logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

O que é o funil de vendas no marketing digital e como usar a estratégia?

Por João Victor 23/08/2023
Compartilhe

Apesar da discussão sobre a jornada de compra ter ganhado mais fôlego, muitas pessoas ainda não compreendem bem o que é o funil de vendas no marketing digital.

Resumidamente, podemos dizer que ele é o conjunto de estratégias utilizadas para mapear desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até o fechamento da venda, colaborando com o aumento dos seus resultados comerciais.

Quando você deixa de lado esse modelo estratégico, acaba perdendo a oportunidade de elaborar ações assertivas e desenvolver um planejamento que contemple cada uma das etapas do funil.

Devido à sua enorme importância dentro do Inbound Marketing e no direcionamento de seus potenciais clientes, preparamos este artigo para tirar as suas dúvidas sobre o que é o funil de vendas no marketing digital, as suas etapas e como usá-lo na sua empresa.

Continue conosco até o final!


O que é o funil de vendas no marketing digital?

Como dito anteriormente, o funil de vendas mostra a jornada de compra, desde o momento em que o cliente descobre a sua empresa até a hora em que fecha o primeiro negócio.

Ou seja, seu principal objetivo é conduzir a persona da melhor maneira possível para a próxima etapa, oferecendo o conteúdo necessário até a concretização da venda.

Muito provavelmente, você deve estar curioso para saber mais sobre cada uma das fases e entender as suas características, saiba que falaremos agora mesmo sobre estes aspectos que compõem o que é o funil de vendas no marketing digital.

 

Quais são as etapas do funil de vendas?

Quando alguém questiona o que é o funil de vendas no marketing digital, é importante deixar claro que ele é dividido em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Pode ser que já tenha visto alguém usar suas siglas para se referir a cada uma delas. Geralmente, as pessoas as chamam de ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Também vale ressaltar que as etapas do funil de vendas estão intimamente ligadas à jornada de compra do cliente, composta por quatro fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema ou necessidade, consideração da solução e decisão de compra.

 

Topo do funil

Tratando-se do que é o funil de vendas no marketing digital, o topo do funil é a sua primeira etapa.

Ele é marcado pela descoberta do seu produto ou de algum serviço que a sua empresa oferece, é o momento em que os visitantes percebem que têm uma necessidade ou um problema a ser resolvido. 

Em outras palavras, essa é a etapa da consciência, a pessoa não sabia que tinha uma dor até ter o primeiro contato com o seu negócio.

É a hora perfeita para você educar aqueles que acabaram de chegar, isto é, oferecer conteúdos ricos, como infográficos, e-Books ou planilhas, que podem ser baixados após o preenchimento de um formulário em uma landing page.

De maneira bastante sutil, é interessante utilizar um discurso que mostre como o seu produto pode resolver os problemas do visitante.

 

Meio do funil

Se antes estávamos lidando com visitantes, no meio do funil, estamos falando de leads.

Ao responder o seu formulário, o usuário te deu permissão para entrar em contato com ele e compartilhar mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Nesta etapa, você pode ajudá-los com dicas e técnicas, não tenha medo de se aprofundar nos assuntos que fazem parte do universo do seu negócio. O e-mail marketing pode ser um grande aliado.

Aproveite esse momento para amadurecer e qualificar os seus clientes em potencial, não tente vender uma solução de imediato. Quanto mais preparados estiverem para comprar, maiores são as chances de terem uma excelente experiência com a sua empresa.

Entender o que é o funil de vendas no marketing digital é mais simples do que você imaginava, não é?  


Fundo do funil

Depois de conquistar o lead e educá-lo, finalmente, ele está pronto para o fundo do funil. Este é o momento em que os seus potenciais clientes estão preparados para serem abordados pela sua equipe de vendas.

 

Agora, não estão apenas cientes do problema, eles querem solucioná-lo. Como o seu negócio se preocupou em mantê-lo informado e estabelecer um diálogo, foi criada uma relação de confiança.

Não hesite em mostrar para o seu lead que você é a escolha mais adequada, alguém com quem ele deve negociar. Para facilitar a compra, a sua empresa pode recorrer aos gatilhos mentais e utilizar cupons de desconto, frete grátis ou condições exclusivas de pagamento.

Você deve ter percebido que, quando o assunto é o que é o funil de vendas no marketing digital, cada etapa exige uma ação específica e, naturalmente, leva à outra.   

 

Por que usar o funil de vendas?

Um dos maiores benefícios de usar o funil é ter a possibilidade de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando cada estágio desse processo mais objetivo, ágil e bem direcionado.

Com isso, todo o seu time consegue trabalhar com mais assertividade e garantir que os principais objetivos da empresa sejam alcançados, colaborando para o seu crescimento.  Por isso, é tão importante saber o que é o funil de vendas no marketing digital.

Ainda, quando você acompanha de perto a conversão de cada visitante em lead e o percurso realizado por ele, fica mais fácil aplicar boas estratégias para aumentar as chances de fechar um negócio.


Esperamos que tenha ficado claro o que é o funil de vendas no marketing digital e que você tenha identificado como este conjunto de estratégias podem alavancar a sua empresa. 


O que acha de navegar pelo nosso blog e mergulhar em outros assuntos? Aprenda mais sobre captação de leads e as principais estratégias para isso! 


Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade