O Google é, sem dúvida, uma das principais vitrines para as marcas de todo o mundo. De acordo com uma pesquisa do Internet Live Stats, em 2019, o Google processou em torno de 40 mil pesquisas por segundo. Para que as pessoas encontrem a sua empresa, é que a otimização de sites entra em cena.
A técnica também é chamada de SEO, da sigla em inglês “Search Engine Optimization”. O conjunto de técnicas ajuda a posicionar melhor o site do seu negócio para as palavras-chaves relevantes, aumentando as chances de vendas.
Ficou interessado? Então confira as dicas e informações que separamos!
O que é otimização de sites?
A otimização de sites, ou SEO, é um conjunto de técnicas que visam deixar seu site mais fácil de ser “lido” pelos robôs do Google, melhorando o posicionamento dele para as palavras-chaves relevantes.
Além disso, o SEO também colabora para uma boa experiência do usuário. Assegurando que ele irá encontrar tudo o que precisa com eficiência, rapidez e boa usabilidade.
Quando o seu site fica bem posicionado nas pesquisas orgânicas do Google, ou seja, sem que você tenha que fazer anúncios para isso, acaba aumentando o número de visitantes. E, com isso, mais pessoas descobrem sua marca e seus produtos.
Por isso, o SEO é um aliado indispensável de qualquer estratégia de marketing. Pois, a partir dessas visitas, você pode criar mecanismos para captar o contato das pessoas, criando um relacionamento com elas, ou até para levá-las para o seu e-commerce.
Por que investir em otimização de sites (SEO)?
A otimização de sites é crucial para qualquer negócio. A máxima do “quem não é visto, não é lembrado” continua válida para o digital. Com tantos sites na internet, como o seu público vai descobrir e acessar o seu?
Ficar bem ranqueado no Google aumenta as chances de cliques e, com isso, de conhecimento e envolvimento com a sua marca. A partir desse passo inicial, é possível pensar em outras estratégias para aumentar as vendas, captar leads, fidelizar e até transformar leitores ou seguidores em consumidores fiéis do seu negócio.
Além disso, uma empresa bem colocada no Google passa mais credibilidade. Pois os internautas entendem que, somente as melhores empresas, são capazes de ficar bem ranqueada e, por isso, são marcas confiáveis.
Outro ponto essencial é que, ao melhorar o SEO do seu site, você irá, também, oferecer uma boa experiência ao usuário. Com um site responsivo (que funcione em celulares e dispositivos móveis), veloz e com tudo o que o usuário precisa. O que, é claro, influencia na maneira como ele enxerga e se relaciona com o seu negócio.
Como otimizar o meu site?
Já está convencido que a otimização de sites é extremamente importante? Pois saiba que SEO não é como receita de bolo. As estratégias devem ser pensadas e analisadas para cada caso.
Apesar disso, existem algumas boas práticas que são conhecidas e difundidas no mercado, que devem ser consideradas no site da sua empresa. Vamos ver algumas delas?
Atenção aos seus conteúdos
Os conteúdos são extremamente importantes em uma estratégia de SEO. Além daqueles relacionadas ao seu blog, também preste atenção nos conteúdos do site institucional e no descritivo de produtos no seu e-commerce.
É muito importante que eles estejam otimizados para as palavras-chaves certas. Considerando a hierarquização em H1, H2, H3, H4, etc. E também sejam relevantes para as buscas dos usuários.
Por isso, conhecer a fundo sua persona é indispensável. Assim você consegue entender melhor a intenção de busca por trás da palavra-chave ou expressão. E produzir um conteúdo que atenda a essa necessidade.
Use boas palavras-chaves
Antes de começar a otimizar o seu site, faça a lição de casa. Ou seja, estude as principais palavras-chaves do seu setor e que estão relacionadas a sua empresa. Assim será mais fácil pensar em estratégias de SEO visando o ranqueamento para elas.
Avalie quem são seus concorrentes de SERP, ou seja, os primeiros colocados. Veja o que eles fazem de diferente, os conteúdos que oferecem e como é a estrutura do site.
Não adianta, por exemplo, ficar bem ranqueado para a palavra-chave “imobiliária em BH”, se você tem uma imobiliária no interior de Minas e não vende nenhum imóvel na capital mineira.
Considere a sua persona, analise as palavras-chaves mais e menos competitivas e entenda como ela se encaixa dentro do seu funil de vendas. Dessa forma, será mais simples otimizar ou produzir conteúdos mais assertivos.
Pense na experiência do usuário
SEO é um conjunto de técnicas voltado para os motores de busca. Mas não podemos ignorar a experiência do usuário. Afinal, as atualizações do Google nos mostram que, cada vez mais, a empresa está privilegiando sites que consideram essa questão em suas otimizações.
Aqui, são vários os pontos que você deve se atentar. Um site responsivo e mobile, por exemplo, é indispensável. Já que hoje a maioria dos acessos vem de dispositivos móveis.
Mas não é só isso. O seu site precisa carregar rápido e ser leve, principalmente para quem navega em conexões 4g, ter um layout que favoreça a leitura, não ter links quebrados e recursos que facilitem a leitura dos conteúdos, como tabelas, bullet points, destaques em negrito etc.
Tudo isso conta e também faz parte de uma estratégia de SEO.
Avalie a autoridade do seu site
A autoridade da página e do domínio são pontos fortes para o Google na hora de ranquear os sites.
Basicamente, eles mensuram o reconhecimento do seu site analisando a qualidade dos links que recebe e que direciona. Ou seja, quanto mais referências externas seu site ou seu conteúdo recebe, mais valioso ele se torna para o Google, que o considera uma autoridade no assunto.
A técnica usada nesse caso é chamada de link building. Para isso, é fundamental uma operação estratégica de marketing, visando criar relacionamento com players de interesse para sua empresa.
Além, é claro, de produzir conteúdos de altíssima qualidade. Aumentando as chances de ele ser referenciado em outras publicações.
Considere a parte técnica
Além de todos esses quesitos, é essencial avaliar questões mais técnicas do SEO, como:
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sitemap bem elaborado;
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velocidade de carregamento do site;
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links funcionando;
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ALT TAG nas imagens;
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estrutura de URLs;
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redirects;
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performance;
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dados estruturados;
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entre outros.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a otimização de sites, que tal garantir que o site da sua empresa está competitivo para alcançar as primeiras colocações no Google?
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