O que é preciso para montar um e-commerce?

Por BeeOn 01/04/2021
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A pandemia de covid-19 trouxe uma série de mudanças na nossa sociedade – e, sem dúvida, uma das principais foi o uso da internet para diferentes atividades, inclusive para as compras.  Justamente por isso, a expectativa é que o setor de e-commerce no país cresça 26% em 2021, de acordo com dados da Ebit Nielsen.

Para aproveitar esse “boom” de consumidores dispostos a comprar pela internet, que tal montar a sua loja virtual e começar a lucrar em 2021? Neste conteúdo, nós separamos todas as dicas e orientações que você precisa para montar um e-commerce lucrativo. Vem com a gente!

O que é um e-commerce e qual sua finalidade?

Um e-commerce é uma estrutura virtual montada para as vendas, com todas as transações comerciais realizadas por meio das ferramentas online.

Assim, para criar um e-commerce, você precisará de mais do que apenas um site. É fundamental contar com toda uma estrutura para expor adequadamente seus produtos, criar o carrinho de compras, oferecer diferentes modalidades de pagamento e de frete, oferecer segurança aos compradores e, claro, investir em marketing digital para diferenciar o seu negócio.

Com um e-commerce, você conseguirá digitalizar os processos básicos de uma loja, que são a venda e o atendimento ao cliente, realizando todos os procedimentos online.

Loja Virtual x E-commerce

Embora, muitas vezes, os termos loja virtual e e-commerce sejam usados como sinônimos, eles guardam pequenas diferenças que precisam ser compreendidas.

A loja virtual é a estrutura onde você comercializará seus produtos. Ou seja, é o site ou portal de vendas. O e-commerce é toda a infraestrutura que você precisa para que seu negócio funcione de maneira digital, como controle de vendas, de finanças, de estoque etc.

Também é importante não confundir e-commerce com marketplace. Esse último é uma plataforma comum em que vários vendedores se cadastram para vender seus produtos, e a plataforma faz a intermediação do processo de cobrança e até de garantia de entrega e qualidade dos produtos vendidos. A OLX e o Mercado Livre são exemplos de marketplaces.

O que é preciso para montar um e-commerce?

Deseja aproveitar a mudança de comportamento do consumidor trazida com a pandemia de covid-19 e abrir o seu e-commerce? Veja as dicas que separamos!

Faça um bom planejamento

Assim como qualquer negócio, para abrir um e-commerce é fundamental um bom planejamento. Defina que tipo de produto você deseja vender e saiba como é o mercado, quais são os principais players, os fornecedores, a média de custos de um e-commerce e as possibilidades de lucro.

Ainda na fase de planejamento, pense em que tipo de e-commerce você deseja abrir. Ele pode ser:

  • B2B (Business to Business): e-commerce usado por empresas que vendem produtos para outras empresas, como matérias-primas, peças e revendedores;

  • B2C (Business to Consumer): é o e-commerce de empresas que vendem produtos para o consumidor final;

  • C2B (Consumer to Business): é quando um consumidor coloca o seu serviço à disposição das empresas, por exemplo as plataformas de freelancers;

  • C2C (Consumer to Consumer): relação realizada entre consumidores, como nos marketplaces ou em fóruns;

  • S-Commerce (Social Commerce): são as lojas virtuais criadas dentro das redes sociais, como o Instagram Shopping, que permite integração com outras plataformas de e-commerce.

Entenda seus clientes e concorrentes

Como em qualquer empreendimento, compreender a fundo o seu cliente fará toda a diferença, pensando em formas de tornar a vida dele mais fácil e de encantá-lo em toda a jornada e a experiência com a sua marca.

Por isso, vale a pena construir uma ou mais personas para a sua empresa – que são perfis semifictícios, capazes de traduzir quem são seus consumidores, com dados comportamentais e socioeconômicos.

Outra dica fundamental é mapear os seus principais concorrentes, online e offline, entendendo o que eles oferecem, os pontos fortes e fracos, há quanto tempo estão no mercado – e o que você poderá oferecer para se diferenciar, destacando o seu negócio digital.

Compre o domínio

Agora que você já tem um bom planejamento, é hora de começar a dar forma ao seu e-commerce. O primeiro passo é comprar o domínio. 

Ele deve estar relacionado ao nome da sua empresa ou ao produto que você irá vender. É importante escolher um domínio de nome simples e que seja fácil de ser lembrado.

Você poderá fazer essa compra usando o Registro.Br

Escolha a ferramenta de e-commerce

Na hora de montar, efetivamente, o seu e-commerce, existem algumas alternativas. A primeira é construir a sua plataforma totalmente personalizada para suas necessidades.

Essa alternativa é muito indicada para e-commerces robustos ou para setores específicos, garantindo que seu negócio funcionará da melhor maneira possível. Contudo, para quem não tem conhecimento em programação, será preciso contratar um especialista para a construção do seu site e do e-commerce.

Isso poderá acabar lhe deixando mais dependente da agência de criação para atualizar o e-commerce, incluir novos produtos e outras ações. Por isso, a dica é exigir um painel administrativo próprio, no qual você poderá executar funções como inserir fotos, textos, preços etc.

Outra possibilidade é usar plataformas que permitem customizar o seu e-commerce a partir de uma base pronta. Esse modelo é mais fácil de criar e administrar, oferece uma série de ferramentas gratuitas e dispõe de designs atraentes e mobile. Porém, em geral, as ferramentas têm limites nas alterações que podem ser feitas e, dependendo da solução usada, pode ser mais difícil integrar um método de pagamento seguro.

Defina o modo de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais atrativo será o seu e-commerce, permitindo que os consumidores decidam as melhores formas de pagar pelo que você vende, por exemplo, diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária, PIX, paypal etc.

Essa escolha, contudo, deve ser feita com cuidado, considerando as taxas cobradas pelas empresas de pagamento e avaliando se essa decisão não impactará o seu lucro.

Cuide da logística

Um e-commerce não dispõe da possibilidade do consumidor tocar e nem provar o seu produto. Esse também é um dos principais desafios dos empreendedores digitais, que precisam criar uma logística própria de distribuição, que seja funcional para ele e para os seus clientes.

Você precisará definir se os produtos serão feitos por encomenda ou se você terá um estoque para a venda – e, nesse último caso, quantas unidades ficarão disponíveis e como será feito o gerenciamento.

E, claro, é fundamental pensar nas formas de envio. Os Correios são muito usados, já que oferece um preço acessível e atende praticamente todo o país. Mas, dependendo da sua demanda, pode ser interessante pensar em opções alternativas, como as transportadoras.

Algumas oferecem a possibilidade de frete compartilhado, em que você poderá despachar o seu produto junto de itens de outras empresas que serão entregues no mesmo destino. É uma forma de economizar e ainda oferecer mais agilidade na entrega para seus clientes.

Outra possibilidade é oferecer a retirada do produto, caso, além do e-commerce, você tenha uma loja física – o que ajuda a economizar os custos com o frete.

Conheça os direitos do consumidor

Para atuar de forma legal e evitar problemas, é fundamental conhecer muito bem os direitos do consumidor no caso de compras online. O principal a se atentar é o Código de Defesa do Consumidor, especialmente o artigo 49.

Ele estipula que, nas compras online, o consumidor tem o direito de desistir da compra dentro de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do serviço.

Então, o seu site deverá informar de forma clara todas as despesas adicionais e incluir as principais informações sobre o produto, deixando o consumidor mais seguro. 

Além de ter políticas claras e fáceis de serem executadas para que o cliente que desejar desistir da compra, saiba como deverá proceder, inclusive em termos de envio do produto de volta para a sua empresa.

Outra dica é criar um bom canal de atendimento, no qual os clientes possam tirar dúvidas, abrir reclamações ou fazer questionamentos a sua empresa. Esse atendimento pode ser realizado por telefone, chat, e-mail, WhatsApp, redes sociais etc.

Além do período de desistência, lembre-se que, se o produto apresentar defeito, o consumidor poderá trocá-lo em até 30 dias para bens não duráveis e em 90 dias para bens duráveis.

Invista em marketing digital

Impossível montar um e-commerce sem investir em marketing digital, não é? Afinal, como você viu, o setor está aquecido, o que significa uma concorrência alta. Para se diferenciar e conseguir atrair mais visitantes, é importante diversificar suas ações.

Aliar um blog ao seu e-commerce é uma excelente estratégia, ajudando a posicionar melhor a sua empresa para as palavras-chaves de destaque do seu setor – ao mesmo tempo em que você poderá demonstrar os benefícios e diferenciais dos seus produtos.

Além disso, manter uma presença forte nas redes sociais que seus clientes mais usam e investir em um relacionamento via e-mail marketing são fundamentais. Outra ideia interessante é investir no Inbound Marketing.

Conheça as tendências do setor

Para continuar crescendo e manter a sua marca competitiva, é fundamental acompanhar os avanços no setor de e-commerce. Entre as principais tendências para os próximos anos, podemos citar:

  • e-commerces cada vez mais responsivos, melhorando a experiência dos usuários que compram via smartphones e tablets;

  • desenvolvimento de novas formas de pagamento, “aposentando” os cartões de crédito e débito, a exemplo do que temos visto ocorrer com o PIX;

  • aumento do uso de ferramentas de análise do comportamento do consumidor, moldando suas campanhas de marketing para resultados mais efetivos;

  • preocupação com o sigilo dos dados dos clientes, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);

  • aumento dos programas de fidelização dos clientes, como os programas de pontos e de vantagens, que incentivam os consumidores a continuarem comprando da sua marca, aumentando suas vendas;

  • aumento da convergência entre online e offline, com lojas físicas para os clientes experimentarem e interagirem com os produtos ou ainda podendo comprar na loja online e retirar na loja física;

  • desenvolvimento de aplicativos próprios que facilitam a navegação e a experiência dos clientes;

  • uso dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes, oferecendo atendimento e tira dúvidas.

O que é bom para vender na internet?

A escolha do produto é um dos pontos-chave para ter sucesso em um e-commerce. É fundamental que você consiga encontrar um nicho de mercado que você conheça, tenha um bom número de clientes, não seja tão concorrido e permita o crescimento escalável da sua ideia.

Você poderá vender tanto produtos físicos como digitais.

Produtos físicos

São aqueles que os consumidores estão mais acostumados a comprarem – e são os bens de consumo duráveis. Algumas boas ideias que estão em alta são:

  • aparelhos eletrônicos e de informática;

  • acessórios para dispositivos móveis (capinha de celular, tripé, fone de ouvido, consoles de videogame, jogos digitais etc.);

  • roupas e acessórios ou roupas íntimas;

  • itens de esporte e fitness;

  • beleza e perfumaria;

  • alimentos;

  • itens para os pets.

Produtos Digitais

Outra forma de começar a empreender na internet é vendendo produtos digitais. A vantagem é que você não precisará de um estoque e as vendas são escaláveis, ou seja, não há um limite de transações que você poderá fazer, pois o seu produto estará sempre disponível para a venda.

Porém, você precisará pensar em maneiras de evitar a pirataria e a distribuição online ilegal.

Entre os produtos digitais que você pode vender estão: e-books, cursos, workshops, palestras etc. Você poderá montar um site de cursos online ou voltado a algum tema, como culinária, reunindo cursos e e-books referentes ao tema, como cursos de comidas vegetarianas, livros de receitas online, cardápios de dieta etc.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil começar a montar o seu e-commerce? Se você gostou deste conteúdo e está planejando empreender online, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a desenvolver o seu e-commerce e divulgar a sua marca, melhorando os seus resultados!

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