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Para que serve o pixel do Facebook?

Por BeeOn 14/01/2022
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Se você quer melhorar os resultados dos seus anúncios e ações nas redes sociais, conhecer (e dominar) o pixel do Facebook é muito importante.

Basicamente, esse termo se refere a um código que é incluído no seu site para que você consiga rastrear os dados das suas campanhas e também integrar as experiências de compra. Ainda está confuso? Siga lendo este conteúdo e veja as dicas que separamos!

O que é o pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é um código JavaScript adicionado no seu site para que você consiga medir a eficácia dos seus anúncios e publicidades no Facebook. Ele fará o rastreio do tráfego gerado a partir dos anúncios no Facebook e também é possível alcançar essas pessoas por meio de anúncios futuros no Facebook.

Além do site, o pixel pode ser usado no blog da sua empresa ou em alguma landing page associada aos serviços de publicidade do Facebook.

Para que serve o pixel do Facebook?

O pixel do Facebook pode ser usado para diferentes objetivos, como:

  • assegurar que seus anúncios serão mostrados às pessoas certas, encontrando novos clientes ou pessoas que visitaram uma página específica ou realizaram determinada ação no seu site;

  • aumentar as vendas, configurando o lance automático para alcançar as pessoas mais propensas a realizarem determinada ação importante para sua estratégia, como realizar uma compra;

  • mensurar os resultados gerados pelos seus anúncios, entendendo o impacto dessas campanhas e mensurando o que ocorre quando os usuários visualizam essas ações.

Veja algumas maneiras de usar o pixel do Facebook nas suas estratégias.

Redirecionamento de público

Você pode criar públicos personalizados de maneira automática baseando nas ações que algumas pessoas fizeram no seu site. Depois, é possível exibir um anúncio específico para esses usuários, aumentando as chances de conversão. É o que chamamos de remarketing.

Por exemplo, você pode configurar um anúncio sobre determinado produto que o usuário visitou (e até colocou no carrinho), mas por algum motivo não fechou a compra. Ao visualizar o anúncio novamente, há mais chances de que ele finalize a compra.

Otimização de conversão

O pixel é capaz de identificar o perfil de usuários mais propensos a realizar determinada ação desejada na sua página. Assim, é possível direcionar os seus anúncios no Facebook para usuários com interesses similares aos desse grupo e otimizar as conversões.

Rastrear as conversões em diferentes dispositivos

O pixel permite medir quantas conversões no seu site vieram de usuários que clicaram no seu anúncio no Facebook. Também é possível configurar tipos personalizados de conversões, como: preencher um cadastro, gerar um lead ou finalizar uma compra.

Esse rastreio funciona em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks ou computadores desktop.

Informações do público

Outro ponto interessante do pixel do Facebook é que, com ele, você conseguirá obter determinadas informações sobre o público que visita o seu site, como: localização, idade, gênero, relacionamento, principais idiomas, dispositivos utilizados e frequência das atividades (curtidas, comentários, compartilhamentos etc.).

Como o pixel do Facebook funciona?

Para fazer esse rastreio, o pixel do Facebook funciona usando cookies internos e de terceiros. Os internos são aqueles gerados pelo seu site e os de terceiros mostram os dados de interação dos usuários em outros sites.

Os cookies são pequenos trechos de códigos que ficam armazenados nos navegadores e guardam as informações de navegação. Toda vez que você visita um site, um cookie é gerado. Assim, na próxima visita, a experiência pode ser otimizada de acordo com seus interesses e comportamento.

A principal vantagem é que os cookies permitem diferenciar os visitantes e oferecer anúncios e conteúdos personalizados.

Assim, toda vez que o visitante acessar o seu site ou o Facebook, os cookies fornecerão as informações geradas – e o conteúdo exibido no seu site ou no Facebook do usuário será ajustado automaticamente de acordo com o comportamento e as preferências dele, aumentando as chances de conversão.

Ações rastreadas

O pixel do Facebook é capaz de rastrear sempre que o visitante executa uma ação no seu site. Essas ações devem ser determinadas na hora de configurar seu pixel. No total são 9 eventos que podem ser criados:

  • monitorar as pesquisas feitas no seu site;

  • ver os posts, páginas de destino, páginas de produto e outras páginas que o visitante visualizou no seu site;

  • detectar quais produtos foram inseridos no carrinho;

  • identificar quais produtos os usuários têm interesse;

  • registrar o momento em que o usuário realiza o check-out (finalização da compra);

  • informar o momento em que o usuário adiciona as informações de pagamento, mostrando os usuários que têm grande propensão à compra;

  • monitorar o número de compras concluídas no seu e-commerce;

  • informar quando alguém se torna um lead;

  • informar quando o usuário preenche um formulário de registro.

Como fazer um pixel do Facebook?

Todo usuário que tenha um blog, site, e-commerce ou página de captura (landing page) pode usar o pixel do Facebook, sendo pessoa física ou jurídica. Para isso, você precisará gerar o código, inseri-lo no seu site ou blog e acompanhar as informações trazidas.

Para fazer seu pixel, basta seguir o passo a passo:

  • Passo 1: faça login no Facebook com a conta que usa para gerenciar a comunicação da sua empresa.

  • Passo 2: acesse o painel no Gerenciador de Anúncios e clique em “Gerenciar Anúncios” na barra superior, depois selecione “Pixels” na coluna “Medir e Informar”.

  • Passo 3: na próxima tela, clique em “Criar um pixel”.

  • Passo 4: preencha os campos solicitados na janela seguinte e clique em “continuar”.  Nomeie seu pixel para facilitar o gerenciamento (já que você poderá criar vários pixels) e informe corretamente a URL do site para que o Facebook consiga verificar a instalação do pixel.

Instalação

Com os passos acima, seu pixel já estará criado. Agora será preciso instalá-lo no site. Há várias formas de fazer isso, dependendo de como seu site foi construído. O mais usual, atualmente, é o uso do WordPress, por isso montamos um passo a passo baseado nesse CMS.

  • Passo 1: na janela “conectar a atividade do site usando um pixel”, clique em “adicionar manualmente o código do pixel ao site” (somente selecione a primeira opção da janela caso seu site já esteja previamente configurado).

  • Passo 2: copie o código JavaScript mostrado.

  • Passo 3: abra o painel de configurações do seu site em outra aba do navegador (não feche a aba atual do Facebook).

  • Passo 4: no painel do WordPress, vá em “plugin” e selecione “adicionar novo”.

  • Passo 5: busque pelo plugin Insert Headers and Footers e clique em “instalar agora” e em “ativar”. Selecione “Click Here” para configurar.

  • Passo 6: no painel do plugin, cole o código do pixel no campo “scripts in header”. Role a página e salve.

Para saber se você fez tudo certo, pode baixar o Facebook Pixel Helper no Chrome. Ele irá mostrar quando o pixel estiver ativado e configurado corretamente nos sites que você visitar.

Configurações

Depois de instalar, é hora de configurar. Para isso, volte ao Facebook.

  • Passo 1: no campo instalar pixel, clique em “continuar” (abaixo da caixa de diálogo de onde você copiou o código).

  • Passo 2: clique em “usar ferramenta de configuração de eventos do Facebook”. Você deverá ser redirecionado automaticamente para o seu site. Se isso não acontecer, digite a URL do site e dê enter.

  • Passo 3: no seu site aparecerá uma janela de instruções. Leia as informações e vá avançando até clicar em “começar”.

  • Passo 4: no canto da tela aparecerá a primeira configuração de eventos. Selecione o tipo de evento na lista de opções e clique em confirmar.

  • Passo 5: finalize clicando em “finish setup” e em “concluir”.

Para acompanhar os dados gerados pelo Pixel, é só analisar as informações mostradas no Gerenciador de Anúncios e no painel do Facebook Analytics.

Gostou de conhecer mais sobre o pixel do Facebook? Quer melhorar seus resultados nas redes sociais? Venha conversar com nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

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