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O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?

Por Aricia Faria 24/07/2020
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A automação de marketing é um termo muito usado nas estratégias de marketing digital. O termo se relaciona ao uso da tecnologia, especialmente de softwares, para agir de forma personalizada e escalável nos canais on-line baseando-se no interesse de navegação dos usuários. Reduzindo custos e garantindo a proximidade, que é essencial para fidelizar o público-alvo.

Assim, ao realizar a automação é possível avaliar em qual etapa de compra o lead está e quais informações devem ser oferecidas a este usuário, aumentando o interesse dele pela sua marca e também as chances de compra.

Quer entender melhor e descobrir por que você deveria investir na automação de marketing? Siga conosco!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste em usar tecnologias e softwares específicos para compreender e agir de forma escalável e personalizada com os leads (pessoas que interagem com a sua marca) nos vários canais online do seu negócio.

Muitas pessoas pensam que automação de marketing se refere a qualquer ação automatizada, como via redes sociais, e-mail marketing, uso de chatbots etc. Porém, o termo não se refere a ações pontuais, mas sim a automação de todo o processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra, dispensando a necessidade de ações manuais.

Embora possa ser usada em qualquer estratégia, a automação de marketing costuma ser mais empregada em estratégias de Inbound Marketing, automatizando a gestão dos leads no funil de vendas, fazendo com que eles adentrem ao funil e cheguem até a fase de conversão.

Quais os benefícios de investir em automação de marketing?

Investir em automação em marketing é uma excelente maneira de conseguir ótimos resultados nas suas estratégias. Veja os benefícios.

Processo de captação de leads qualificado

Com a automação de marketing, você cria sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca. 

Se você tem um site, por exemplo, consegue captar os dados dos visitantes por meio de landing pages - páginas únicas geradas oferecer uma vantagem em troca de contatos (geralmente e-mails e número de WhatsApp). Seus visitantes preencherão seus dados voluntariamente e assim você conseguirá conectar e engajar-se com esses possíveis clientes.

Uma dica crucial para nutrir esse relacionamento é enviar conteúdos para os usuários de acordo com os interesses de navegação deles no site da sua empresa.

Comunicação personalizada

Tendo na ferramenta de automação todos os dados de navegação e de contato dos seus visitantes, fica mais fácil persuadi-los a se tornarem clientes. Isso porque você não os abordará com conteúdos genéricos e com pouco poder de engajamento. Você conseguirá ir direto ao ponto, baseando-se nos verdadeiros interesses dos seus leads. 

Para sermos mais claros, vamos exemplificar:

Você tem um site de joias, e pela plataforma de automação notou que uma pessoa preencheu uma Landing Page sobre signos, relacionada a sua nova coleção de peças do zodíaco.

Você tem o e-mail desse usuário e sabe do seu possível interesse por astrologia. O que você faz?

Envia um e-mail abordando temas genéricos sobre joias, ou um específico falando sobre sua nova coleção que demonstra o poder místico e a influência dos signos?

Se a segunda opção foi a sua resposta, você está correto!

Informações precisas e segmentadas fidelizam mais rápido, e a automação de marketing será a sua melhor aliada para te ajudar nesse processo.

Identificar oportunidades de vendas

Com a automação de marketing, você analisa o comportamento do público e utiliza essas informações para identificar quem está mais próximo de se tornar cliente.

As plataformas de automação de marketing permitem a criação de uma pontuação para cada um dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles.

Nutrição de leads não qualificados

Nem todos os clientes estão no momento ideal de compra, certo? O seu consumidor pode estar com outras prioridades e por isso acaba adiando a aquisição de seu produto/serviço. Contudo, ele não deixa de ser um lead (potencial cliente), e em algum momento poderá realizar a compra de fato. 

E como fazer com que esse potencial cliente permaneça interessado por sua marca até o momento de decisão de compra? Simples, basta fornecer informações de forma consistente para ele. Por meio da automação, você nutre esse relacionamento por um longo período de forma eficiente e com poucos esforços, agregando valor e gerando credibilidade na mente desse lead.

Mais leads qualificados para as equipes de vendas

Se você já trabalhou com vendas, provavelmente entrou em contato com diversas pessoas desinteressadas no seu produto e serviço.

E isso ocorre por falta de segmentação, que é tão importante para selecionar quais são os contatos que têm chances de se tornarem clientes.

A automação de marketing permite que não só os contatos sejam classificados como oportunidades como também direcionar esses contatos para o time de vendas. 

Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, os colaboradores também podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.

Mais clientes fidelizados

Fidelizar clientes é ir além daqueles e-mails e notificações logo após a compra de um produto. Esse tipo de mensagem é importante, mas existem outras possibilidades.

A questão é manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de produto que você oferece, como por exemplo:

• Pesquisas de satisfação;

• Emails com dicas de utilização do produto;

• Descontos especiais para realizar novas compras;

• Produtos complementares aos adquiridos.

Tenha em mente o tipo de produto que você oferece e quais tipos de informações podem ser relevantes para o cliente. Isso vai ajudar na hora de criar o conteúdo que será enviado a partir dos fluxos de automação.

Quais as ferramentas de automação de marketing?

Existem inúmeras ferramentas de automação de marketing. Para escolher a melhor, é preciso considerar as suas necessidades, estratégias, qualificação do time e possibilidades de uso de cada uma delas. Veja algumas das principais.

Hubspot

A Hubspot é uma das ferramentas de automação mais usadas em toda a América Latina e no mundo, em geral.

Essa é uma das ferramentas mais completas que vai muito além do disparo de e-mail marketing. Com a Hubspot é possível enviar notificações internas, pontuar leads, criar uma página específica para cada visitante, verificar a eficácia dos e-mails disparados e ainda oferece serviços de CRM e vendas.

Active Campaign

Outra ferramenta bastante completa é a Active Campaign. Ela apresenta uma interface bastante amigável. Por meio das suas diversas funções, a plataforma permite criar experiências otimizadas com os seus clientes, automatizando inúmeros processos internos de marketing, vendas e suportes.

Diferentemente de outras soluções robustas, como a Hubspot, a Active Campaign pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos, já contando com várias automações pré-definidas com automação de marketing, disparo de e-mail marketing, CRM e learn machine.

Leadlovers

A Leadlovers é uma plataforma de automação focada no relacionamento entre marca e leads. São várias as funcionalidades oferecidas, como hospedagem de domínios ilimitados, criação de sequência de e-mails, CRM e até a possibilidade de inserir o seu curso online dentro da área de membros.

Isso porque a ferramenta se integra com as principais plataformas de afiliados, como a Hotmart, e com os principais mecanismos de pagamentos, como PayPal e PagSeguro. Por isso é uma ótima opção para os criadores de conteúdos digitais.

RD Station

O RD Station é o software da Resultados Digitais e é referência para e-mail marketing e ferramentas de automação.

A solução é brasileira e oferece uma análise completa dos leads, de acordo com o perfil e interesse de cada um. Também oferece suporte na criação de conteúdo de acordo com a etapa do funil.

A ferramenta ainda permite gerenciar blogs, landing pages, mídias sociais e SEO.

Sendinblue

A Sendinblue é uma das ferramentas de automação de marketing mais usadas na Europa. A principal vantagem que ela oferece é a facilidade de uso, permitindo criar e-mails simplesmente arrastando e soltando.

Com isso, você conseguirá produzir e-mails bonitos e funcionais. Além disso, é possível criar fluxos de trabalho e segmentar usuários. Permite, também, selecionar o melhor momento para enviar e-mails em massa usando os algoritmos de AI, garantindo eficiência máxima na entrega dos e-mails.

Mautic

A Mautic é uma das plataformas mais conhecidas do mundo, com inúmeras funcionalidades. Entre elas a possibilidade de baixar e instalar uma ferramenta de automação de marketing gratuita e de código aberto.

Com ela, você poderá realizar diferentes funções de automação, como: nutrição de leads, gestão de contatos, campanhas de marketing, programa de e-mail marketing sequencial, monitoramento de mídias sociais, landing pages, funil de vendas etc.

Mailchimp

De todas as ferramentas, o Mailchimp é a mais básica, focada basicamente no disparo de e-mail marketing e com poucas funcionalidades de automação. Porém, é uma ferramenta gratuita e pode ser interessante para quem está começando.

Com ele, você poderá qualificar seus leads, fazer a nutrição deles, criar estratégias de e-mail para abandono de carrinho e agendar o envio dos disparos.

Conclusão

Já deu para notar que a automação em marketing é importantíssima para alcançar resultados ainda melhores com suas estratégias digitais, não é mesmo? Porém, para conseguir isso, é importante contar com profissionais preparados, tanto para desenhar suas ações, com para colocá-las em prática.

A BeeOn trabalha com as melhores ferramentas de automação de marketing, em parceria com a Resultados Digitais, com todo o corpo técnico necessário para potencializar suas vendas. Está precisando melhorar seus resultados? Venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!


 

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