Quem começou a se inteirar sobre marketing digital, já deve ter se deparado com a expressão “SERP”. A SERP é o resultado que aparece quando você realiza uma busca no Google ou em outros mecanismos de busca. E ficar bem classificado nela faz toda a diferença, ajudando a atrair mais tráfego para seu site.
Assim, as estratégias de SEO se tornam fundamentais, de modo a conseguir ranquear bem seu site ou blog na SERP, para as principais palavras-chaves de interesse do seu setor.
Quer entender melhor esse termo? Siga conosco!
O que é SERP?
SERP é a sigla para Search Engine Results Page, ou seja, a página de resultados de uma pesquisa feita pelos buscadores, como o Google. O principal objetivo da SERP é ajudar os usuários a encontrarem uma resposta para as perguntas que estão pesquisando.
Quando você insere uma palavra-chave ou uma pergunta no Google, por exemplo, ele retoma com uma página de resultados. É essa página que chamamos de SERP.
Quem define as páginas que serão mostradas nas primeiras classificações é o algoritmo do Google, considerando as inúmeras práticas de SEO e a qualidade e relevância do conteúdo em questão.
Ou seja, para definir quais páginas irão aparecer, os “robôs” do Google fazem uma varredura nas páginas cadastradas, tentando entender sobre o que aqueles conteúdos abordam e trazem os que melhor respondem às perguntas dos usuários.
As práticas de SEO fazem com que os sites fiquem mais legíveis para esses robôs, melhorando a experiência do usuário e as chances do seu site ou blog alcançar as primeiras colocações na SERP.
Como funciona a SERP?
Ao conhecer o que é a SERP e como ela funciona, você será capaz de desenvolver estratégias de SEO mais acertadas e que garantam as primeiras colocações para as palavras-chaves estratégicas. Veja os principais recursos da SERP do Google.
Fator ZMOT
No Google, cada tipo de pesquisa traz um resultado diferente. Isso se deve ao fator ZMOT (Zero Moment of Truth) – micromomentos que fazem com que a SERP seja remodelada dependendo do que o usuário busca. Caso ele pesquise por um local, por exemplo, o Google trará o endereço no Google Maps, links e até as informações incluídas no Google Meu Negócio, para casos de empresas.
Featured Snippets
Também são chamados de “posição zero do Google”. Eles são os resultados trazidos acima das primeiras posições. Os snippets são caixas de respostas diretas e resumidas que visam facilitar a vida do usuário, pois, para ter sua resposta respondida, ele não precisa clicar para ir ao site.
Em geral, essas respostas são apresentadas em formas de parágrafos curtos, listas ou tabelas. São ótimas para passo a passo, receitas, comparações de produtos e definições.
A grande vantagem de conseguir um featured snippet é que o usuário pode entender que seu assunto é muito relevante para aquele tema – e tem mais chance de acessá-lo.
Google Imagens
Recurso orgânico que ranqueia as imagens dos sites de acordo com as otimizações de SEO. É uma boa ideia para empresas que trabalham com conteúdos bastante visuais. O usuário consegue pesquisar por imagens usando filtros como cor, tipo de imagem e tamanho. Para quem vende móveis ou roupas, por exemplo, essa é uma otimização bem interessante.
Google Shopping
São os resultados pagos pelas empresas que desejam anunciar seus produtos. Geralmente os produtos são apresentados com um título, uma imagem e um preço. Os produtos são mostrados um ao lado do outro, facilitando a vida do usuário na hora de fazer comparações.
Você pode anunciar seu produto de maneira mais chamativa. Essa é uma excelente oportunidade para vendas e pode ser muito explorado pelos e-commerces.
Box de notícias
São pequenas caixas que apresentam imagens em destaque dos sites de notícias. Quando o usuário pesquisa sobre algum termo relacionado a uma notícia recente, o Google oferece esse tipo de formato, sempre visando tornar mais fácil a vida do usuário.
Cards e painéis de conhecimento
São recursos que trazem informações resumidas sobre determinada palavra-chave. Geralmente, eles aparecem na barra lateral e contam com conteúdos criados colaborativamente, como o Wikipedia. Nesse formato, contudo, nem sempre o Google direciona o usuário para o link do site que é a fonte de informação.
Pesquisas relacionadas
São as perguntas que o Google sugere, mostrando as pesquisas comuns que outros usuários fizeram sobre o tema. O objetivo é ajudar a pessoa a solucionar sua dúvida de maneira completa, já que nem sempre o usuário sabe qual termo usar para achar a resposta que procura. Quando você clica na pergunta sugerida, o Google traz um novo resultado e um novo link capaz de respondê-la.
Google Ads
Além do tráfego orgânico, o Google também traz os resultados dos anúncios, que são os links patrocinados (Google Ads). Para fazer o anúncio, você definirá qual palavra-chave deseja e, quando alguém pesquisar por essa palavra-chave, seu anúncio aparecerá na frente dos resultados orgânicos. Para não confundir o usuário, o buscador sinaliza qual conteúdo é anúncio e qual não é.
O que é tráfego orgânico?
No tópico acima, você deve ter notado que usamos as expressões tráfego orgânico e links patrocinados.
Basicamente, o tráfego orgânico são todas aquelas pessoas que chegam até o seu site ou blog espontaneamente. São os usuários que estão pesquisando sobre determinado assunto e acessam seu site. Sem que você tenha que pagar por isso.
Já os links patrocinados são os anúncios, no caso o Google Ads. Para atrair o tráfego, nesse caso, você precisa pagar, de modo que seu anúncio fique bem posicionado e atraia cliques.
As duas estratégias são interessantes e podem ser usadas de forma complementar. Por exemplo, com anúncios para questões pontuais, como promoções específicas, e um trabalho de SEO e marketing de conteúdo para atrair o tráfego orgânico.
Como fazer SERP?
Para fazer SERP, é fundamental investir em SEO e marketing de conteúdo. Assim, você conseguirá atingir as primeiras posições na SERP, conquistando mais tráfego para seu site, mais leads e mais chances de vendas.
Se a ideia é conquistar as features da SERP que explicamos acima, existem algumas dicas, como:
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estar nas primeiras posições da SERP, para que seu site seja visto como confiável pelo Google (recebendo mais consultas orgânicas e sendo classificado como relevante para a palavra-chave em questão);
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incluir vídeos para complementar seus conteúdos em texto;
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usar respostas curtas (até 45 palavras) quando uma H2 começar com pergunta;
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criar conteúdos escaneáveis, usando bullet points, negritos e outras técnicas;
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tentar responder às perguntas frequentes nos seus conteúdos;
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incluir sua empresa no Google Meu Negócio;
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otimizar suas imagens;
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criar títulos com a palavra-chave;
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criar conteúdos divididos em H2, H3 etc.;
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escrever parágrafos curtos (em média de 40 a 50 palavras);
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usar imagens de alta qualidade nos conteúdos (e otimizadas, de preferência com ALT TAG).
Claro que nenhuma dessas dicas irá funcionar caso seu site não tenha alguns cuidados básicos de SEO, como velocidade de carregamento, site responsivo, layout amigável etc.
Lembrando que garantir as primeiras posições na SERP é excelente para qualquer estratégia de marketing digital. Pois você estará aumentando a quantidade de usuários que visitam seu site ou blog, melhorando a sua geração de leads e criando mais oportunidades de vendas.
E aí, já sabe tudo sobre SERP? Quer melhorar o ranqueamento do seu site no Google e ter resultados reais com suas estratégias de marketing digital? Venha conversar com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!