O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?

Por BeeOn 13/12/2021
Compartilhe

Quem começou a se inteirar sobre marketing digital, já deve ter se deparado com a expressão “SERP”. A SERP é o resultado que aparece quando você realiza uma busca no Google ou em outros mecanismos de busca. E ficar bem classificado nela faz toda a diferença, ajudando a atrair mais tráfego para seu site.

Assim, as estratégias de SEO se tornam fundamentais, de modo a conseguir ranquear bem seu site ou blog na SERP, para as principais palavras-chaves de interesse do seu setor.

Quer entender melhor esse termo? Siga conosco!

O que é SERP?

SERP é a sigla para Search Engine Results Page, ou seja, a página de resultados de uma pesquisa feita pelos buscadores, como o Google. O principal objetivo da SERP é ajudar os usuários a encontrarem uma resposta para as perguntas que estão pesquisando.

Quando você insere uma palavra-chave ou uma pergunta no Google, por exemplo, ele retoma com uma página de resultados. É essa página que chamamos de SERP.

Quem define as páginas que serão mostradas nas primeiras classificações é o algoritmo do Google, considerando as inúmeras práticas de SEO e a qualidade e relevância do conteúdo em questão. 

Ou seja, para definir quais páginas irão aparecer, os “robôs” do Google fazem uma varredura nas páginas cadastradas, tentando entender sobre o que aqueles conteúdos abordam e trazem os que melhor respondem às perguntas dos usuários.

As práticas de SEO fazem com que os sites fiquem mais legíveis para esses robôs, melhorando a experiência do usuário e as chances do seu site ou blog alcançar as primeiras colocações na SERP.

Como funciona a SERP?

Ao conhecer o que é a SERP e como ela funciona, você será capaz de desenvolver estratégias de SEO mais acertadas e que garantam as primeiras colocações para as palavras-chaves estratégicas. Veja os principais recursos da SERP do Google.

Fator ZMOT

No Google, cada tipo de pesquisa traz um resultado diferente. Isso se deve ao fator ZMOT (Zero Moment of Truth) – micromomentos que fazem com que a SERP seja remodelada dependendo do que o usuário busca. Caso ele pesquise por um local, por exemplo, o Google trará o endereço no Google Maps, links e até as informações incluídas no Google Meu Negócio, para casos de empresas.

Featured Snippets

Também são chamados de “posição zero do Google”. Eles são os resultados trazidos acima das primeiras posições. Os snippets são caixas de respostas diretas e resumidas que visam facilitar a vida do usuário, pois, para ter sua resposta respondida, ele não precisa clicar para ir ao site.

Em geral, essas respostas são apresentadas em formas de parágrafos curtos, listas ou tabelas. São ótimas para passo a passo, receitas, comparações de produtos e definições.

A grande vantagem de conseguir um featured snippet é que o usuário pode entender que seu assunto é muito relevante para aquele tema – e tem mais chance de acessá-lo.

Google Imagens

Recurso orgânico que ranqueia as imagens dos sites de acordo com as otimizações de SEO. É uma boa ideia para empresas que trabalham com conteúdos bastante visuais. O usuário consegue pesquisar por imagens usando filtros como cor, tipo de imagem e tamanho. Para quem vende móveis ou roupas, por exemplo, essa é uma otimização bem interessante.

Google Shopping

São os resultados pagos pelas empresas que desejam anunciar seus produtos. Geralmente os produtos são apresentados com um título, uma imagem e um preço. Os produtos são mostrados um ao lado do outro, facilitando a vida do usuário na hora de fazer comparações.

Você pode anunciar seu produto de maneira mais chamativa. Essa é uma excelente oportunidade para vendas e pode ser muito explorado pelos e-commerces.

Box de notícias

São pequenas caixas que apresentam imagens em destaque dos sites de notícias. Quando o usuário pesquisa sobre algum termo relacionado a uma notícia recente, o Google oferece esse tipo de formato, sempre visando tornar mais fácil a vida do usuário.

Cards e painéis de conhecimento

São recursos que trazem informações resumidas sobre determinada palavra-chave. Geralmente, eles aparecem na barra lateral e contam com conteúdos criados colaborativamente, como o Wikipedia. Nesse formato, contudo, nem sempre o Google direciona o usuário para o link do site que é a fonte de informação.

Pesquisas relacionadas

São as perguntas que o Google sugere, mostrando as pesquisas comuns que outros usuários fizeram sobre o tema. O objetivo é ajudar a pessoa a solucionar sua dúvida de maneira completa, já que nem sempre o usuário sabe qual termo usar para achar a resposta que procura. Quando você clica na pergunta sugerida, o Google traz um novo resultado e um novo link capaz de respondê-la.

Google Ads

Além do tráfego orgânico, o Google também traz os resultados dos anúncios, que são os links patrocinados (Google Ads). Para fazer o anúncio, você definirá qual palavra-chave deseja e, quando alguém pesquisar por essa palavra-chave, seu anúncio aparecerá na frente dos resultados orgânicos. Para não confundir o usuário, o buscador sinaliza qual conteúdo é anúncio e qual não é.

O que é tráfego orgânico?

No tópico acima, você deve ter notado que usamos as expressões tráfego orgânico e links patrocinados.

Basicamente, o tráfego orgânico são todas aquelas pessoas que chegam até o seu site ou blog espontaneamente. São os usuários que estão pesquisando sobre determinado assunto e acessam seu site. Sem que você tenha que pagar por isso.

Já os links patrocinados são os anúncios, no caso o Google Ads. Para atrair o tráfego, nesse caso, você precisa pagar, de modo que seu anúncio fique bem posicionado e atraia cliques.

As duas estratégias são interessantes e podem ser usadas de forma complementar. Por exemplo, com anúncios para questões pontuais, como promoções específicas, e um trabalho de SEO e marketing de conteúdo para atrair o tráfego orgânico.

Como fazer SERP?

Para fazer SERP, é fundamental investir em SEO e marketing de conteúdo. Assim, você conseguirá atingir as primeiras posições na SERP, conquistando mais tráfego para seu site, mais leads e mais chances de vendas.

Se a ideia é conquistar as features da SERP que explicamos acima, existem algumas dicas, como:

  • estar nas primeiras posições da SERP, para que seu site seja visto como confiável pelo Google (recebendo mais consultas orgânicas e sendo classificado como relevante para a palavra-chave em questão);

  • incluir vídeos para complementar seus conteúdos em texto;

  • usar respostas curtas (até 45 palavras) quando uma H2 começar com pergunta;

  • criar conteúdos escaneáveis, usando bullet points, negritos e outras técnicas;

  • tentar responder às perguntas frequentes nos seus conteúdos;

  • incluir sua empresa no Google Meu Negócio;

  • otimizar suas imagens;

  • criar títulos com a palavra-chave;

  • criar conteúdos divididos em H2, H3 etc.;

  • escrever parágrafos curtos (em média de 40 a 50 palavras);

  • usar imagens de alta qualidade nos conteúdos (e otimizadas, de preferência com ALT TAG).

Claro que nenhuma dessas dicas irá funcionar caso seu site não tenha alguns cuidados básicos de SEO, como velocidade de carregamento, site responsivo, layout amigável etc.

Lembrando que garantir as primeiras posições na SERP é excelente para qualquer estratégia de marketing digital. Pois você estará aumentando a quantidade de usuários que visitam seu site ou blog, melhorando a sua geração de leads e criando mais oportunidades de vendas.

E aí, já sabe tudo sobre SERP? Quer melhorar o ranqueamento do seu site no Google e ter resultados reais com suas estratégias de marketing digital? Venha conversar com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.