Você sabia que todos os links que você clica, independente de onde ele estiver e para onde ele te leva, podem ser rastreados graças ao UTM?
Mensurar os dados obtidos em uma campanha é o fator mais eficaz para se descobrir o que está ou não trazendo bons resultados. Por isso, saber se o usuário fez a conversão após passar pelo anúncio ou outro material é uma informação essencial que pode ser alcançada através de um link rastreável, ou seja, uma UTM.
Quer saber mais sobre esse assunto e começar a usá-lo em suas estratégias? Então siga essa leitura para descobrir o que é UTM, qual a sua importância e como utilizá-la.
O que é UTM?
O Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin, mais conhecido pela sigla UTM, são links de rastreamento que adicionam extensões específicas ao final do link para que seja possível entender a origem do tráfego.
Para que seja possível entender de forma mais prática, com uma URL (endereço virtual) rastreável através de uma UTM é possível saber exatamente quando o lead passou pelo link, em quais canais e onde ele enfim foi convertido.
Por exemplo, ao disponibilizar e anunciar um material para gerar novos leads, uma UTM facilitaria entender por qual canal a pessoa teve contato com o material, como e-mail, redes sociais ou site, qual copy gerou o clique do lead, se foi através de mídia paga ou orgânica, entre outros dados importantes para mensurar os resultados de uma ação.
Quais são os parâmetros de UTM?
Os parâmetros UTM são as cordas de texto unidas a URLs de modo que seja possível fazer um rastreamento toda vez que houver um clique nela. Entenda mais sobre cada uma delas:
Campaign (nome da campanha)
O UTM campaign é utilizado para identificar o nome da campanha de marketing, seja ela de materiais ricos, promoções de produtos, uma ação de Black Friday e muito mais.
Por exemplo, um e-book disponibilizado pela BeeOn sobre como vender mais na Black Friday, a URL ficaria com: utm_campaign=ebook-como-vender-mais-na-black-friday.
Source (origem da campanha)
No UTM source é onde se identifica a fonte origem do tráfego, ou seja, de qual canal o usuário veio, como google, facebook, e-mail, pop-ups, entre outros.
Por exemplo, um conteúdo acessado pelo instagram, ficaria com: utm_source=facebook.
Medium (mídia da campanha)
Aqui é possível identificar a origem do tráfego, ou seja, se alguém chegou ao site através de um tráfego orgânico, link de referência, mídia paga, etc.
Por exemplo, um conteúdo acessado através de um conteúdo de mídia paga, ficaria com: utm_medium=cpc.
Content (conteúdo da campanha)
O UTM content pode ser opcional, sendo utilizado quando é necessário identificar uma campanha em especial ou quando se está fazendo testes A/B.
Em anúncios, os parâmetros citados anteriormente podem ser totalmente iguais, mas é o parâmetro content que diferencia o formato utilizado. Por exemplo, em um anúncio com teste A/B, ficaria com: utm_content=testea.
Term (termo da campanha)
Este parâmetro opcional serve para identificar a palavra-chave em anúncios pagos de pesquisa. Assim como o UTM content, é muito importante utilizar diferentes termos, afinal servem para ajudar a diferenciar com qual termo o anúncio foi exibido quando converteu o lead.
Por exemplo, um anúncio de chinelos nuvem, ficaria com: utm_term=chinelo-nuvem-azul.
Onde usar UTM?
Toda estratégia de Marketing Digital é realizada com o objetivo de gerar uma ação, e é claro que toda ação precisa ser acompanhada e analisada.
Por exemplo, ao criar a disponibilizar um e-book, é importante entender através de qual fonte os usuários estão chegando até ele para definir o que está funcionando, afinal você deve divulgá-lo em diferentes formatos e canais.
Mas afinal, se é possível rastrear esses links, então onde é que eles podem ser inseridos?
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Redes sociais: Os links rastreáveis podem ajudar a entender o verdadeiro engajamento com a sua marca nas redes;
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E-mail marketing: Pode ser interessante enviar conteúdos semelhantes com um UTM diferente para entender qual a reação da base de leads, por exemplo CTAs alternados, banners com cores diferentes, e etc;
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Materiais ricos: Um material rico, como um e-book, pode ser veiculado em diversos canais, mas é apenas com a UTM você vai poder entender qual a maior fonte de tráfego e quais campanhas têm gerado mais resultados;
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Pop-up: Você sabe se os formulários de cadastro funcionam no seu site e qual o comportamento do público ao se deparar com um pop-up em sua página inicial? A resposta para essa pergunta se dá quando você entende o que é UTM.
Como fazer um UTM?
Agora que você já sabe o que é UTM e onde é possível utilizá-la, é hora de criar a URL rastreável perfeita para o seu negócio. Por isso, confira aqui as etapas:
Defina onde usar
Antes de começar a criar o seu código UTM, primeiro é preciso saber onde o link será colocado, afinal essa variável é essencial para a estratégia.
Saiba como funcionam os parâmetros UTM
Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu como esses parâmetros funcionam, afinal já explicamos sobre eles um pouco acima.
Além disso, vale lembrar que algumas variáveis são obrigatórias, enquanto outras são vistas como complementos. Porém, para garantir uma análise mais completa, é aconselhado utilizar todas elas.
É hora de criar
Para criar o UTM de suas novas campanhas, existem 2 opções, sendo elas:
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Escrever o código UTM manualmente;
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Ou utilizar um gerador UTM para criar um novo código.
Com a segunda opção, você irá precisar apenas preencher as variáveis que aparecem na ferramenta, as chamadas URL Builders. Entre elas, podemos indicar a ferramenta de Criação de URL do Google e o Gerador de UTM do RD Station.
Use um encurtador de URL
Ao preencher todas as variáveis das ferramentas, provavelmente o resultado foi uma URL gigante e nada bonita de se ver.
Por isso, busque por ferramentas que vão ajudar a reduzir o comprimento da sua URL e seguir com as boas práticas do marketing.
Use os resultados para melhorar ainda mais suas ações
Colocou sua UTM no ar? Então já é hora de começar a analisar os resultados e ver o que está funcionando e o que precisa de melhora, afinal esse é o maior objetivo dessa estratégia.
Por que usar UTM?
Em toda estratégia de marketing os resultados só terão um maior valor quando mensurados e compreendidos, e aí está a importância em utilizar uma URL rastreável através das UTMs.
Como já comentamos nesse artigo, o papel da UTM é estabelecer os parâmetros de rastreamento necessários para que o Google Analytics e outras ferramentas possam capturar os dados das campanhas.
Desta forma, você consegue monitorar o tráfego de cada link e realizar uma análise completa dos canais utilizados em suas ações. Afinal, os resultados específicos de cada campanha ficam mais claros a partir da origem do tráfego e assim, você consegue identificar qual campanha está performando melhor através dos diferentes links.
Essa é mais uma das estratégias feitas para garantir cada vez mais resultados positivos ao seu negócio e podem ser ainda mais grandiosas quando aplicadas de forma alinhada à outras técnicas de marketing.
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