanto essas pessoas estão dispostas a pagar e os seus diferenciais.
Por exemplo, você pode cobrar um pouco mais caro se oferecer algo visto como diferencial pelos seus clientes. Como uma entrega mais rápida ou um atendimento de qualidade.
6- Cuide do frete e do tempo de entrega
Ninguém quer comprar algo em um marketplace e demorar meses para receber. Por isso, se você trabalha com um tempo de entrega mais rápido, pode acabar se diferenciando e vendendo mais. O mesmo caso tenha um valor de frete mais competitivo que a média dos seus concorrentes.
Para conseguir isso, você deve buscar por transportadoras parceiras, que ofereçam serviços mais ágeis e econômicos.
Além disso, otimizar seus processos internos também é essencial. Reduzindo o tempo de separação no estoque, embalagem e despacho.
Cuidado com o frete grátis. Tenha certeza de que ele não irá impactar na sua lucratividade.
7- Busque por boas avaliações
Um vendedor com muitas avaliações positivas é sempre visto com mais confiança pelos usuários. E, consequentemente, ele consegue vender mais.
Então, pense em uma estratégia para receber mais avaliações positivas. Você pode, por exemplo, criar campanhas com uma política de desconto para a próxima compra para quem der um review do produto na sua página.
E o marketplace do Facebook?
Para vender mais no marketplace do Facebook, você pode seguir a maioria das dicas que demos acima. As mais importantes são:
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investir em boas imagens dos produtos;
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trabalhar com vídeos curtos, de preferência mostrando o produto em ação;
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entender quais horários seu público acessa mais a rede social;
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incluir descrições com as principais palavras-chaves;
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impulsionar os classificados no marketplace, transformando-os em anúncios no Facebook;
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oferecer diferentes formas de pagamento.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu as principais dicas para vender mais em marketplace. Entendeu que é importante escolher corretamente a plataforma de vendas, considerando o produto que você vende e o público que deseja atingir. E também viu dicas essenciais em relação à categorização, descrição e uso de imagens.
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