2022 já está se despedindo e, para muitos gestores, esse é o momento perfeito para começar a pensar no próximo ano. Por isso, é importante iniciar o seu planejamento de marketing para 2023.
O marketing é indispensável para qualquer empresa que deseja se posicionar melhor e aumentar as vendas. Investir no marketing digital não é mais um “luxo”, mas uma necessidade.
De acordo com o relatório de impacto econômico do Google, a plataforma ADS(de anúncios) movimentou R$ 104,5 bilhões apenas no Brasil, em 2021. E a expectativa é que esse valor só aumente nos próximos anos.
Por isso, se você quer começar a colher frutos para o próximo ano, a hora de se planejar é agora. Confira como fazer isso!
O que é planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é um guia que irá nortear as ações do setor, visando alcançar os objetivos propostos e colaborar para o crescimento da empresa.
O documento reúne todas as estratégias de marketing que deverão ser realizadas no próximo ano. Bem como indicadores, análises, pesquisas, dados estatísticos, metas, objetivos e outras informações relevantes.
Assim, podemos entender o planejamento de marketing como um recurso estratégico, alinhando as metas mais amplas da organização com as ações específicas do setor de marketing.
Importância
O planejamento de marketing é um recurso extremamente importante e que deve ser elaborado em todas as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. Afinal, são muitos os benefícios que ele é capaz de trazer, como:
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visão real do mercado;
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possibilidade de traçar metas e objetivos mais reais e possíveis de serem alcançados;
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definição de prazos e criação de um cronograma adequado à realidade da empresa;
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otimização do orçamento de marketing;
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melhor organização do trabalho e das tarefas de cada departamento;
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compreensão da realidade da organização;
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possibilidade de alcançar metas reais e de melhoria para o crescimento da empresa, seja com aumento de vendas, maior penetração da marca ou branding.
Quais os tipos de planejamento de marketing?
Existem diferentes tipos de planejamento de marketing, que podem ser mais ou menos interessantes, dependendo dos objetivos da sua empresa. Os principais são:
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planejamento de marketing estratégico: analisa os objetivos de longo e curto prazo, leva em consideração a atual situação financeira da empresa e as tendências do mercado, além do comportamento do consumidor;
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planejamento de marketing tático: o foco está na implementação de técnicas específicas que ajude a empresa a atingir seus objetivos de marketing. Pode envolver a realização de atividades pontuais;
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planejamento de marketing operacional: baseia-se no que foi definido no planejamento estratégico. A sua função é organizar as ações concretas.
Planejamento de marketing para 2023: como fazer o seu?
Depois de entender melhor o que é o planejamento de marketing e os principais tipos, que tal conferir dicas práticas para elaborar o seu para 2023? Veja as principais que selecionamos.
Entenda o seu mercado
Antes de começar seu planejamento de marketing, é importante estudar o seu mercado. Busque por pesquisas e dados de entidades e associações respeitadas. Liste quem são seus principais concorrentes no meio on e offline e avalie o que eles estão fazendo.
Mapeie também quem são os principais players do seu setor e faça benchmarking, ou seja, estude as estratégias deles e saiba porque são tão bem concorridas. Aprenda e entenda o que pode ser adaptado ao seu negócio.
Faça uma análise macro do mercado, entendendo as previsões do seu setor para o próximo ano, as mudanças de comportamento do consumidor, novos meios de pagamento, diferentes produtos, serviços e tecnologias e tudo o que pode influenciar a decisão de compra e a forma como seu público entende e avalia a sua marca.
Analise a sua empresa
Agora é o momento de olhar para o seu negócio. Faça um balanço de 2022. Entenda os números de vendas, produtos/serviços mais vendidos, os melhores e piores meses, meios de pagamento mais usados, canais de compra preferidos do seu público e tudo o que ajude a entender melhor o comportamento do seu consumidor.
Essa análise ajudará a definir melhor as metas e objetivos para o próximo ano e também a compreender como seu público tem entendido a sua marca. E se essa percepção está de acordo com o que a sua empresa deseja.
Avalie quais canais de vendas tiveram melhor e pior performance. Isso ajudará a entender quais ações precisam ser tomadas para melhorar alguns PDV e até substituir outros que não fazem mais sentido para o seu negócio e seus clientes.
Outra dica interessante é usar a matriz SWOT (ou FOFA, em português), para analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, considerando sua marca e estratégias de marketing.
Se você já tem definido um funil de vendas e suas personas, esse é o momento de revisá-los. Analise se esses documentos ainda fazem sentido para o seu negócio ou se é preciso atualizá-los. Caso ainda não tenha definido esses pontos, este é o momento de fazer isso.
Defina os objetivos e metas
Na sequência, pense quais são seus objetivos e metas para o próximo ano. Cuidado com este ponto. É crucial definir metas que possam ser atingidas. Não adianta, por exemplo, desejar ser líder de mercado, se não há recursos suficientes para isso ou capacidade de produção.
Sempre defina metas claras, por exemplo:
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aumentar as vendas do produto X em 5% nos 3 primeiros meses de 2023;
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penetrar no mercado Y em 10% nos 6 primeiros meses de 2023;
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captar 50% mais leads em 2 meses;
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etc.
Essas metas irão balizar as suas ações, por isso devem ser escolhidas com muito cuidado, considerando a sua realidade atual e do seu mercado.
Se as estimativas são que seu setor cresça apenas 1% no próximo ano, não adianta estimar como meta um crescimento de vendas de 50%, por exemplo, já que será difícil romper as barreiras econômicas, políticas ou macro que possam estar interferindo no seu setor.
Saiba qual é o orçamento
Depois de definir suas metas, é preciso que você tenha um orçamento compatível. Se você quer começar a atuar em um novo setor, por exemplo, ou abrir um novo ponto de venda, precisará de recursos financeiros para isso.
Defina o orçamento geral para a área de marketing e específico para cada uma das suas ações. Como para Inbound Marketing, Outbound Marketing, E-mail Marketing, Redes Sociais etc.
É fundamental que esse orçamento seja realista e compatível tanto com a realidade do seu negócio, como com as suas metas.
Crie ações e um cronograma
Enfim, comece a planejar as ações para atingir suas metas e monte o cronograma. Defina quem serão os responsáveis, as equipes e os prazos de entrega. Quanto mais detalhado for esse documento, mais fácil será para suas equipes.
Mesmo que você trabalhe com uma agência terceirizada, é importante definir os prazos de entrega e entender quais serão as entregas, alinhando os objetivos da sua empresa com as ações da agência.
Acompanhe e analise os indicadores
Não se esqueça de definir quais serão os indicadores e KPI para acompanhar as ações ao longo do ano. Assim, será mais fácil medir se as ações têm trazido o retorno esperado e modificar o plano caso algo não saia como previsto.
Como você viu neste conteúdo, o planejamento de marketing é fundamental para que sua empresa cresça e atinja os objetivos de vendas e branding. A BeeOn é a parceira certa para transformar seus resultados no meio digital.
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