logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?

Por Aricia Faria 24/07/2020
Compartilhe

A automação de marketing é um termo muito usado nas estratégias de marketing digital. O termo se relaciona ao uso da tecnologia, especialmente de softwares, para agir de forma personalizada e escalável nos canais on-line baseando-se no interesse de navegação dos usuários. Reduzindo custos e garantindo a proximidade, que é essencial para fidelizar o público-alvo.

Assim, ao realizar a automação é possível avaliar em qual etapa de compra o lead está e quais informações devem ser oferecidas a este usuário, aumentando o interesse dele pela sua marca e também as chances de compra.

Quer entender melhor e descobrir por que você deveria investir na automação de marketing? Siga conosco!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste em usar tecnologias e softwares específicos para compreender e agir de forma escalável e personalizada com os leads (pessoas que interagem com a sua marca) nos vários canais online do seu negócio.

Muitas pessoas pensam que automação de marketing se refere a qualquer ação automatizada, como via redes sociais, e-mail marketing, uso de chatbots etc. Porém, o termo não se refere a ações pontuais, mas sim a automação de todo o processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra, dispensando a necessidade de ações manuais.

Embora possa ser usada em qualquer estratégia, a automação de marketing costuma ser mais empregada em estratégias de Inbound Marketing, automatizando a gestão dos leads no funil de vendas, fazendo com que eles adentrem ao funil e cheguem até a fase de conversão.

Quais os benefícios de investir em automação de marketing?

Investir em automação em marketing é uma excelente maneira de conseguir ótimos resultados nas suas estratégias. Veja os benefícios.

Processo de captação de leads qualificado

Com a automação de marketing, você cria sua base de contatos com pessoas realmente interessadas nos produtos da sua marca. 

Se você tem um site, por exemplo, consegue captar os dados dos visitantes por meio de landing pages - páginas únicas geradas oferecer uma vantagem em troca de contatos (geralmente e-mails e número de WhatsApp). Seus visitantes preencherão seus dados voluntariamente e assim você conseguirá conectar e engajar-se com esses possíveis clientes.

Uma dica crucial para nutrir esse relacionamento é enviar conteúdos para os usuários de acordo com os interesses de navegação deles no site da sua empresa.

Comunicação personalizada

Tendo na ferramenta de automação todos os dados de navegação e de contato dos seus visitantes, fica mais fácil persuadi-los a se tornarem clientes. Isso porque você não os abordará com conteúdos genéricos e com pouco poder de engajamento. Você conseguirá ir direto ao ponto, baseando-se nos verdadeiros interesses dos seus leads. 

Para sermos mais claros, vamos exemplificar:

Você tem um site de joias, e pela plataforma de automação notou que uma pessoa preencheu uma Landing Page sobre signos, relacionada a sua nova coleção de peças do zodíaco.

Você tem o e-mail desse usuário e sabe do seu possível interesse por astrologia. O que você faz?

Envia um e-mail abordando temas genéricos sobre joias, ou um específico falando sobre sua nova coleção que demonstra o poder místico e a influência dos signos?

Se a segunda opção foi a sua resposta, você está correto!

Informações precisas e segmentadas fidelizam mais rápido, e a automação de marketing será a sua melhor aliada para te ajudar nesse processo.

Identificar oportunidades de vendas

Com a automação de marketing, você analisa o comportamento do público e utiliza essas informações para identificar quem está mais próximo de se tornar cliente.

As plataformas de automação de marketing permitem a criação de uma pontuação para cada um dos leads. Essa pontuação ajuda você a dividir o seu público de acordo com o engajamento deles.

Nutrição de leads não qualificados

Nem todos os clientes estão no momento ideal de compra, certo? O seu consumidor pode estar com outras prioridades e por isso acaba adiando a aquisição de seu produto/serviço. Contudo, ele não deixa de ser um lead (potencial cliente), e em algum momento poderá realizar a compra de fato. 

E como fazer com que esse potencial cliente permaneça interessado por sua marca até o momento de decisão de compra? Simples, basta fornecer informações de forma consistente para ele. Por meio da automação, você nutre esse relacionamento por um longo período de forma eficiente e com poucos esforços, agregando valor e gerando credibilidade na mente desse lead.

Mais leads qualificados para as equipes de vendas

Se você já trabalhou com vendas, provavelmente entrou em contato com diversas pessoas desinteressadas no seu produto e serviço.

E isso ocorre por falta de segmentação, que é tão importante para selecionar quais são os contatos que têm chances de se tornarem clientes.

A automação de marketing permite que não só os contatos sejam classificados como oportunidades como também direcionar esses contatos para o time de vendas. 

Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, os colaboradores também podem se especializar nas etapas finais do processo, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.

Mais clientes fidelizados

Fidelizar clientes é ir além daqueles e-mails e notificações logo após a compra de um produto. Esse tipo de mensagem é importante, mas existem outras possibilidades.

A questão é manter a sua marca na cabeça do cliente de uma forma positiva. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo do tipo de produto que você oferece, como por exemplo:

• Pesquisas de satisfação;

• Emails com dicas de utilização do produto;

• Descontos especiais para realizar novas compras;

• Produtos complementares aos adquiridos.

Tenha em mente o tipo de produto que você oferece e quais tipos de informações podem ser relevantes para o cliente. Isso vai ajudar na hora de criar o conteúdo que será enviado a partir dos fluxos de automação.

Quais as ferramentas de automação de marketing?

Existem inúmeras ferramentas de automação de marketing. Para escolher a melhor, é preciso considerar as suas necessidades, estratégias, qualificação do time e possibilidades de uso de cada uma delas. Veja algumas das principais.

Hubspot

A Hubspot é uma das ferramentas de automação mais usadas em toda a América Latina e no mundo, em geral.

Essa é uma das ferramentas mais completas que vai muito além do disparo de e-mail marketing. Com a Hubspot é possível enviar notificações internas, pontuar leads, criar uma página específica para cada visitante, verificar a eficácia dos e-mails disparados e ainda oferece serviços de CRM e vendas.

Active Campaign

Outra ferramenta bastante completa é a Active Campaign. Ela apresenta uma interface bastante amigável. Por meio das suas diversas funções, a plataforma permite criar experiências otimizadas com os seus clientes, automatizando inúmeros processos internos de marketing, vendas e suportes.

Diferentemente de outras soluções robustas, como a Hubspot, a Active Campaign pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos, já contando com várias automações pré-definidas com automação de marketing, disparo de e-mail marketing, CRM e learn machine.

Leadlovers

A Leadlovers é uma plataforma de automação focada no relacionamento entre marca e leads. São várias as funcionalidades oferecidas, como hospedagem de domínios ilimitados, criação de sequência de e-mails, CRM e até a possibilidade de inserir o seu curso online dentro da área de membros.

Isso porque a ferramenta se integra com as principais plataformas de afiliados, como a Hotmart, e com os principais mecanismos de pagamentos, como PayPal e PagSeguro. Por isso é uma ótima opção para os criadores de conteúdos digitais.

RD Station

O RD Station é o software da Resultados Digitais e é referência para e-mail marketing e ferramentas de automação.

A solução é brasileira e oferece uma análise completa dos leads, de acordo com o perfil e interesse de cada um. Também oferece suporte na criação de conteúdo de acordo com a etapa do funil.

A ferramenta ainda permite gerenciar blogs, landing pages, mídias sociais e SEO.

Sendinblue

A Sendinblue é uma das ferramentas de automação de marketing mais usadas na Europa. A principal vantagem que ela oferece é a facilidade de uso, permitindo criar e-mails simplesmente arrastando e soltando.

Com isso, você conseguirá produzir e-mails bonitos e funcionais. Além disso, é possível criar fluxos de trabalho e segmentar usuários. Permite, também, selecionar o melhor momento para enviar e-mails em massa usando os algoritmos de AI, garantindo eficiência máxima na entrega dos e-mails.

Mautic

A Mautic é uma das plataformas mais conhecidas do mundo, com inúmeras funcionalidades. Entre elas a possibilidade de baixar e instalar uma ferramenta de automação de marketing gratuita e de código aberto.

Com ela, você poderá realizar diferentes funções de automação, como: nutrição de leads, gestão de contatos, campanhas de marketing, programa de e-mail marketing sequencial, monitoramento de mídias sociais, landing pages, funil de vendas etc.

Mailchimp

De todas as ferramentas, o Mailchimp é a mais básica, focada basicamente no disparo de e-mail marketing e com poucas funcionalidades de automação. Porém, é uma ferramenta gratuita e pode ser interessante para quem está começando.

Com ele, você poderá qualificar seus leads, fazer a nutrição deles, criar estratégias de e-mail para abandono de carrinho e agendar o envio dos disparos.

Conclusão

Já deu para notar que a automação em marketing é importantíssima para alcançar resultados ainda melhores com suas estratégias digitais, não é mesmo? Porém, para conseguir isso, é importante contar com profissionais preparados, tanto para desenhar suas ações, com para colocá-las em prática.

A BeeOn trabalha com as melhores ferramentas de automação de marketing, em parceria com a Resultados Digitais, com todo o corpo técnico necessário para potencializar suas vendas. Está precisando melhorar seus resultados? Venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!


 

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
18/02/2022 - Audience Insights Facebook: o que é?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
MARKETING DIGITAL
20/07/2022 - 4 tipos de anúncio para sua empresa bombar
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
SEO
06/07/2022 - 10 estratégias de SEO para e-commerce
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
REDES SOCIAIS
12/04/2022 - Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
29/03/2022 - 10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022
E-COMMERCE
16/05/2022 - Qual a melhor plataforma de vendas online?
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
E-COMMERCE
13/07/2022 - Como criar minha loja online na Nuvemshop?
E-COMMERCE
01/08/2022 - Marketplace: 7 dicas para vender mais!
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.