“Alexa, como vai estar o clima de São Paulo nesse final de semana?” Fazer pesquisa por voz se tornou cada vez mais comum, principalmente, com a popularização da assistente pessoal da Amazon nos últimos anos.
Mas, com certeza, o constante aprimoramento desta funcionalidade dentro do Google foi o que mais contribuiu para que as interações com celulares e tablets por meio da voz se transformassem em realidade e parte da rotina de milhares de pessoas.
Uma coisa é certa: em algum momento, você vai usar a pesquisa por voz e saiba que esta tecnologia tem muito para contribuir com o marketing do seu negócio.
Então, o que acha de entender o que é, como funciona e de que maneira otimizar os seus conteúdos para buscas feitas por fala? Descubra mais sobre a funcionalidade nesta leitura!
O que é a pesquisa por voz?
A pesquisa por voz é uma maneira simples de buscar por algo na internet utilizando a fala. Ou seja, ao invés de digitar, você usa a voz para perguntar o que gostaria de saber.
O melhor dessa funcionalidade é que ela é extremamente fácil de usar, completamente descomplicada e torna a internet ainda mais acessível para pessoas que possuem deficiência visual, dificuldades motoras ou que são analfabetas.
Sem falar, é claro, de como a pesquisa por voz otimiza o tempo de quem deseja tirar suas dúvidas de forma rápida.
Quem nunca foi cozinhar um prato e, durante o preparo, acabou esquecendo alguns detalhes da receita? Em situações como essa, contar com a ferramenta mencionada é de enorme ajuda.
O que o futuro reserva para essa ferramenta?
Nos últimos anos, diversos profissionais enxergaram o potencial da pesquisa por voz e a identificaram como uma forte tendência de marketing.
Em 2019, 1 em cada 5 usuários da internet já usava esse tipo de funcionalidade pelo menos uma vez por mês, segundo o Global Web Index.
Mais tarde, em 2020, vimos a Alexa conquistar o primeiro lugar como produto mais vendido da Black Friday e Cyber Monday da Amazon no Brasil.
Se os assistentes virtuais comandados por voz, como Google Assistente, Siri (Apple), Cortana (Microsoft) e o Echo Dot, chegaram para ficar, está na hora de otimizar o seu site para abraçar essa tecnologia.
Como ativar a pesquisa por voz do Google?
Para ativar a funcionalidade da pesquisa por voz em seu smartphone ou tablet, o processo é bem simples e não tem erro.
Android:
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Abra o aplicativo do Google;
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Clique em “Mais”;
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Depois, vá até “Configurações”;
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Selecione “Voz”;
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Toque em “Voice Match” e ajuste para que a assistente reconheça sua voz.
iOS:
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Acesse o aplicativo do Google;
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Clique em “Mais”;
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Em seguida, vá até “Configurações”;
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Selecione “Voz”;
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Faça as configurações necessárias de idioma e opte por iniciar as suas pesquisas com “Ok, Google...”;
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Toque em concluído.
Por que incluir a pesquisa por voz nas estratégias de SEO?
Como você viu, dia após dia, as pesquisas por voz têm estado mais presentes em nosso cotidiano e é bem provável que esse recurso se difunda ainda mais.
Por isso mesmo, precisamos aprender como os nossos conteúdos serão encontrados pelos usuários da internet a partir de agora.
Saiba responder às perguntas dos usuários
Quando pesquisamos um assunto no Google, geralmente, digitamos apenas termos.
Imagine que você comprou uma fritadeira de ar quente e não sabe como usá-la. Nessa situação, faria uma busca mais ou menos assim: “air fryer modo de usar”.
Contudo, quando a interação acontece de forma conversacional, o tom das pesquisas muda e tende a se tornar perguntas.
Então, ao conversar com a Siri, muito provavelmente, perguntaria: “Como usar a air fryer?”
Por causa dessa dinâmica, conteúdos que apresentam perguntas e respostas costumam ter uma performance muito melhor na pesquisa por voz.
Dê preferência às palavras-chave de cauda longa
Como você deve ter percebido, as pesquisas em formato de perguntas costumam ter mais palavras do que a busca digitada.
Diante desse cenário, o mais interessante é que foque em palavras-chave de cauda longa para criar os seus conteúdos ou otimizar o seu site.
Normalmente, elas costumam ter menor volume de busca, mas funcionam muito bem quando a estratégia é conseguir uma boa posição nas pesquisas por voz.
Foque nos featured snippets
Em geral, os assistentes virtuais procuram por informações assertivas e rápidas na hora de tirar as dúvidas de seus usuários.
Sendo assim, na maioria das vezes, recorrem aos featured snippets, também conhecidos como posição zero do Google, que nada mais é do que pequenos trechos em destaque no início da página de resultados.
Dito isso, recomendamos que você crie respostas objetivas, foque em frases curtas e elabore listas e tabelas seguindo e aplicando as boas práticas de otimização para mecanismo de busca.
Utilize uma linguagem simples
Quanto mais apostar em uma linguagem que se assemelha à falada, sendo acessível, simples e clara, maior é a possibilidade do seu conteúdo ranquear bem.
O Google busca ser democrático e garantir que a maior parte das pessoas compreenda a mensagem e, de fato, tire suas dúvidas. Por isso, valoriza os materiais de fácil leitura.
Agora que você já sabe tudo sobre pesquisa por voz e entende sua importância para o SEO, o que acha de implementá-la nas suas estratégias de marketing? Conte com a ajuda dos especialistas da BeeOn!