Se você é uma pessoa que gosta de se manter por dentro do que acontece no mundo do marketing ou deseja montar uma loja virtual, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar em mobile first.
Cada vez mais, a atenção das pessoas concentra-se em seus dispositivos móveis, o que fez com que os smartphones se tornassem a principal tela dos consumidores.
Por se tratar de uma tecnologia prática, ágil e descomplicada, os aparelhos móveis conquistaram os nossos corações, olhares e se tornaram quase uma extensão de nossos corpos.
Se refletirmos sobre todas as mudanças de comportamento devido ao boom dos smartphones, faz todo sentido pensar primeiro na experiência de quem usa o mobile, não é?
Quer compreender melhor o que é mobile first? Então, continue conosco até o final e aproveite a leitura!
O que é mobile first?
O conceito de mobile first diz respeito à criação de um projeto para web ou de um site que favorece a experiência em dispositivos móveis, somente depois são feitas as adaptações para o desktop ou para outras plataformas.
Ou seja, a arquitetura e o desenvolvimento do site são pensados primeiramente para o formato móvel, diferente do que acontece na maioria das vezes.
Mesmo com inúmeras pesquisas que apontam a adesão e a preferência dos consumidores pelo mobile, o desktop ainda acaba sendo escolhido como tela principal, fazendo com que os sites tenham menos eficiência do que poderiam ter.
Caso esteja se perguntando quando surgiu esse conceito e quem foi o responsável por elaborá-lo, saiba que ele foi criado por Luke Wroblewski entre 2009 e 2010.
Por que usar o mobile first?
Segundo um estudo feito pela Cupom Válido com base nos dados do The World Bank e Statista, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de usuários de smartphones ativos.
Ainda, de acordo com um relatório da AppAnni, os brasileiros são os que passam mais horas por dia no celular.
Considerando esse cenário e o desejo de garantir que os consumidores tenham a melhor experiência possível dentro de um site, por que deixamos de lado o mobile?
Ao reconhecer que as pessoas passam mais tempo em seus dispositivos novos, passamos a conhecer diversas oportunidades para e-commerce por causa desse hábito.
E, consequentemente, o investimento no mobile first se torna urgente para aqueles que querem se destacar na internet.
Outro ponto que vale a pena ser destacado é que, desde 2015, o Google passou a considerar a responsividade dos sites como um critério importante para garantir o ranqueamento.
Quais são as vantagens de aplicar essa técnica?
Como você viu, o mobile first é uma técnica indispensável para aqueles que se preocupam em oferecer uma experiência completa e altamente satisfatória aos seus potenciais clientes.
Inclusive, podemos dizer que, cada vez mais, essa tendência entrega inúmeros benefícios aos sites. Confira algumas de suas vantagens abaixo:
Melhor posicionamento no Google
Em 2018, o Google comunicou que o seu sistema de indexação e de rankeamento passariam a trabalhar com base no conceito de mobile first.
Essa mudança ocorreu, justamente, porque a quantidade de acessos por smartphones superou as navegações por desktop.
Como o buscador leva a sério o compromisso de melhorar a experiência de seus usuários, caso o seu site não possua um design responsivo e não seja otimizado para dispositivos móveis, as chances de ficar para trás são bem grandes.
Experiência do usuário mais agradável
Conforme falamos anteriormente, o desenvolvimento de um site focado no mobile first contribui para que os usuários tenham uma experiência mais agradável e positiva.
O que acontece é que a hierarquia das informações muda e os desenvolvedores acabam optando por um design mais limpo, conciso e funcional, utilizando cada espaço com sabedoria.
Dessa forma, conseguimos desfrutar de um site mais intuitivo e sem conteúdos irrelevantes.
Carregamento da página mais rápido
Pelo fato de que os desenvolvedores buscam eliminar as informações menos pertinentes e tentam priorizar o que é, realmente, relevante aos usuários, o carregamento da página fica mais rápido e eficiente.
A partir do momento em que há uma priorização do que deve ser exibido, se torna possível criar sites mais leves, capazes de carregar de forma progressiva e funcional.
As boas práticas do mobile first também exigem que as imagens e os vídeos sejam otimizados, garantindo que o desempenho do site não seja prejudicado.
Credibilidade maior para a empresa
Quando você se compromete em oferecer uma experiência positiva aos seus potenciais clientes, consegue conquistar a confiança deles e reduzir a taxa de churn.
Isso porque não existe nada mais satisfatório do que navegar em um site que funciona perfeitamente bem, sem gerar dores de cabeça.
Como consumidor, você sabe como é desanimador abrir um e-mail marketing que não carrega corretamente em seu smartphone, demorando mais do que deveria para exibir todas as informações, e que ainda chega desconfigurado.
Agora que já conhece os benefícios de aplicar o mobile first em seu site ou no e-mail de sua empresa, confira outros conteúdos valiosos em nosso blog!