O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?

Por Aricia Faria 24/07/2020
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Para quem ainda não sabe, a automação de marketing significa utilizar a tecnologia, por meio dos softwares, para agir de forma personalizada e escalável nos canais on-line baseando-se no interesse de navegação dos usuários. Reduzindo custos e garantindo a proximidade, que é essencial para fidelizar o público-alvo.
 
É entender exatamente o interesse do lead (potencial cliente) e quão próximo da compra ele está. E embasando nisso, oferecer informações precisas e segmentadas para nutrir o interesse do internauta sobre uma marca.
 
Confira alguns benefícios que Automação de Marketing podem trazer ao seu negócio.
 
1 – PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE CONTATOS QUALIFICADO
Com a automação de marketing, você cria sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca. 
 
Se você tem um site, por exemplo, consegue captar os dados dos visitantes por meio de landing pages - páginas únicas geradas oferecer uma vantagem em troca de contatos (geralmente e-mails e número de WhatsApp). Seus visitantes preencherão seus dados voluntariamente e assim você conseguirá conectar e engajar-se com esses possíveis clientes.
 
Uma dica crucial para nutrir esse relacionamento é enviar conteúdos para os usuários de acordo com os interesses de navegação deles no site da sua empresa.
 
2 - COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA
Tendo na ferramenta de automação todos os dados de navegação e de contato dos seus visitantes, fica mais fácil persuadi-los a se tornarem clientes. Isso porque você não os abordará com conteúdos genéricos e com pouco poder de engajamento. Você conseguirá ir direto ao ponto, baseando-se nos verdadeiros interesses dos seus leads. 
 
Para sermos mais claros, vamos exemplificar:
Você tem um site de joias, e pela plataforma de automação notou que uma pessoa preencheu uma Landing Page sobre signos, relacionada a sua nova coleção de peças do zodíaco.
 
Você tem o e-mail desse usuário e sabe do seu possível interesse por astrologia. O que você faz?
 
Envia um e-mail abordando temas genéricos sobre joias, ou um específico falando sobre sua nova coleção que demonstra o poder místico e a influência dos signos?
 
Se a segunda opção foi a sua resposta, você está correto!
 
Informações precisas e segmentadas fidelizam mais rápido, e a automação de marketing será a sua melhor aliada para te ajudar nesse processo.
 
3 - IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE VENDA
Com a automação de marketing, você analisa o comportamento do público e utiliza essas informações para identificar quem está mais próximo de se tornar cliente.
 
As plataformas de automação de marketing permitem a criação de uma pontuação para cada um dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles.
 
4 - NUTRIÇÃO DE LEADS QUE NÃO ESTÃO PRONTOS
Nem todos os clientes estão no momento ideal de compra, certo? O seu consumidor pode estar com outras prioridades e por isso acaba adiando a aquisição de seu produto/serviço. Contudo, ele não deixa de ser um lead (potencial cliente), e em algum momento poderá realizar a compra de fato. 
 
E como fazer com que esse potencial cliente permaneça interessado por sua marca até o momento de decisão de compra? Simples, basta fornecer informações de forma consistente para ele. Por meio da automação, você nutre esse relacionamento por um longo período de forma eficiente e com poucos esforços, agregando valor e gerando credibilidade na mente desse lead.
 
5 - EQUIPE DE VENDAS RECEBEM CLIENTES MAIS INTERESSADOS
Se você já trabalhou com vendas, provavelmente entrou em contato com diversas pessoas desinteressadas no seu produto e serviço.
 
E isso ocorre por falta de segmentação, que é tão importante para selecionar quais são os contatos que têm chances de se tornarem clientes.
 
A automação de marketing permite que não só os contatos sejam classificados como oportunidades como também direcionar esses contatos para o time de vendas. 
 
Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, os colaboradores também podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.
 
6 - MAIS CLIENTES FIDELIZADOS
Fidelizar clientes é ir além daqueles emails e notificações logo após a compra de um produto. Esse tipo de mensagem é importante, mas existem outras possibilidades.
 
A questão é manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de produto que você oferece, como por exemplo:
 
• Pesquisas de satisfação;
• Emails com dicas de utilização do produto;
• Descontos especiais para realizar novas compras;
• Produtos complementares aos adquiridos.
 
Tenha em mente o tipo de produto que você oferece e quais tipos de informações podem ser relevantes para o cliente. Isso vai ajudar na hora de criar o conteúdo que será enviado a partir dos fluxos de automação.
 
É muito benefício, né?
 
Se você deseja adquirir a automação de marketing como aliado no processo de vendas do seu negócio, conte com quem é especialista. 
 
A BeeOn, em parceria com a Resultados Digitais, te oferece todo aparato para potencializar suas vendas por meio do Marketing Digital.
 
Se essa é a mudança que procura, entre em contato conosco!

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