logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Overposting nas redes sociais: atente-se à quantidade de postagens

Por João Victor 08/09/2023
Compartilhe

Existem pessoas que acreditam que quanto mais publicações fizerem, mais serão notadas. Esse pensamento não só é uma armadilha, como pode levá-las a cometer o chamado overposting.

Essa prática pode se transformar em um verdadeiro problema para as marcas que desejam crescer dentro da internet e conquistar autoridade em seu segmento, isso porque os algoritmos não funcionam dessa maneira e podem acabar punindo esses perfis.

Caso você queira entender tudo sobre o assunto e evitar erros como o overposting, continue conosco até o final. Boa leitura!

 

O que significa overposting?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito da palavra e a sua origem.

Na realidade, a expressão surgiu a partir da popularização de um outro termo, o “oversharing”, que é formado pela junção de duas palavras de origem inglesa. O “over” significa “excesso” e o “sharing” equivale a “compartilhamento”.

De modo geral, o overposting está ligado ao excesso de publicações. Ou seja, é quando o mesmo perfil publica diversas vezes ao dia e satura os seus seguidores, gerando uma sensação de desconforto.

 

Muito provavelmente, você já viu esse fenômeno acontecer ao deslizar o seu feed e sentiu vontade de dar unfollow na pessoa em questão, não foi? Esse é um dos seus efeitos.

 

Quais são os impactos do overposting?

O excesso nunca vai bem e não seria diferente se tratando de postagens nas redes sociais.

O que acontece é que, ao invés de alimentar o interesse dos seguidores, o overposting causa justamente o oposto, fazendo com que os usuários deixem de seguir ou de interagir com a empresa e até mesmo encarem o bombardeio de publicações como spam.

Outro ponto bastante negativo é que o overposting leva a empresa a dividir suas curtidas entre as postagens, já que as pessoas dificilmente vão curtir cinco ou mais publicações feitas pelo mesmo perfil em um único dia.

Entre os principais danos de incorporar essa prática, estão:

 

  • Baixo engajamento;

  • Muitas impressões;

  • Alcance reduzido;

  • Perda de seguidores.

 

Atualização do algoritmo

É importante lembrar que o algoritmo das redes sociais está o tempo todo em evolução.

 

De fato, houve um momento em que as plataformas realmente distribuíam o conteúdo de acordo com a quantidade de postagens de um perfil. No entanto, pouco a pouco, os algoritmos foram atualizados e a lógica por trás do engajamento passou a mudar.

Sabe o que dizem sobre qualidade ser melhor do que quantidade? Bem, atualmente, o número de interações e a qualidade dos conteúdos são aspectos mais relevantes para o algoritmo.


Como destacar a minha empresa nas redes sociais?

Seguir boas práticas é um exercício essencial para as pessoas que querem ver a sua empresa ganhar relevância nas redes sociais.

Como você viu, não basta postar e muito menos praticar o overposting. É preciso ir além e entregar conteúdos que façam sentido para os seus usuários, estabelecendo um relacionamento verdadeiro com eles.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que consiga aumentar a visibilidade da sua empresa e melhorar o engajamento em seus conteúdos.

 

Explore diferentes tipos de conteúdo

Uma ótima maneira de descobrir o que a sua audiência gosta é experimentando diferentes formatos e tipos de conteúdo nas redes sociais do seu negócio. 

Considere fazer lives, vídeos respondendo algumas das perguntas mais frequentes, enquetes, vídeos institucionais, posts estáticos com dicas e recomendações, infográficos, reels de bastidores e mais.

 

Por meio desses testes de conteúdo, conseguirá descobrir o que mais agrada o seu público-alvo e como ele responde a cada formato.

 

Estimule conversas verdadeiras com os seus seguidores

Quanto mais os clientes se sentirem próximos da sua marca e conseguirem se comunicar com ela, maiores são as chances de engajar os conteúdos feitos por você.

Por meio da caixinha de perguntas do Instagram, é possível descobrir o que acharam de um lançamento, que tipo de postagem mais gostam e, provavelmente, você receberá até mesmo sugestões interessantes.  

Existem inúmeras alternativas para evitar o overposting e, de fato, ser notado pelas pessoas certas. Com um pouco de esforço, você conseguirá se relacionar melhor com os clientes.

 

Embarque nas trends

As trends oferecem a possibilidade da marca se conectar com o público-alvo de forma descontraída e muito efetiva, podendo atrair um grande número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e comentários.

Através dessa estratégia, a sua empresa mostra que está atualizada e em completa sintonia com os interesses da audiência.

 

Crie conteúdo relevante para o seu público

Quando você cria conteúdo de qualidade sobre um assunto, aos poucos, se torna referência e autoridade em seu segmento.

 

O que acontece é que esse tipo de conteúdo atrai engajamento e interação, justamente, porque se preocupa em esclarecer dúvidas, educar e preparar os seus potenciais clientes para consumir um produto ou serviço.

O marketing de conteúdo é um dos maiores aliados de quem deseja se destacar nas redes sociais e aumentar as suas oportunidades de venda.

 

Analise as suas ações

Vale a pena acompanhar de perto e analisar o que está dando certo, o que pode melhorar, o que não funcionou e como o seu público-alvo tem se comportado frente aos conteúdos elaborados pela sua empresa.

Gostou de aprender tudo sobre overposting e como evitá-lo nas redes sociais? Então, que tal ler outros artigos sobre marketing digital? Encontre mais conteúdos valiosos em nosso blog! 

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade