Toda estratégia de Marketing Digital precisa estar acompanhada de métricas de desempenho. Afinal, para se garantir uma melhor performance digital, é necessário observar o que está ou não funcionando para o seu negócio.
O Marketing de Performance vai além de uma simples coleta e análise de dados dos canais utilizados, sendo importante entender como cada um deles pode ajudar na evolução do negócio como um todo.
Se você busca melhorar a performance digital do seu negócio e quer saber como impulsionar e analisar seus resultados no marketing, então siga essa leitura conosco.
O que é Marketing Digital de performance?
Quando se pensa em performance digital, esse é o termo que resume os resultados obtidos através de uma estratégia de marketing, mais especificamente, dos anúncios online de uma empresa.
Com a expansão de serviços na internet e um consumidor cada vez mais atento e exigente, as marcas passaram a considerar melhor a forma como buscam atrair o público para seus produtos e serviços.
Por isso, o Marketing de Performance Digital passou a ser uma estratégia muito utilizada por profissionais, como forma de identificar se os investimentos em mídia estão garantindo um bom retorno.
A partir dos resultados obtidos, é possível saber como melhorar a performance e alcançar os objetivos do seu negócio de forma muito mais eficiente.
Como garantir uma performance digital com bons resultados?
O formato de implementação do Marketing de Performance pode variar de acordo com a estrutura de cada empresa, porém, em todos os casos, existem boas práticas a se seguir.
Comece com um bom planejamento
Para todas as estratégias, o planejamento de marketing é uma das etapas iniciais mais importantes, afinal ele irá definir quais ações serão ideais para atingir as métricas de sucesso, com base nos objetivos definidos.
Calcule o orçamento
Com os objetivos da campanha definidos, também é necessário calcular o orçamento necessário para atingir tais metas. Afinal, as estratégias devem estar alinhadas com a verba disponibilizada pela empresa, a fim de garantir o melhor desempenho possível.
Crie segmentações
Quando falamos em segmentação, estamos nos referindo aos grupos de pessoas que podem se interessar por seu produto ou serviço, classificados a partir de dados demográficos ou outras informações de comportamento.
Dessa forma, a segmentação das campanhas é um fator indispensável para alcançar o público certo, afinal não adianta investir esforços em pessoas que não precisam de suas soluções.
Faça testes
A melhor forma de descobrir qual é o caminho ideal para se seguir e garantir um melhor desempenho, é através de testes A/B.
Nessa estratégia, você poderá utilizar dois anúncios com o mesmo objetivo, porém com diferentes alterações entre eles, como imagens, textos ou páginas de destino.
Invista em SEO e conteúdos de qualidade
Para uma boa performance digital, o desempenho de tráfego orgânico será essencial.
O SEO, por exemplo, disponibiliza práticas e técnicas que visam a otimização dos conteúdos para posicionar uma marca nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google ou Bing.
Por isso, invista em conteúdos otimizados sobre o seu mercado de atuação como forma de ser notado pelo público através de sua autoridade nos mecanismos de busca.
Mídias de performance
As mídias de performance são os canais ideais para se fazer anúncios na internet onde, cada uma delas, possui sua diferente configuração de orçamento e suas próprias ferramentas de análise de dados.
Para escolher e melhor para suas estratégias, é importante levar em conta seus objetivos, público e orçamento. Entre os principais podemos citar:
Google Adwords
A ferramenta do Google permite a veiculação de campanhas em sua rede de busca ou display, sendo o tipo de lance de campanha e público-alvo de escolha do anunciante.
Facebook Adwords
A plataforma de anúncios do Facebook é bem parecida com a do Google em seus formatos de segmentação e cobrança.
Instagram Advertising
A ferramenta de anúncios do Instagram também possibilita a criação de anúncios em formato de fotos ou vídeos, porém aqui o pagamento é feito de acordo com o tempo em que a publicidade ficou no ar.
Utilize tecnologias de análise de dados
A análise de dados é, sem dúvida, a parte mais importante no Marketing de Performance Digital, seja para planejar as estratégias ou para acompanhar seu desempenho através delas.
Para otimizar esse trabalho, existem diversas ferramentas e softwares que auxiliam na captura e análise de informações que servirão de base para os novos insights, por isso não deixe de utilizá-las ao seu favor.
Como fazer uma análise de Performance Digital?
Uma boa análise de performance digital deve ser profunda e considerar todas as etapas do funil de venda, as particularidades da empresa e também de cada um dos canais investidos.
Saiba como fazer uma análise de performance eficaz no passo a passo abaixo.
1 - Definição de metas e indicadores
Toda estratégia de marketing deve ser guiada pelo objetivo traçado pela empresa e, para que o mesmo seja alcançado, também é necessário definir metas e indicadores que irão ajudar a seguir os melhores caminhos.
Dessa forma, as análises de performance digital também devem ser organizadas por esses mesmos objetivos.
Por exemplo, se o objetivo de uma empresa é aumentar suas vendas, a sua equipe de marketing deverá direcionar seus esforços para que a equipe comercial receba mais oportunidade.
E para descobrir se as ações o estão levando ao resultado esperado, os principais indicadores de performance precisam ser avaliados com frequência.
2 - Acompanhe as etapas do funil de vendas
Para que as métricas e indicadores da análise de performance sejam cada vez mais eficazes, é necessário acompanhar as etapas do funil de vendas e seus resultados, afinal todas as suas fases são importantes para alcançar o objetivo final traçado.
Por isso, identifique:
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Oportunidades que devem ser tratadas para gerar esse número de vendas;
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Leads a serem nutridos para se tornarem oportunidades;
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Visitantes que devem chegar ao site para se converterem em leads ou oportunidades.
3 - Análise dos canais digitais
Outro importante passo para a análise de performance é avaliar os canais envolvidos em sua estratégia e como eles estão impactando o desempenho das suas ações.
É importante ter em mente que cada canal possui um papel de relevância nas etapas do funil, mas todos são importantes para o sucesso dos resultados.
Por isso, avalie o desempenho do seu site a partir das buscas orgânicas e pelas campanhas pagas, assim como o retorno de investimento em ferramentas de relacionamento.
Quais são as métricas mais importantes para a Performance Digital?
Durante sua análise de performance, existem algumas métricas que necessitam de uma atenção extra, sendo valiosas para todos os tipos de ações que uma equipe de marketing planeja, independente do tamanho ou segmento de sua empresa e de seus objetivos de campanha.
Sendo as mais importantes:
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Número de impressões: quantas vezes o conteúdo foi visualizado;
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Taxa de engajamento: quantas interações de usuários houve no conteúdo;
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Taxa de cliques: número de cliques em um anúncio;
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Leads: quantos leads foram gerados a partir de um conteúdo;
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CPC: custo por clique;
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CPL: custo por lead;
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Taxa de conversão: a relação entre o número de visualizações com o número de leads convertidos;
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ROI: retorno financeiro sobre o valor investido;
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Prospecção: identificar se há novas vendas para novos clientes.
Vale lembrar que, além de analisar os resultados das campanhas, as métricas também servem para guiar como o custo do anúncio será calculado.
Conclusão
A performance digital, ou marketing de performance, busca atender aos objetivos da marca com base em informações mais concretas.
Além de garantir um melhor desempenho, uma das maiores vantagens de suas ações está na redução de gastos através de uma mensuração e investimento mais precisos.
Por isso, aproveite as informações obtidas nesse artigo e comece agora mesmo a melhorar a performance digital do seu negócio.
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