Dentro das estratégias de marketing de conteúdo, o e-mail marketing, um dos formatos mais importantes de comunicação entre a empresa e o cliente, possui diferentes tipos de campanhas, seja para promoções, conteúdos e até mesmo as famosas newsletter.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail não é uma formato de comunicação ultrapassado. Afinal, desde os primórdios da internet, esse formato de correio eletrônico está presente trazendo agilidade e segurança nas comunicações, podendo ser utilizado pelas marcas como uma estratégia repleta de benefícios.
Nesse conteúdo, iremos contar para você sobre os e-mails informativos - mais conhecidos como newsletter -, um formato de conteúdo que divulga notícias, artigos e o que mais for relevante para o lead ou cliente.
Quer saber mais características dessa estratégia, suas funções e qual a melhor maneira de colocá-la em prática? Confira o conteúdo completo abaixo!
O que é uma newsletter?
Seja através de textos simples, ou com recursos mais robustos do marketing digital, a newsletter serve para estreitar a relação entre remetente e destinatário. Dessa forma, é utilizada regularmente como um meio de comunicação de uma marca, empresa ou empreendedor com seus contatos.
As newsletters tradicionais podem ser consideradas como boletins informativos, onde o seu maior objetivo é compartilhar informações valiosas, afinal foi esse o motivo pelo qual o lead se inscreveu para essa lista.
O conteúdo presente nesse tipo de e-mail costuma reunir informações, de um determinado período de tempo, mais relevantes para o destinatário, com o intuito de conquistar a atenção do público e fortalecer a imagem de autoridade da marca, seja com um artigo de blog, notícias da empresa ou setor de atuação, estudos de caso, entre outros.
Além de ser o tipo de correio eletrônico mais enviado por empresas, esses conteúdos informativos costumam estar em primeiro lugar quando o assunto é a aceitação dos inscritos.
Porém, antes de buscar inserir esse tipo de estratégia em seu planejamento, é importante saber que essa ferramenta não tem como objetivo principal a venda, mas sim no relacionamento com o potencial cliente e no aumento de tráfego orgânico do seu site.
Por isso, em uma newsletter geralmente a Call To Action (CTA) costuma convidar o leitor a acessar o site ou determinado conteúdo inserido no e-mail.
Quando realizar o envio desse tipo de conteúdo?
Assim como outros tipos de e-mails, os disparos de newsletters devem seguir os critérios de periodicidade.
Por isso, crie um cronograma de disparos, seja ele semanal, quinzenal ou mensal, e o siga à risca. Afinal, envios aleatórios podem confundir o público, da mesma forma que e-mails diários podem irritá-los.
Apesar de não existir uma periodicidade padrão para esse tipo de conteúdo, você pode estabelecer a sua com base na frequência de materiais criados pelo seu negócio. Além disso, também é possível fazer pesquisas com os assinantes da sua newsletter, para saber o que estão achando dessa continuidade.
Como se faz uma newsletter?
Além de ser um ótimo canal para divulgar notícias e fatos institucionais, a newsletter é uma das principais ferramentas para nutrição de leads, possibilitando que os usuários recebam as informações necessárias para avançarem em sua jornada de compra.
Está pronto para começar a produzir conteúdos estratégicos e garantir uma melhor captação de leads? Confira abaixo algumas dicas para criar newsletters cada vez mais valiosas.
Busque produzir conteúdos relevantes
Esse tipo de e-mail não deve ser feito apenas com o intuito de divulgar promoções ou chamadas para vendas, por isso pode fazer com que as pessoas marquem seus e-mails como spam.
Por isso, busque sempre por conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público, estejam eles presentes no blog da sua marca ou até mesmo em fontes externas sobre o seu setor.
Dessa forma, você cria um relacionamento de confiança com o consumidor e, consequentemente, abre novas oportunidades de efetivação de vendas.
Aposte em templates e textos atraentes
A parte visual de uma newsletter é tão importante quanto o seu conteúdo, por isso é importante levar em consideração as boas práticas do copywriting e design.
Aqui, a principal dica é apostar em templates simples, com cores agradáveis e boa escaneabilidade, utilizando textos e imagens alternadas, evitando blocos excessivos de cada um desses complementos e até mesmo problemas de carregamento, no caso das imagens.
Antes de se preocupar com o conteúdo do e-mail, primeiro é preciso incentivar o lead a abri-lo. Por isso, você deve fazer chamadas que despertem a curiosidade do leitor e destaque o seu conteúdo em meio a tantas outras mensagens recebidas.
Envie apenas quando for relevante
Se o objetivo central da newsletter é aproximar o leitor da marca, você não vai querer causar um efeito contrário perante seu público, né?!
Por isso, lembre-se que conteúdos que convertem são aqueles que apresentam utilidade para o leitor, seja para solucionar uma dúvida, apresentar solução para um problema, ou novas possibilidades de seu interesse.
Nesse sentido, o ideal é que você tenha o maior número de informações possível sobre seus leitores, podendo segmentar as mensagens e garantindo uma assertividade muito maior em seus disparos.
Utilize uma plataforma de automação de e-mail
Utilizar uma plataforma de automação em seus e-mail pode garantir muitas vantagens, como a automatização e análise dos envios, segmentação da base de contatos, entre muitos outros!
Além de tornar todo o seu trabalho mais fácil, as ferramentas de automação também são importantes para deixá-lo mais profissional.
Descubra aqui: RD Station ou ActiveCampaign: qual é a melhor opção para empresas?
Faça testes e acompanhe as métricas
Testar seus materiais e entender como o seu público está reagindo a eles também é um passo muito importante para a implementação dessa estratégia.
As ferramentas de e-mail marketing utilizadas para seus disparos costumam fornecer diversas métricas importantes para avaliar o desempenho de cada campanha, além de permitir a visualização do conteúdo pronto para a avaliação de possíveis pontos desfavoráveis.
Observar essas métricas é indispensável para o sucesso de sua estratégia de newsletter e, consequentemente, para uma boa taxa de retorno sobre o investimento (ROI).
Afinal, qual a importância da newsletter?
Oferecer um bom serviço de informação para seus clientes é uma ação indispensável para mantê-los, além de informados, interessados no que sua empresa pode oferecer.
Para isso, existem pontos primordiais para a sua marca que mostram como as estratégias de newsletter podem ser importantes, como:
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Deixar sua comunicação com a audiência ainda mais eficaz;
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Transformar sua marca em uma fonte de informação;
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Ser autoridade em seu nicho de mercado;
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Preparar e converter seu futuro cliente com mais precisão;
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Conquistar a confiança e fidelidade do seu público.
Agora que você já sabe a importância de uma boa estratégia de e-mail marketing e como uma newsletter pode ser extremamente eficaz para se comunicar com o público e estabelecer a autoridade de sua marca, chegou a hora de colocar essa ação em prática.
Para isso, basta seguir as boas práticas citadas acima e incrementar o seu planejamento com outras diferentes estratégias do marketing digital.
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