Clubhouse: a rede social de voz
Se você é usuário ativo das redes sociais, com certeza viu ou ouviu algum post sobre o Clubhouse, a rede social de voz, que ganhou visibilidade no Brasil na última semana e caiu nas graças dos grandes influenciadores e produtores de conteúdo do país.
Mas o que é o Clubhouse?
Lançada em abril de 2020, a Clubhouse se pociona como uma rede social baseada em conteúdos de voz, e SOMENTE voz. Sem mensagens de texto ou imagens.
A aposta do Clubhouse é atrair as pessoas pelos conteúdos em áudio. Organizado em “salas de reunião”, é separado por temas específicos, em que você busca o conteúdo que mais te interessa e solicita a entrada nestas salas.
E o que mais chamou a atenção no cenário brasileiro, é o nível dos locutores, que tem promovido discussões e conversas de alto valor. Exemplo disso é a sala de empresários populares como Flávio Augusto, do Geração de Valor, Thiago Nigro, do Primo Rico, e Elon Musk, da Tesla, que foi um dos responsáveis pelo buzz da rede.
E por lá, você pode falar e ouvir sobre os mais diversos temas, como política, esporte, alimentação, organização, culinária, produtividade, e claro, sobre marketing.
Como funciona o Clubhouse?
A rede é organizada em salas de bate-papo, e os locutores são os únicos que podem enviar mensagens para os ouvintes, o que pode vir a ser um ponto negativo, uma vez que não promove a livre interação entre os membros da sala.
No entanto, o intermediador pode escolher algum membro para a conversa e aí assim, o diálogo começa a acontecer.
Se você é ouvinte de podcast, vai se interessar pela rede, uma vez que o formato além de ser em áudio, permite que as pessoas interajam, num bate-papo sem fim.
Como usar o Clubhouse?
Você só pode usar o Clubhouse se for convidado e se tiver um Iphone.
Sim, sim... Grandes pontos negativos da rede social, que já entra em um cenário de exclusão de grande parte dos interessados.
Como ser convidado para o Clubhouse?
Para usar a rede social você precisa ser convidado, isso mesmo, é uma rede social só para convidados. Outro ponto negativo importante a ser ressaltado.
Cada novo usuário tem dois convites para enviar aos amigos (desde que também sejam usuários do iOs). Então se você conhece alguém que já está usando, vale a pena ativar a sua rede de contatos e pedir para ser convidado, ou aguardar algum amigo ou boa alma te convidar.
E ai, será que a Clubhouse vai pegar? Será que conseguirá ser mais uma das grandes redes sociais?
O fato é que a adesão e busca pelo app está gigantesca, e seus números também impressionam, em menos de 10 meses já possui quase 1 milhão de usuários ativos. E os números não param de crescer, e se você é usuário do iOS clique aqui para baixar o app.