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Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma

Por BeeOn 18/06/2021
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O Pinterest é uma das redes sociais que mais crescem. Em julho de 2020, a plataforma anunciou que superou a marca dos 400 milhões de usuários ativos mensais. A pandemia foi um dos principais propulsores, já que muitos passaram a usar a rede para se inspirar e buscar ideias de decoração, alimentação e outras.

Uma novidade interessante para este ano é o Pinterest Ads, os anúncios na plataforma, a exemplo do que já acontece em outras redes sociais. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a novidade.

Quer entender melhor? Siga a leitura!

O que é o Pinterest e por que ele é interessante?

O Pinterest é uma rede social um pouco diferente das tradicionais. Ele funciona como uma ferramenta de descoberta e inspiração. Você pode pesquisar por palavras-chaves, interesses ou painéis e encontrar imagens inspiradoras de casas decoradas, cortes de cabelo, maquiagem, roupas, acessórios, comidas, viagens e muito mais!

As marcas já notaram o poder inspiracional do Pinterest e estão investindo em marcar presença na rede, criando mais um ponto de contato com o público-alvo.

Uma das vantagens interessantes é que, de acordo com os dados da própria empresa, 97% das pesquisas realizadas dentro do Pinterest são feitas por pessoas e não por empresas. Então, criar uma campanha dentro da ferramenta, permite falar diretamente com o seu público e com pessoas mais engajadas.

No Brasil, o número de usuários do Pinterest é grande: já somos 46 milhões de usuários. E usamos a plataforma para diferentes possibilidades, desde procurar ideias, até para tomar decisões e fazer compras. E é por isso que a marca decidiu começar o Pinterest Ads pelo nosso país, como pioneiro na América Latina.

O que é o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é a plataforma de anúncios do Pinterest que permite que negócios e marcas anunciantes impulsionem suas publicações (pins) dentro da própria conta do Pinterest.

A ideia é semelhante ao que já ocorre em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp Ads. Dessa forma, as empresas poderão criar campanhas ou grupos de campanhas para encontrar potenciais clientes de acordo com os resultados que deseja atingir na plataforma.

Por que vale a pena usar o Pinterest Ads?

Com o Pinterest Ads, você poderá criar campanhas que:

  • conquistem a atenção do usuário no momento em que ele está navegando em busca de inspirações;

  • aumentem o alcance e o reconhecimento da sua marca ou produto;

  • gerem mais tráfego para o seu site ou para sua conta no Pinterest;

  • melhorem a conversão de visitantes em leads ou leads em clientes na sua landing page ou e-commerce;

  • impulsionem suas vendas na loja física.

Outro benefício interessante é que o Pinterest Ads dá acesso ao Pinterest Partner – um programa de parcerias no qual é possível trabalhar com diferentes empresas especialistas em Pinterest e que podem lhe ajudar com publicidade, conteúdo, criativo, análise de públicos e métricas e outras soluções.

Vantagens e características únicas do Pinterest

Anunciar no Pinterest pode ser mais vantajoso do que em outras redes sociais, principalmente dependendo das características do seu público.

O primeiro ponto de diferenciação é o motivo que leva as pessoas a acessarem ao Pinterest. Geralmente, esses usuários estão em busca de novas ideias, por isso estão mais abertos a anúncios e conteúdos de marca do que em outras plataformas.

Além disso, você tem a chance de atingir as pessoas que realmente tomam as decisões de compra. De acordo com os dados do Pinterest, quase metade das mulheres no Brasil, 45% das pessoas da Geração Z e 60% das mães brasileiras usam a rede social.

Algumas empresas foram convidadas pelo Pinterest para testar a solução antecipadamente. A Westwing foi uma dessas e, com suas campanhas pagas, ela já conseguiu aumentar a base de clientes potenciais.

Outra característica diferenciada diz respeito a forma como as pessoas compram no Pinterest. Em geral, os usuários estão em busca de uma experiência e não de uma transação. Então, as compras pelo Pinterest são motivadas pela inspiração, gerando uma experiência de compra diferenciada, tanto para os consumidores, como para as marcas.

Como funciona o Pinterest Ads?

O Pinterest é uma rede social visual, por isso seus anúncios estão disponíveis em formatos que valorizam essa experiência.

Os anúncios podem ser criados em dispositivos móveis, então você pode gerenciar sua campanha inteira a partir do celular. No Gerenciador de Anúncios, é possível criar e editar as campanhas ou configurar a segmentação personalizada.

Dependendo do tipo de campanha, a plataforma permite que o usuário defina seus próprios lances ou é possível deixar que as ferramentas de lances automáticos do Pinterest façam isso por você.

Formatos

Embora todos os formatos de anúncios apelem para o visual, há diferentes opções. Como:

  • padrão: Pin tradicional, com imagens verticais ou quadradas, com a proporção recomendada de 2:3. A recomendação é evitar fotos abstratas e que não identifiquem sua marca ou produto. Por isso, vale a pena incluir o logo de maneira sutil. Os arquivos devem ser .png ou .jpg, com tamanho máximo de 10MB;

  • vídeo: lembre-se que muitos usuários acessam o Pinterest com o som desligado, por isso as imagens devem prevalecer. Os vídeos mais curtos também costumam funcionar melhor, então a recomendação é mantê-los entre 6 a 15 segundos. O formato mais recomendado é .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2 GB;

  • shopping: mesmas especificações do anúncio padrão, só que este anúncio é usado especificamente para vender um produto do seu catálogo, com foco em conversão para lojas virtuais;

  • carrossel: várias imagens para que o usuário deslize e se aprofunde no conteúdo. Para encaixar no formato, é preciso usar de 2 a 5 imagens no mesmo anúncio;

coleções: uma imagem principal destacada e mais três imagens menores logo abaixo, que devem se relacionar com a primeira, conquistando o potencial cliente com uma inspiração e sugestões de produtos, por exemplo.

Segmentação

Quem trabalha com anúncios nas redes sociais, sabe o quanto a segmentação bem feita é importante para atingir mais pessoas e conseguir converter mais.

No Pinterest, há diversas possibilidades nesse quesito, como:

  • segmentação automatizada, com o Pinterest escolhendo o público baseado nos detalhes do seu Pin;

  • interesses, alcançando pessoas com base em interesses como receitas ou decoração. Os anúncios aparecerão enquanto os usuários navegam pelos feeds iniciais;

  • lista de clientes, é possível carregar sua lista de clientes e alcançar pessoas que já tiveram algum tipo de engajamento com sua loja, site ou conteúdo do Pinterest;

  • dados demográficos, delimitando o público a partir de informações como idade, gênero, local e idioma;

  • palavras-chaves, segmentando por termos específicos de pesquisa. Os anúncios aparecerão nos resultados da pesquisa e nos Pins relacionados;

  • comportamentos semelhantes, é possível usar públicos com comportamentos semelhantes para encontrar usuários com interesses e comportamentos parecidos com os dos clientes que você já tem na sua base.

Assim como outras ferramentas de anúncios, o Pinterest Ad também tem seu próprio Analytics, para você analisar o desempenho das suas ações e ter insights para campanhas futuras.

Como criar anúncios no Pinterest?

Depois de todas essas informações, já está animado para começar a usar o Pinterest Ads? Montamos um passo a passo para lhe ajudar!

Passo 1: tenha uma conta no Pinterest Business

Para anunciar no Pinterest, você precisa ter uma conta no Pinterest Business, que é a conta comercial do aplicativo. O cadastro envolve responder a algumas perguntas mais específicas sobre o seu negócio, para que o Pinterest compreenda qual é o nicho de mercado que você atua e seus objetivos com sua conta.

Passo 2: sempre confira os requisitos básicos dos anúncios

Antes de iniciar uma campanha, é muito importante que você verifique se a sua ideia atende aos requisitos básicos de anúncios no Pinterest Ads, que são:

  • Pin salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;

  • presença de URL de destino (link para site externo);

  • links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;

  • não usar GIFs e nem vídeos de terceiros;

  • seguir as diretrizes de publicidade do Pinterest;

  • usar as especificações de tamanho, formato e proporção de acordo com o tipo de anúncio que você escolheu.

Passo 3: selecionar o tipo de cobrança

O Pinterest Ads tem duas formas de cobrança: pelos gastos acumulados no mês anterior ou atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina. O limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e a robustez das suas campanhas.

Nesse último caso, é possível ser cobrado mais de uma vez ao mês, dependendo de qual é o seu limite e de quanto você gasta com anúncios. Por enquanto, as cobranças apenas podem ser pagas com cartão de crédito.

Para configurar seu método de pagamento, acesse: Home > Menu Superior > Anúncios > Cobrança.

Passo 4: instale a TAG do Pinterest no site da sua empresa

A TAG é um código rastreador que precisa ser instalado no site da empresa para identificar quais visitantes chegam até ele via Pinterest Ads. Assim, você consegue mensurar os resultados obtidos com cada ação.

O código base deve ser instalado em todas as páginas do seu site e o código de evento nas páginas específicas de conversão que deseja monitorar. Para fazer essa instalação, acesse: Home > Menu Superior > Anúncios > Conversão.

Então é possível escolher entre: usar um parceiro de integração, adicionar código ao site ou enviar instruções por e-mail.

Passo 5: planeje seu anúncio

Para atingir os objetivos, é preciso, primeiro, planejá-los. Então, pense, porque você está investindo em anúncios no Pinterest? Há muitas possibilidades, como:

  • aumentar o número de pessoas que conhecem e descobrem sua marca (melhores formatos: padrão, carrossel, vídeos e coleções);

  • aumentar a visualização de vídeos da sua marca;

  • gerar mais tráfego para seu perfil no Pinterest, site ou loja virtual (melhores formatos: padrão, carrossel, vídeo e coleções);

  • converter leads e potenciais clientes nos seus anúncios, com a presença de botões de inscrição ou chamadas para ação no seu site (melhores formatos: padrão, carrossel, vídeo e coleções);

  • desenvolver um catálogo de compras, para que os usuários descubram seus produtos e serviços (melhores formatos: coleções e shopping).

Passo 6: crie, de fato, seu anúncio

Para fazer isso, acesse: Home > Menu superior > Anúncios > Criar anúncio.

Crie uma campanha, preenchendo os campos como: tipo de campanha, nome e status da campanha e orçamento da campanha. Clique em continuar. Agora, crie um grupo de anúncios, com os detalhes da segmentação da sua audiência.

Confirme se o orçamento está de acordo com o definido nos passos anteriores e escolha a otimização do seu lance no leilão (o valor máximo que deseja pagar por cada resultado único).

Clique em “criar Pin” e preencha as configurações. Selecione a imagem ou vídeo, preencha o título e a descrição. Redija um texto alternativo que será lido em voz alta pelos leitores de tela para pessoas com deficiência visual.

Adicione a URL de destino e clique em “publicar”.

Depois de criar o anúncio, não se esqueça de acompanhar os resultados, avaliando se eles foram compatíveis com o que você planejou.

Agora você já sabe tudo sobre Pinterest Ads? Se está precisando de uma mãozinha com suas estratégias de redes sociais, venha conversar com nossos especialistas e saiba como a BeeOn pode ajudar a sua marca a ir ainda mais longe!

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