Apesar da discussão sobre a jornada de compra ter ganhado mais fôlego, muitas pessoas ainda não compreendem bem o que é o funil de vendas no marketing digital.
Resumidamente, podemos dizer que ele é o conjunto de estratégias utilizadas para mapear desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até o fechamento da venda, colaborando com o aumento dos seus resultados comerciais.
Quando você deixa de lado esse modelo estratégico, acaba perdendo a oportunidade de elaborar ações assertivas e desenvolver um planejamento que contemple cada uma das etapas do funil.
Devido à sua enorme importância dentro do Inbound Marketing e no direcionamento de seus potenciais clientes, preparamos este artigo para tirar as suas dúvidas sobre o que é o funil de vendas no marketing digital, as suas etapas e como usá-lo na sua empresa.
Continue conosco até o final!
O que é o funil de vendas no marketing digital?
Como dito anteriormente, o funil de vendas mostra a jornada de compra, desde o momento em que o cliente descobre a sua empresa até a hora em que fecha o primeiro negócio.
Ou seja, seu principal objetivo é conduzir a persona da melhor maneira possível para a próxima etapa, oferecendo o conteúdo necessário até a concretização da venda.
Muito provavelmente, você deve estar curioso para saber mais sobre cada uma das fases e entender as suas características, saiba que falaremos agora mesmo sobre estes aspectos que compõem o que é o funil de vendas no marketing digital.
Quais são as etapas do funil de vendas?
Quando alguém questiona o que é o funil de vendas no marketing digital, é importante deixar claro que ele é dividido em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Pode ser que já tenha visto alguém usar suas siglas para se referir a cada uma delas. Geralmente, as pessoas as chamam de ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).
Também vale ressaltar que as etapas do funil de vendas estão intimamente ligadas à jornada de compra do cliente, composta por quatro fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema ou necessidade, consideração da solução e decisão de compra.
Topo do funil
Tratando-se do que é o funil de vendas no marketing digital, o topo do funil é a sua primeira etapa.
Ele é marcado pela descoberta do seu produto ou de algum serviço que a sua empresa oferece, é o momento em que os visitantes percebem que têm uma necessidade ou um problema a ser resolvido.
Em outras palavras, essa é a etapa da consciência, a pessoa não sabia que tinha uma dor até ter o primeiro contato com o seu negócio.
É a hora perfeita para você educar aqueles que acabaram de chegar, isto é, oferecer conteúdos ricos, como infográficos, e-Books ou planilhas, que podem ser baixados após o preenchimento de um formulário em uma landing page.
De maneira bastante sutil, é interessante utilizar um discurso que mostre como o seu produto pode resolver os problemas do visitante.
Meio do funil
Se antes estávamos lidando com visitantes, no meio do funil, estamos falando de leads.
Ao responder o seu formulário, o usuário te deu permissão para entrar em contato com ele e compartilhar mais informações sobre o seu produto ou serviço.
Nesta etapa, você pode ajudá-los com dicas e técnicas, não tenha medo de se aprofundar nos assuntos que fazem parte do universo do seu negócio. O e-mail marketing pode ser um grande aliado.
Aproveite esse momento para amadurecer e qualificar os seus clientes em potencial, não tente vender uma solução de imediato. Quanto mais preparados estiverem para comprar, maiores são as chances de terem uma excelente experiência com a sua empresa.
Entender o que é o funil de vendas no marketing digital é mais simples do que você imaginava, não é?
Fundo do funil
Depois de conquistar o lead e educá-lo, finalmente, ele está pronto para o fundo do funil. Este é o momento em que os seus potenciais clientes estão preparados para serem abordados pela sua equipe de vendas.
Agora, não estão apenas cientes do problema, eles querem solucioná-lo. Como o seu negócio se preocupou em mantê-lo informado e estabelecer um diálogo, foi criada uma relação de confiança.
Não hesite em mostrar para o seu lead que você é a escolha mais adequada, alguém com quem ele deve negociar. Para facilitar a compra, a sua empresa pode recorrer aos gatilhos mentais e utilizar cupons de desconto, frete grátis ou condições exclusivas de pagamento.
Você deve ter percebido que, quando o assunto é o que é o funil de vendas no marketing digital, cada etapa exige uma ação específica e, naturalmente, leva à outra.
Por que usar o funil de vendas?
Um dos maiores benefícios de usar o funil é ter a possibilidade de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando cada estágio desse processo mais objetivo, ágil e bem direcionado.
Com isso, todo o seu time consegue trabalhar com mais assertividade e garantir que os principais objetivos da empresa sejam alcançados, colaborando para o seu crescimento. Por isso, é tão importante saber o que é o funil de vendas no marketing digital.
Ainda, quando você acompanha de perto a conversão de cada visitante em lead e o percurso realizado por ele, fica mais fácil aplicar boas estratégias para aumentar as chances de fechar um negócio.
Esperamos que tenha ficado claro o que é o funil de vendas no marketing digital e que você tenha identificado como este conjunto de estratégias podem alavancar a sua empresa.
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