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Pesquisa de voz: saiba como utilizar e qual o seu papel no futuro do marketing

Por João Victor 25/04/2023
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“Alexa, como vai estar o clima de São Paulo nesse final de semana?” Fazer pesquisa por voz se tornou cada vez mais comum, principalmente, com a popularização da assistente pessoal da Amazon nos últimos anos.

 

Mas, com certeza, o constante aprimoramento desta funcionalidade dentro do Google foi o que mais contribuiu para que as interações com celulares e tablets por meio da voz se transformassem em realidade e parte da rotina de milhares de pessoas.

 

Uma coisa é certa: em algum momento, você vai usar a pesquisa por voz e saiba que esta tecnologia tem muito para contribuir com o marketing do seu negócio.

 

Então, o que acha de entender o que é, como funciona e de que maneira otimizar os seus conteúdos para buscas feitas por fala? Descubra mais sobre a funcionalidade nesta leitura!

 

O que é a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma maneira simples de buscar por algo na internet utilizando a fala. Ou seja, ao invés de digitar, você usa a voz para perguntar o que gostaria de saber.

 

O melhor dessa funcionalidade é que ela é extremamente fácil de usar, completamente descomplicada e torna a internet ainda mais acessível para pessoas que possuem deficiência visual, dificuldades motoras ou que são analfabetas.

 

Sem falar, é claro, de como a pesquisa por voz otimiza o tempo de quem deseja tirar suas dúvidas de forma rápida.

 

Quem nunca foi cozinhar um prato e, durante o preparo, acabou esquecendo alguns detalhes da receita? Em situações como essa, contar com a ferramenta mencionada é de enorme ajuda.

 

O que o futuro reserva para essa ferramenta?

Nos últimos anos, diversos profissionais enxergaram o potencial da pesquisa por voz e a identificaram como uma forte tendência de marketing.

 

Em 2019, 1 em cada 5 usuários da internet já usava esse tipo de funcionalidade pelo menos uma vez por mês, segundo o Global Web Index.

 

Mais tarde, em 2020, vimos a Alexa conquistar o primeiro lugar como produto mais vendido da Black Friday e Cyber Monday da Amazon no Brasil.

 

Se os assistentes virtuais comandados por voz, como Google Assistente, Siri (Apple), Cortana (Microsoft) e o Echo Dot, chegaram para ficar, está na hora de otimizar o seu site para abraçar essa tecnologia.

 

Como ativar a pesquisa por voz do Google?

Para ativar a funcionalidade da pesquisa por voz em seu smartphone ou tablet, o processo é bem simples e não tem erro.

Android:

  • Abra o aplicativo do Google;

  • Clique em “Mais”;

  • Depois, vá até “Configurações”;

  • Selecione “Voz”;

  • Toque em “Voice Match” e ajuste para que a assistente reconheça sua voz.

 

iOS:

  • Acesse o aplicativo do Google;

  • Clique em “Mais”;

  • Em seguida, vá até “Configurações”;

  • Selecione “Voz”;

  • Faça as configurações necessárias de idioma e opte por iniciar as suas pesquisas com “Ok, Google...”;

  • Toque em concluído.


Por que incluir a pesquisa por voz nas estratégias de SEO?

Como você viu, dia após dia, as pesquisas por voz têm estado mais presentes em nosso cotidiano e é bem provável que esse recurso se difunda ainda mais.

 

 

Por isso mesmo, precisamos aprender como os nossos conteúdos serão encontrados pelos usuários da internet a partir de agora.


Saiba responder às perguntas dos usuários

Quando pesquisamos um assunto no Google, geralmente, digitamos apenas termos. 

 


Imagine que você comprou uma fritadeira de ar quente e não sabe como usá-la. Nessa situação, faria uma busca mais ou menos assim: “air fryer modo de usar”. 

 


Contudo, quando a interação acontece de forma conversacional, o tom das pesquisas muda e tende a se tornar perguntas. 

 


Então, ao conversar com a Siri, muito provavelmente, perguntaria: “Como usar a air fryer?”

 


Por causa dessa dinâmica, conteúdos que apresentam perguntas e respostas costumam ter uma performance muito melhor na pesquisa por voz. 


Dê preferência às palavras-chave de cauda longa

Como você deve ter percebido, as pesquisas em formato de perguntas costumam ter mais palavras do que a busca digitada.


Diante desse cenário, o mais interessante é que foque em palavras-chave de cauda longa para criar os seus conteúdos ou otimizar o seu site.

 

Normalmente, elas costumam ter menor volume de busca, mas funcionam muito bem quando a estratégia é conseguir uma boa posição nas pesquisas por voz. 


Foque nos featured snippets

Em geral, os assistentes virtuais procuram por informações assertivas e rápidas na hora de tirar as dúvidas de seus usuários.  


Sendo assim, na maioria das vezes, recorrem aos featured snippets, também conhecidos como posição zero do Google, que nada mais é do que pequenos trechos em destaque no início da página de resultados.


Dito isso, recomendamos que você crie respostas objetivas, foque em frases curtas e elabore listas e tabelas seguindo e aplicando as  boas práticas de otimização para mecanismo de busca.

Utilize uma linguagem simples 

Quanto mais apostar em uma linguagem que se assemelha à falada, sendo acessível, simples e clara, maior é a possibilidade do seu conteúdo ranquear bem.


O Google busca ser democrático e garantir que a maior parte das pessoas compreenda a mensagem e, de fato, tire suas dúvidas. Por isso, valoriza os materiais de fácil leitura. 


Agora que você já sabe tudo sobre pesquisa por voz e entende sua importância para o SEO, o que acha de implementá-la nas suas estratégias de marketing? Conte com a ajuda dos especialistas da BeeOn! 


 

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