O TikTok é uma febre no nosso país. De acordo com um levantamento da empresa Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa a rede social, apenas atrás da China. Para as empresas, essa é uma informação crucial, tornando a rede essencial para qualquer ação de marketing digital. Mas você sabe como funciona o TikTok Ads?
Da mesma forma que outras redes sociais, o TikTok também permite que sejam realizados anúncios, criados por meio de um Gerenciador de Anúncios, ajudando a atrair ainda mais seguidores e a divulgar sua marca e produtos.
Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? A gente te explica!
TikTok Ads: o que é?
TikTok Ads é a ferramenta de anúncios na rede social. A criação dos anúncios é realizada pelo Gerenciador de Anúncios da plataforma e é possível criar campanhas com imagens e vídeos em diferentes formatos comerciais.
No TikTok, os anúncios podem ter entre 5 segundos a 1 minuto e o custo inicial da campanha é de 50 dólares.
Vantagens
De acordo com a pesquisa da Statista, cerca de 4,72 milhões de brasileiros usam o TikTok. A previsão é que até 2025 esse número atinja a marca dos 4,92 milhões.
Assim, anunciar no TikTok traz uma série de vantagens como:
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aumentar o conhecimento sobre sua marca;
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divulgar novos produtos ou serviços;
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direcionar os anúncios para o site ou e-commerce da sua empresa, aumentando o tráfego;
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direcionar os anúncios para uma landing page, captando mais leads qualificados para sua base;
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contar com diferentes ferramentas como Kit de Criação de Vídeos e Otimização de Criativos Automatizada;
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grande possibilidade de segmentação do público;
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diversas ferramentas para monitorar o desempenho das suas campanhas e realizar aprimoramentos.
Quais os tipos de anúncio no TikTok?
O TikTok Ads oferece diferentes formatos e possibilidades de anúncio, trazendo mais facilidades na hora de gerenciar suas campanhas e acertar seus alvos. Contudo, nem todos os formatos estão disponíveis para todos os países. Veja abaixo os principais formatos.
Feed
Há a possibilidade tanto de criar, via Gerenciador de Anúncios, anúncios de vídeos como de imagens. Os anúncios de imagens rodam nos aplicativos de feed de notícias da empresa (BuzzVideo, TopBuzz e Babe). Eles contam com uma imagem, marca ou nome da empresa e o texto de anúncio.
Os anúncios de vídeo são os mais usados, é o que roda no TikTok e também na família de aplicativos da empresa. Você pode usar vídeos de 5 segundos a 1 minuto e eles rodam em tela cheia para os usuários, aparecendo no feed for you.
Cada anúncio desse tipo conta com o vídeo, uma imagem de display de anúncio, o nome da marca (app ou produto que você está divulgando) e texto.
Spark Ads
Os anúncios Spark permitem o impulsionamento de conteúdo orgânico para atrair mais visualizações. Pesquisas realizadas pelo próprio TikTok mostram que esse tipo de anúncio traz ótimos resultados, com 24% a mais de conversões e 142% mais engajamento do que os anúncios de feed.
Marcas gerenciadas
As marcas gerenciadas por representantes de vendas do TikTok podem usar formatos de anúncios especiais. Para contar com essa opção, é preciso entrar em contato com a rede social e verificar a disponibilidade para sua conta.
Os anúncios permitidos nesses casos são:
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efeitos de marca: possibilidade de editar vídeos especiais com efeitos, stickers, filtros e outros que ajudam a aumentar a interação dos usuários com a marca;
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top view: vídeos de 5 segundos a 1 minuto que aparecem assim que os usuários abrem o app;
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desafio de hashtag de marca: campanhas de anúncios de 3 a 6 dias em formato que encoraja o engajamento. Os conteúdos dos usuários aparecem na página de hashtag do desafio.
Como anunciar no TikTok?
Para anunciar no TikTok, obviamente, primeiro, você precisa ter uma conta e um perfil de empresa na rede social. Nesse caso, use o TikTok business. Você pode se cadastrar acessando este link.
Na hora de criar seu perfil, deixe-o otimizado, incluindo a categoria em que sua empresa se enquadra, o site e o e-mail do seu perfil.
Conheça o TikTok
Caso a sua empresa ainda não esteja familiarizada com o TikTok, é importante, antes de anunciar, entender melhor como a rede social funciona e, principalmente, quais conteúdos atraem a atenção do público que você deseja captar.
Outro ponto essencial é entender como funciona o algoritmo do TikTok, como ele distribui os vídeos e o que os vídeos nos trending topics têm em comum.
Dois usuários não verão o mesmo vídeo no seu feed e esses vídeos irão mudar com o tempo baseado nas suas preferências.
Embora o TikTok não divulgue seu algoritmo, existem alguns fatores de ranqueamento conhecidos pelos usuários, como: interações dos usuários com o conteúdo, descrição dos vídeos (incluindo informações de hashtags), preferências de país, linguagens selecionadas pelo usuário e categorias que o usuário selecionou como interesse quando se cadastrou.
Conheça sua audiência
Antes de começar a anunciar no TikTok, é importante descobrir quem é sua audiência e verificar o que essas pessoas estão assistindo e curtindo na rede social. Lembre-se que, de modo geral, o TikTok é mais usado pela geração Z e por adolescentes.
Conheça quem são os influenciadores que fazem mais sucesso com o seu público, o tipo de vídeo que eles curtem, os efeitos, as hashtags e demais informações.
Avalie a concorrência
Como a sua concorrência tem se posicionado no TikTok? Conhecer esse ponto é muito importante para entender o que tem sido feito e como sua empresa pode fazer campanhas melhores e mais assertivas.
Além de empresas, lembre-se que a concorrência também pode ser formada por influenciadores e criadores de conteúdo, já que eles irão competir pela atenção do usuário com a sua marca.
Defina objetivos
Para que você irá usar o TikTok Ads? Entender quais ações você deseja que os usuários tomem ao se relacionar com seus anúncios é crucial para uma estratégia efetiva.
Você pode usar suas campanhas para diferentes metas. Por exemplo, direcionando o tráfego para o seu e-commerce, aumentando as vendas, ou para uma landing page de cadastro ou para baixar um material rico, aumentando a base de leads.
Ainda é possível usar o TikTok como estratégia de branding, melhorando o relacionamento com seus clientes e o fazendo com que mais pessoas descubram o seu negócio.
As opções disponíveis no TikTok Ads são:
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reconhecimento (o vídeo será mostrado para o maior número de usuários possível);
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tráfego (direcionando o usuário para um site específico);
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download de app (direcionando o tráfego para baixar seu app);
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visualizações de vídeos (maximizando os views do seu anúncio);
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geração de lead (com formulário pré-pronto para coletar leads);
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conversão (direciona os usuários para uma página específica no seu site, como a página de compra ou inscrição em lista de e-mails);
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vendas de catálogo (anúncios dinâmicos baseados nos produtos do seu catálogo).
Use o gerenciador de anúncios
Agora que você já pensou na melhor estratégia, é hora de “colocar a mão na massa”. Para criar uma campanha de anúncios, é preciso usar o Gerenciador de Anúncios da plataforma.
Para isso, acesse sua conta pelo TikTok Business e clique em “get started”, depois faça login. Na página inicial, clique em account info para adicionar as informações da sua empresa (caso ainda não tenha feito isso) e clique em submit.
Depois da sua conta ter sido aprovada pelo TikTok, você já poderá começar a anunciar.
Selecione o público
No Gerenciador de Anúncios, você poderá realizar uma série de segmentações do seu público como: gênero, localização, idade, interesses etc.
Assim como outras redes, você também poderá trabalhar com públicos semelhantes, tanto para continuar engajando os usuários que já estão em contato com o seu perfil, como para atingir outras pessoas com características semelhantes às dos seus clientes.
Defina o orçamento
No TikTok Ads, você poderá definir um orçamento diário ou vitalício, facilitando na hora de planejar seus orçamentos para ações nas mídias sociais. Você também poderá pausar os anúncios quando desejar e optar por modelos de otimização (CPC ou CPM) para ajustar seus pagamentos aos objetivos.
Antes de fazer essa definição, contudo, você deverá dar um nome para a campanha com até 512 caracteres. Cada campanha pode ter de 1 a até 999 grupos de anúncio e cada grupo de anúncio pode ter um nome de até 512 caracteres.
Faça o criativo do anúncio
Nesse momento, é possível tanto realizar o upload de vídeos ou imagens como criar diretamente o vídeo pelas ferramentas de edição do TikTok, aliado aos recursos de inteligência artificial.
Otimize suas campanhas
Uma opção interessante do TikTok Ads é o sistema de leilão inteligente, que ajuda a otimizar os anúncios para que eles alcancem o público no momento certo, em que eles realmente estão acessando a rede.
As estratégias de leilão que podem ser usadas são:
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limite de lance: custo máximo por clique (CPC), por visualização (CPV) ou por 1000 impressões (CPM);
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custo de lance: custo médio por resultados otimizados de CPM, que pode variar acima ou abaixo do lance, mas acaba na média no longo prazo;
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menor custo: sistema de anúncios que usa o orçamento do grupo de anúncios para gerar o máximo de resultado possível com o menor custo por resultado.
A entrega dos anúncios também possui diferentes opções. A entrega padrão divide seu orçamento igualmente pelas datas da campanha e a acelerada gasta o orçamento o mais rápido possível.
Avalie os resultados
É possível avaliar os resultados das campanhas por meio da ferramenta relatórios, disponibilizadas no gerenciador de anúncios do TikTok, com métricas personalizadas de acordo com os pontos mais importantes para suas estratégias.
Como promover uma publicação no TikTok?
Da mesma forma que o Facebook, você também pode promover uma publicação da sua empresa no TikTok. Para fazer isso, é preciso:
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acessar o perfil do TikTok e clicar nos três pontinhos;
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abrir as configurações e clicar nas ferramentas de criador;
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escolher promover;
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escolher o vídeo que será impulsionado;
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definir o objetivo do anúncio (mais visitas em um site, mais visualizações ou mais seguidores);
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escolher a audiência, o orçamento e a duração;
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preencher as informações de pagamento.
Quanto custa TikTok Ads?
O TikTok Ads funciona no sistema de leilão, sendo possível controlar seu orçamento por dia ou pelo limite total.
As campanhas têm o mínimo de 50 dólares por dia ou para duração máxima. Os grupos de anúncio têm o mínimo de 20 dólares diários. No caso da duração máxima, a plataforma faz um cálculo de acordo com a quantidade de dias escolhidos.
Quais as melhores práticas para vender no TikTok?
Anunciar no TikTok pode ser mais caro do que em outras mídias sociais. Mas você pode investir em estratégias orgânicas, junto dos anúncios, para aumentar a rede de seguidores da sua empresa. Veja algumas dicas que separamos.
Trabalhe com influenciadores
Trabalhar com influenciadores no TikTok é uma ótima maneira de promover sua marca. Essa é, provavelmente, a maneira com melhor custo-benefício de espalhar sua mensagem pela rede.
Para funcionar, contudo, a estratégia envolve escolher muito bem os influenciadores, entendendo a mensagem que eles passam (e se tem sintonia com os valores da sua marca), o público que atingem e os interesses em comum que partilham.
Compartilhe o conteúdo do seu TikTok nas outras redes sociais
Só porque um conteúdo foi originalmente postado no TikTok, não significa que ele precisa ficar para sempre lá. Você encontra vários canais do YouTube onde as pessoas compartilham os melhores vídeos do TikTok, por exemplo.
Se você produzir conteúdos relevantes no TikTok, pode usá-los em outras estratégias, compartilhando no Instagram, Instagram Stories, Facebook Stories, Reels etc.
Desafios do TikTok
Os challenges do TikTok são muito famosos e capazes de engajar um grande número de usuários.
Um exemplo da força dessa ação é da Anitta, com a música Envolver e o passo de dança icônico. Após o desafio no TikTok ganhar proporções mundiais, ela atingiu o top 1 em número de reproduções no Spotify, tornando a música (que já tinha sido lançada há um tempo), um verdadeiro hit.
Mude de tempos em tempos seu criativo
Para que sua audiência não fique fatigada, uma das recomendações do TikTok é que você altere, a cada 7 dias, em média, os criativos, filtros e edições que usa. Use várias cenas de transição e outros efeitos para chamar atenção do seu público.
Vá direto ao ponto
Embora o TikTok Ads permita vídeos de até 1 minuto, a sugestão da rede é usar vídeos de 21 a 34 segundos.
Use os primeiros 3 a 10 segundos para passar sua mensagem principal ou mostrar o seu produto, já que essa é geralmente a chave de tempo para que o usuário decida ou não assistir seu vídeo até o fim.
Use áudio e legendas
A maioria dos vídeos de anúncios usam áudios. Mas se esquecem do poder das legendas. Elas são fundamentais para quem está navegando sem áudio ou para reforçar o CTA do seu anúncio. Uma pesquisa do TikTok mostrou que os anúncios com legendas e áudios têm uma taxa de visualização 40% maior.
Crie conteúdos positivos, autênticos e inspiradores
O TikTok recomenda que os vídeos sejam positivos, autênticos e inspiradores. Já que essa não é a rede social para vídeos com conteúdos pesados ou que pareçam muito produzidos. Crie vídeos autênticos, com as pessoas olhando diretamente para câmera e compartilhe ações leves, engraçadas e simples de serem entendidas.
Conclusão
Neste conteúdo, você viu que o TikTok Ads é a nova plataforma de anúncios do TikTok, que permite às empresas criarem anúncios para diferentes objetivos, desde os voltados à vendas, até captação de leads ou divulgação da marca/produto.
Embora em muitos pontos o gerenciador de anúncios do TikTok seja semelhante a de outras redes sociais, é muito importante ter atenção ao tipo de conteúdo que veicula, assegurando que ele realmente será interessante para sua audiência e atinja os objetivos da sua marca.
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