logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

O que é um site One Page? Veja quais são as vantagens e desvantagens!

Por João Victor 22/09/2023
Compartilhe

Com a difusão digital e os seus avanços, atualmente, até mesmo as pequenas empresas conseguem se fortalecer no ambiente online, visto que podem criar conteúdos para as redes sociais e garantir um ar mais profissional ao negócio através de um site one page.


Visualmente atraente, extremamente intuitivo e com um carregamento rápido, o site one page ganhou força no mercado nos últimos anos e se apresenta como uma ótima alternativa, seja para empresas que querem dar destaque a uma ação específica ou para aquelas que buscam custos mais baixos. 


Quando falamos de marcas de sucesso, percebemos que todas elas investem na sua presença digital e buscam ao máximo estarem presentes no cotidiano de seus potenciais clientes. Ou seja, é notável o quanto é impossível crescer sem estratégias online.


Quem sonha em construir uma presença digital sólida e consistente, precisa aparecer nas pesquisas do Google, o que exige ter um endereço eletrônico que permita que os clientes saibam mais sobre o negócio, se informem e entrem em contato.


Um site one page pode ajudá-lo na missão de conquistar uma posição relevante no ambiente online. Então, o que acha de continuar a leitura e entender mais sobre essa opção? Confira de perto as vantagens e desvantagens desse tipo de site!

 

O que é um site one page?

Este é um nome que não guarda lá tantos mistérios. Como você deve ter imaginado, um site one page é um site com uma única página, isso significa que todo o conteúdo que a sua empresa quer mostrar aos clientes deve estar reunido em apenas uma página.


Em resumo, esse tipo de site utiliza um layout moderno que é chamado de “rolagem longa” e garante ao usuário uma navegação simples, sem precisar clicar em diferentes ícones ou abas para acessar os diversos conteúdos.


Por se tratar de uma única página, a arquitetura das seções do site pede atenção redobrada, afinal, é fundamental que a estrutura fique bem organizada e o usuário tenha uma excelente experiência. Ou, no mínimo, uma experiência parecida com o que ele já está acostumado ao navegar em outros endereços eletrônicos.


Sendo assim, o mais recomendado é que coloque as informações mais importantes no topo da página e destaque dados como telefone, endereço e e-mail.


Dessa forma, o visitante vai entender que o seu site one page possui tudo o que ele busca, além de sentir que é fácil entrar em contato com a sua empresa.

 

Quais são as vantagens de um site one page?

Um site one page possibilita que o designer tenha mais liberdade e mais espaço para ser criativo, tendo a chance de colocar a experiência do usuário como foco e criar uma página surpreendentemente imersiva.


Sem dúvidas, uma de suas principais vantagens é o seu baixo custo, uma vez que se trata de um projeto com uma única página, sendo muito mais rápido para projetar e desenvolver.


Mas as vantagens não param por aí. São inúmeros os benefícios do site one page, ainda mais se a proposta tiver tudo a ver com o que o seu negócio precisa.

 

Facilidade de navegação

Para conferir todo o conteúdo de um site one page, basta que o usuário vá rolando a página de cima para baixo. Não tem segredo, navegar nesse tipo de site é muito intuitivo.


Com o conteúdo compilado em uma única página, o visitante consegue encontrar o que busca e assimilar as informações sem se perder. Quantas vezes entramos em um site e perdemos o foco, esquecendo o que estávamos procurando?

 

Conteúdo objetivo e direto

Dentro de um site one page, cada parágrafo importa e é muito valioso. Por isso mesmo, as informações são mais diretas e o conteúdo apresentado é preciso, sem divagações ou uma linguagem complexa demais.


Além de poupar o tempo de quem navega pelo site, também há uma maior facilidade de absorção do conteúdo.

 

Velocidade de carregamento

Devido à estrutura compacta desse tipo de site, geralmente, a página é carregada mais rapidamente, visto que o conteúdo é baixado de uma única vez no navegador.


Inclusive, em alguns sites, o carregamento acontece automaticamente à medida que o usuário rola a barra da página.

 

Quais são as desvantagens de um site one page?

Existem produtos e serviços com um nível maior de complexidade, precisando de mais de uma página para serem explicados. Dessa forma, a falta de informação pode tornar a experiência do usuário frustrante.


Outro ponto que não é nada interessante é que, ao limitar a quantidade de conteúdo, a possibilidade de incorporar estratégias robustas de SEO e ter um site otimizado se torna bem reduzida.


Por esse motivo, vale a pena considerar todas as limitações de um site one page e refletir se ele será capaz de entregar os resultados que a sua empresa busca.

 

Otimização de palavras-chave limitada

Como falamos logo acima, por se tratar de um site com apenas uma página, o profissional de SEO acaba tendo que limitar o número de palavras-chave utilizadas para ranquear o site nos buscadores.


Também não é possível dividir o site em categorias, fazendo um trabalho específico para cada uma delas, a fim de aumentar as chances de um bom ranqueamento.

 

Menor quantidade de análises

Em um site one page, o Google Analytics vai conseguir identificar apenas quem são os visitantes e por quanto tempo permaneceram na página, não há a análise do conteúdo com o qual os usuários estão interagindo mais.

 

Dificuldade para voltar a um lugar específico

Se a página tiver muito conteúdo e não for bem organizada, sem ter seções distintas, pode acontecer dos usuários ficarem perdidos.


Uma situação como essa impacta diretamente na experiência do visitante, podendo levar as pessoas a saírem da página e formarem uma opinião negativa sobre a empresa.


E aí, conseguiu entender o que é um site one page e descobrir se ele é interessante para a sua empresa? Agora, o que acha de mergulhar em outros conteúdos? Desbrave o nosso blog! 

 

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade