O que é Google Meu Negócio?

Por BeeOn 17/12/2020
Compartilhe

O que é Google Meu Negócio?

Os empresários que desejam facilitar que os clientes encontrem sua empresa na rede precisam conhecer o Google Meu Negócio. A ferramenta traz uma série de vantagens, além de ser bastante simples de usar.

Com ela, o seu negócio poderá ser encontrado facilmente pelos usuários por meio da rede de pesquisa do Google e do Google Maps, aumentando as chances de vendas. Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para ajudar as empresas a inserirem, de maneira mais fácil e simples, os seus dados no Google. Assim, ao utilizá-la, você poderá inserir informações como horário de funcionamento, endereço e outros dados que ficarão disponíveis em uma ficha nos resultados de pesquisa do buscador.

Esses dados podem ser facilmente encontrados por qualquer usuário que faça uma pesquisa no Google ou que esteja usando o Google Maps.

Algumas informações que podem ser inseridas são:

·         localização;

·         telefone;

·         horário de funcionamento;

·         imagens do local;

·         site;

·         eventos;

·         cardápio, produtos vendidos etc.

Além disso, o Google Meu Negócio permite que os usuários interajam, deixando comentários, avaliando a empresa, dando nota ao local e até indicando para que outros visitem a sua empresa.

Quando surgiu o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é o último estágio de uma ferramenta que o Google começou a produzir em 2004. Na época, a empresa lançou o Google Meu Local, que era uma espécie de mecanismo de busca apenas para as empresas, de uma forma que lembrava as antigas listas telefônicas.

Em 2005, surgiu o Google Maps, com o Street View e outras funções revolucionárias, embora, é claro, na época ele não fosse tão completo como é hoje. Nesse mesmo ano, foi lançado também o Google Local Business Center, um recurso que permitia os empresários incluírem suas empresas na lista do Google Meu Local.

No ano de 2009, os desenvolvedores do Google perceberam que podiam unir as facilidades das duas ferramentas, ou seja do Google Maps e do Google Meu Local. Foi, então, que eles lançaram o Google Place Pages, reunindo todas as informações possíveis sobre determinado local em um só lugar.

Ou seja, era possível ter acesso a endereço, dados de contato, fotos e outras informações úteis para os consumidores.

Em 2010, outra inovação: o hotpot, que considerava a opinião dos usuários para recomendar localidades a quem estivesse pesquisando. Algum tempo depois, em 2011, nasce o Google +, uma rede social do Google que não foi muito longe e encerrou suas atividades em 2019.

Finalmente, em junho de 2014, foi criado o Google Meu Negócio, que veio para substituir as funções exercidas por todas as outras ferramentas, unificando-as em um só lugar.

Então, agora, todas as informações sobre um local ou uma empresa se concentram em apenas um diretório.

Para que serve o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio serve para facilitar a vida dos empresários e usuários. A ferramenta permite que os donos de negócios incluam, facilmente, as informações das suas empresas na rede, tornando-as mais facilmente encontráveis pelas buscas no Google ou no Google Maps.

Assim, a partir dele, você poderá incluir informações sobre localização, horário de funcionamento e produtos da sua empresa. E, quando um potencial comprador pesquisar pelo seu negócio ou por negócios próximos a ele no Google Maps, a pesquisa retornará a sua empresa como indicação, aumentando as chances de vendas.

Além disso, os usuários podem interagir com a sua empresa, avaliando o estabelecimento, os produtos e serviços e também fazendo perguntas.

Como entrar no Google Meu Negócio?

Se você deseja incluir a sua empresa no Google Meu Negócio, o primeiro passo é acessar a página da ferramenta e clicar em “gerenciar agora”.

Depois, faça o seu login no Google (caso não tenha uma conta, será preciso criar). Serão abertos alguns formulários, e é preciso preencher com todas as informações solicitadas sobre a sua empresa, como nome, país, endereço, categoria etc.

Lembre-se de inserir um telefone ou site para o seu negócio. É preciso colocar pelo menos 1 canal para que o público consiga entrar em contato com a sua empresa.

Por fim, confirme seu vínculo com o estabelecimento e selecione uma opção de verificação.

Gerenciando as informações

Após o cadastro, você deverá fazer a verificação da ficha dele. Esse procedimento pode ser feito via Correios, garantindo que apenas você terá acesso e poderá incluir dados sobre a sua empresa.

O Google lhe enviará uma carta com um link e um código. É preciso usar esse link e informar o código para finalizar a verificação da sua empresa. Depois desse passo, você poderá começar a gerenciar as informações do seu negócio pela página específica.

Basta clicar sobre a sua empresa e ter acesso a uma série de recursos que permitem alterar e configurar o horário de atendimento, postar fotos, responder aos comentários e dúvidas e acompanhar as avaliações sobre sua empresa.

Dicas para otimizar seu posicionamento no Google Meu Negócio

Depois de cadastrar a sua empresa, é importante pensar em maneiras de otimizar a sua ficha, tornando o seu negócio ainda mais destacado e permitindo que mais usuários encontrem a sua empresa. Veja as dicas importantes que separamos.

Dica 1: reivindique seu negócio

Comece mostrando à ferramenta que você é o administrador da empresa. Para isso: faça login na sua conta do Google Meu Negócio, clique em “gerenciar agora”, depois acesse o “painel de informações” e clique em “reivindicar esta empresa” e “sou proprietário ou gerente dessa empresa”. Faça a verificação que explicamos na etapa anterior.

Dica 2: inclua todas as informações pertinentes

Quanto mais completo for o perfil, mais o Google entenderá que a sua empresa é realmente relevante para os usuários que estão pesquisando. Então, tente inserir o máximo possível de informações, pensando na utilidade de todas elas para seus possíveis consumidores.

Vá além do básico de localização e telefone. Inclua também: fotos, site, horário de funcionamento, categoria, produtos e serviços, vídeos e muito mais.

Outra dica bacana é usar a etiqueta do Google Meu Negócio, que permite classificar a empresa por segmentos usando palavras-chaves, deixando a descrição do negócio ainda mais otimizada.

Assim, quanto mais específica for a pesquisa do usuário, maiores as chances de o seu estabelecimento ser encontrado, desde que, claro, você use etiquetas correspondentes às buscas (daí a importância de conhecer bem o seu público e de pensar em formas como ele pesquisaria para encontrar seu negócio).

Dica 3: mantenha seus dados atualizados

Mudou de endereço? Alterou o telefone? Tem um novo site? O horário de funcionamento não é mais o mesmo? Lembre-se de sempre atualizar essas informações no Google Meu Negócio.

Saiba que o algoritmo do Google consegue detectar informações obsoletas, percebendo, por exemplo, que o URL do site cadastrado não leva o usuário a uma página ou que o número de telefone é rejeitado.

Além disso, se o usuário ficar insatisfeito com as suas informações, poderá fazer uma crítica negativa que será exposta a outros possíveis clientes e ainda terá uma influência negativa no seu algoritmo.

Dica 4: interaja com as pessoas

Deixar possíveis clientes “falando sozinho” não é uma prática bacana em nenhuma plataforma. Então, se alguém deixar uma pergunta, uma avaliação, uma recomendação ou qualquer outro tipo de interação na sua página, responda!

O engajamento é muito importante, além da experiência positiva do usuário, ele sinaliza ao algoritmo que sua marca está presente e se importa com as pessoas.

Dica 5: adicione mídias

Os usuários tendem a preferir fichas com maior apelo visual. Então, use a ferramenta a seu favor, adicionando fotos dos seus produtos, do seu ponto de venda e outras que facilitem a identificação do local e despertem a curiosidade dos usuários em visitá-lo.

Sempre que houver alguma reforma ou modificação no seu espaço, adicione novas fotos ou vídeos.

Como saber se uma empresa está no Google Meu Negócio?

Você já fez o cadastro, mas não tem certeza se sua empresa está no Google Meu Negócio? Basta acessar a sua conta e fazer a verificação. Para isso, escolha a empresa a ser verificada, clique em “confirmar agora”, confirme seu endereço e solicite o cartão-postal com o link e o código que explicamos.

Outra forma prática de saber se a sua empresa já está no Google Meu Negócio é fazendo uma pesquisa pelo nome dela no próprio Google.

Caso você tenha solicitado o cartão-postal, mas tenha perdido o código ou não tenha recebido (normalmente ele chega em 14 dias), acesse o Google Meu Negócio, clique em gerenciar empresa e em “solicitar outro código” (no banner azul, na parte superior da tela).

O Google Meu Negócio traz uma série de vantagens às empresas, ajudando a fazer com que mais pessoas descubram o seu negócio, melhorando o nível de confiança dos consumidores, trazendo mais clientes para o seu site, melhorando a reputação da sua marca e ainda permitindo que você confira diferentes estatísticas de acesso, conhecendo melhor o seu público.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e baixe a nossa planilha de planejamento anual de marketing e organize melhor suas estratégias!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: as 9 melhores ferramentas
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.