Se você parasse para avaliar os gastos em marketing digital feitos pelo seu negócio no último ano, você diria que foi um custo ou investimento?
Ou ainda, o retorno sobre o valor investido em marketing foi positivo, negativo ou você não sabe quantificar?
Se não consegue responder a essas perguntas, uma coisa é certa: você não está investindo em Marketing Digital da maneira correta e isso está te custando um preço alto, e pior você possivelmente acredita que o marketing digital não traz resultados reais, não funciona, ou ainda, não serve para a sua empresa.
Muitos negócios não percebem a importância e impacto que o marketing traz, por não saberem como avaliar e como mensurar resultados.
Se você é empresário e acredita que o marketing digital é desnecessário ou não compensa, você antes de investir precisa avaliar o "o que" está fazendo, “por que” está fazendo e quais resultados espera de cada ação.
E pra te ajudar, elencamos abaixo 7 pontos importantes para você começar a investir na área, e principalmente, enxergar os resultados e retornos dos seus investimentos.
Então vamos lá!
1º) Crie a sua presença online, e isso você consegue através de um site, redes sociais, Google Meu Negócio, etc.
2º) Reserve uma % do seu faturamento para investir em marketing digital. Dica: Se você não investe nenhum real, comece a destinar pelo menos 1% do seu faturamento para o marketing;
3º) Avalie quais resultados você espera ter com as ações a serem adotadas;
4º) Crie um planejamento de marketing;
5º) Dedique mais tempo as redes sociais do seu negócio;
6º) Tenha alguém ou uma agência especializada para te direcionar e evitar que você desperdice dinheiro e tempo;
7º) Acompanhe as métricas e resultados obtidos, aprimore o que funcionou e mude o que não foi como o esperado.
Estes pontos acima são importantes para evitar que uma frase icônica de John Wanamaker seja uma realidade na sua empresa:
"Metade do orçamento para publicidade é desperdiçado. Só não sei qual metade."
E assim como já disse este grande varejista mundial, muitos negócios que investem, acreditam ser um desperdício o investimento, mas não sabe quantificar o quanto foi desperdiçado.
Tenha clareza nas suas estratégias de marketing digital e boas vendas!