logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?

Por BeeOn 21/06/2022
Compartilhe

A hospedagem de site é uma definição importante quando você está pensando em criar o site do seu negócio. Esse é o “espaço” onde o seu site fica na internet.

Contudo,ao pesquisar sobre o assunto, é fácil notar que existem diferentes tipos de serviços de hospedagem. Alguns voltados à lojas virtuais, outros com e-mails profissionais, existem opções pagas e até gratuitas.

Com tantas possibilidades, como escolher a melhor para o seu negócio? A BeeOn te ensina!

O que é a hospedagem de site?

A hospedagem de site funciona como uma espécie de aluguel que você paga para armazenar os dados, arquivos e informações das páginas do seu site ou loja virtual

Esse armazenamento é feito em um servidor virtual que pode ser próprio, no caso de grandes empresas com volume de dados muito grande, ou em serviços de hosts, que são os mais comuns e sobre os quais vamos falar neste conteúdo.

Quais os tipos de serviços de hospedagem de site?

Quando você começar a pesquisar sobre o assunto, notará que existem vários tipos de serviços de hospedagem. Para escolher o ideal, é preciso entender as diferenças entre eles. 

  • Hospedagem gratuita: alguns serviços de host oferecem planos gratuitos com capacidade de armazenamento limitado. Isso significa que seu site poderá receber apenas determinada quantidade de visitas e também terá limitações em relação à quantidade de dados que conseguirá armazenar por página e, muitas vezes, exibirá anúncios do serviço de hospedagem.

  • Hospedagem compartilhada: é mais usada por pequenas e médias empresas. É um serviço de baixo investimento, pois o servidor é compartilhado, abrigando diferentes domínios.

  • Hospedagem Wordpress: nesse caso, a hospedagem conta, além dos serviços da hospedagem compartilhada, com uma plataforma otimizada para sites em WordPress de todos os tamanhos. Também possui um servidor com arquitetura que garante maior velocidade de carregamento do site, segurança e desempenho acima da média.

  • Servidor dedicado: é a escolha das grandes companhias que necessitam de um controle maior sobre seus dados, especialmente em relação à proteção. É, portanto, a opção com um valor mais elevado.

  • Servidor virtual privado: esse tipo de hospedagem é conhecido como VPS. Ele é um servidor físico dividido em diversas participações virtuais que não, necessariamente, se comunicam entre si. O hardware usado é o mesmo para todos os serviços, domínios e sites hospedados, mas cada participação recebe seus próprios recursos digitais, como espaço de armazenamento, alocação de memória, entre outros.

Qual o valor da hospedagem de um site?

É claro que, com tantas opções, o valor da hospedagem de um site também varia. As opções gratuitas são as mais econômicas, contudo, também são as mais limitadas. Então, se a ideia é criar um site profissional ou um e-commerce, essa não é a hospedagem mais indicada.

Afinal, quando o seu site começar a receber um bom número de visitas, por exemplo, essa hospedagem pode não permitir essa quantidade de acessos e acabar deixando o seu site fora do ar.

Em geral, você encontra planos que variam de R$7,90 até R$80 por mês.

É muito importante não focar apenas no preço quando for escolher a hospedagem. Mas, sim, entender as suas necessidades, escolhendo o tipo ideal e com os serviços adicionais necessários para que seu site traga os resultados esperados. 

Como escolher a melhor hospedagem de site?

Agora que você já entendeu melhor o que é a hospedagem de site e viu que existem vários tipos, deve estar em dúvida sobre como fazer essa escolha, não é mesmo? Confira as dicas que nossos especialistas trouxeram para você!

Uptime

O Uptime é a medida de disponibilidade do servidor. Quanto melhor for a qualidade nesse item, menores as chances do seu site sair do ar. 

Não há nada pior do que ter usuários querendo acessar o seu domínio, e ele não funcionar, certo? Além de perder vendas, você também pode perder posicionamento no Google por causa disso.

Assim, sempre verifique o Uptime do servidor. Quanto mais próximo do 100% for o número, melhor. Por isso, foque em hospedagens com Uptime acima de 99%

Armazenamento

O tamanho do armazenamento necessário dependerá de quantos arquivos você irá inserir no seu site. Se está pensando em criar um site institucional simples, do tipo one page, a necessidade de armazenamento será menor do que no caso de uma loja virtual, por exemplo. 

Quem precisa de bastante espaço, deve se certificar de que a hospedagem escolhida é capaz de lhe atender plenamente, para que você não passe sufoco sem espaço. 

Já quem tem necessidades mais modestas de armazenamento, pode optar por planos mais econômicos, evitando gastos desnecessários.

Tráfego

Alguns serviços de hospedagem, para oferecer planos mais econômicos aos clientes, limitam o tráfego mensal. Ou seja, a quantidade de visitantes que seu site pode receber. 

Em algumas hospedagens, ao atingir o limite de tráfego, é cobrado um valor extra por visitante adicional. Em outras, o site deixa de ser exibido na web.

Então, fique bastante atento a essa informação, para não correr o risco de ter gastos excessivos e inesperados ou, pior, de o seu site não funcionar. Imagina você fazer uma promoção de Black Friday, por exemplo, e quando começar a receber um grande número de acessos de pessoas querendo comprar, seu site parar de funcionar?

Velocidade de carregamento

Sites que carregam rápido conseguem ter um posicionamento melhor no Google. Além disso, oferecem uma experiência melhor ao usuário. Inclusive para aqueles que estão navegando por conexões mais lentas, como 3g ou 4g.

Por isso, a velocidade de carregamento é uma informação indispensável a ser avaliada quando for escolher sua hospedagem.

Segurança

Ninguém deseja pagar uma hospedagem e sofrer com invasões criminosas de hackers roubando os dados da sua empresa ou dos seus clientes, não é mesmo? Assim, lembre-se que a segurança é uma das características mais importantes em um serviço de hospedagem. 

Avalie qual nível de proteção os servidores oferecem, se os dados são criptografados, se são realizados backups constantes e se existe um sistema de redundância de informações.

Suporte

Caso algo dê problema, o quão fácil é entrar em contato com o serviço de hospedagem? Saiba quais são as formas de contato, o tempo médio para que um chamado seja resolvido, se existe suporte 24 horas, entre outros dados essenciais.

Sistema de gerenciamento de conteúdo

O marketing de conteúdo e os blogs fazem parte de diversas estratégias digitais. Para poder criar um canal como esse no seu site, é importante que a empresa de hospedagem ofereça um sistema de gerenciamento de conteúdo próprio intuitivo ou fácil instalação para sistemas de gerenciamento OpenSource, como o WordPress.

Serviços adicionais

Algumas hospedagens, ainda, costumam oferecer serviços extras, que podem ser mais ou menos interessantes, dependendo das características do seu site. Entre os serviços mais comuns estão: 

  • e-mails com domínios próprios da sua empresa;

  • criador de sites, com ferramentas do tipo “arrasta e solta” e templates profissionais;

  • migração gratuita para o servidor e e-mails;

  • segurança adicional com firewall;

  • recursos e atualização automática do WordPress.

Período gratuito de teste

Ainda está complicado decidir o serviço de hospedagem? Muitas empresas oferecem um período gratuito para você testar a solução. Assim, você pode avaliar se o provedor oferece tudo o que você precisa.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a hospedagem de site é uma espécie de aluguel que você paga para armazenar informações e dados do seu site em um servidor.

Existem vários tipos de serviços de hospedagem. Entender qual é o melhor para suas necessidades é indispensável. Assim como verificar questões relacionadas à disponibilidade, velocidade, segurança, acessos ilimitados, suporte e serviços adicionais.

Está precisando de um serviço de criação de sites profissional? Seja para o seu site institucional ou para o seu e-commerce, a BeeOn é a sua aliada perfeita. Somos uma agência de marketing digital focada no aumento de vendas e promoção de empresas na internet. Entre em contato com nossos times de especialistas!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade