As plataformas para loja virtual são maneiras práticas de começar o seu e-commerce. Elas oferecem configurações pré-prontas, além de trazerem mais facilidade na hora de gerenciar sua loja e integrar com outras ferramentas, como o ERP.
O e-commerce está em alta no mundo – e também no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen, em 2020, o setor registrou um aumento de 47% no país – maior alta em 20 anos.
Para aproveitar esse “boom” no mercado, é importante contar com uma loja virtual bem elaborada, fácil de navegar e com recursos que trazem facilidades ao seu comprador.
Para te ajudar neste momento, separamos 10 plataformas interessantes que você precisa conhecer na hora de criar loja virtual. Confira!
O que é a plataforma para loja virtual e como funciona?
Uma plataforma para loja virtual é um sistema que permite criar rapidamente o seu e-commerce. Basicamente essas plataformas são compostas de:
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Front End: a parte do sistema que corresponde ao layout da sua loja virtual, como se fosse a vitrine, mostrando os produtos, preços e itens de destaque do seu e-commerce;
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Back End: é o ambiente administrativo, no qual você consegue cadastrar os produtos, controlar o estoque, receber pedidos, despachar entregas, entre outras.
Tipos de plataformas de e-commerce
No mercado, você encontra alguns tipos de plataformas para loja virtual. Os mais comuns são:
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Plataforma de open source: são as de “código-aberto” e, por isso, permitem um grau maior de personalização. Contudo, a implementação exige conhecimento técnico, sendo necessário contratar desenvolvedores para implementar, customizar e manter a segurança da plataforma;
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Plataforma proprietária: é aquela cujo código de sistema pertence a uma empresa. É a solução ideal para quem precisa de algo pronto para usar (plug & play). Porém, tem menos opções de customização;
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Plataforma de SaaS: a plataforma é disponibilizada na nuvem e pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet. As empresas desenvolvedoras são responsáveis pelo suporte e atualização e cobram o pagamento de uma mensalidade pelo uso;
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Plataforma licenciada: é uma plataforma criada por uma empresa terceira e você adquire a licença de uso do código-fonte. É preciso contratar uma equipe especializada para implementar e manter a plataforma;
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Plataforma de desenvolvimento próprio: é desenvolvida pela sua própria equipe, criando do zero todos os aspectos do seu e-commerce, como front end e back end, com maior possibilidade de personalização, porém tempo maior de desenvolvimento e implementação e com custos que podem ser mais altos.
Plataformas para loja virtual: as 10 melhores
Para garantir mais facilidade na hora de montar sua loja virtual, escolher uma boa plataforma faz toda a diferença. Confira as 10 soluções mais recomendadas que separamos e descubra qual é ideal para o seu negócio.
1) VTEX
A VTEX é uma solução diferenciada que unifica comércio, marketplace e gerenciamento de pedidos. Ela funciona tanto para comércios B2C como B2B e oferece funcionalidade nativa de marketplace, ou seja, você também poderá usar a VTEX para construir o seu marketplace.
A plataforma permite que você inclua no seu e-commerce ferramentas de autoatendimento, personalize a sua loja virtual focando na experiência de consumo dos seus clientes e inclua ferramentas para treinamento dos vendedores, no caso de sellers de lojas físicas.
Algumas funcionalidades disponíveis são:
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intelligent search: mecanismo de pesquisa avançado que utiliza inteligência artificial para compreender a intenção do comprador e retornar resultados de pesquisa relevantes, aumentando as conversões e oferecendo mais visibilidade para os negócios;
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store framework: baseado em React, GraphQL e Node, o framework de desenvolvimento VTEX oferece componentes prontos para lançar rapidamente uma loja de alta performance, com possibilidades de customização front-end e arquitetura modular;
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VTEX tracking: permite monitorar e gerenciar entregas em tempo real, melhorando a eficiência logística e aumentando a satisfação dos clientes;
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VTEX log: solução da VTEX que conecta transportadoras e lojistas de forma inteligente e simplificada;
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Indeva by VTEX: acesse o resultado dos principais indicadores do varejo, crie metas para seus vendedores e identifique os resultados do seu negócio, tudo em um só painel, podendo acessar os dados de uma ou de dezenas de lojas da sua rede. Você consegue verificar os produtos não vendidos, as rupturas no estoque, o fluxo de hora em hora, o comportamento do consumidor e muito mais.
2) Loja Integrada
Plataforma com mais de um 1 milhão de lojas online e mais de 30 integrações com os principais recursos do mercado, como: atendimento ao cliente, experiência de compra, diferentes formas de pagamento, vendas, logística, gestão e muito mais.
A Loja Integrada conta com diferentes pacotes de tecnologia, dependendo do nível da sua loja. O modelo gratuito, por exemplo, permite 5 mil visitas por mês, 75 produtos ativos e 1 administrador, com formas de envio por SEDEX, PAC, retirar pessoalmente, motoboy, transportadora, Frenet e Melhor Envio e com formas de pagamento Checkout Transparente e Mercado Pago.
Já o modelo PRO, permite visitas, produtos e usuários ilimitados e muito mais formas de envio e de pagamentos.
É possível começar a sua loja virtual do zero, de forma rápida e gratuita, configurando seu site, cadastrando os produtos, definindo os modos de pagamento e envio e construindo um ecossistema com mais de 30 integrações que lhe ajudam a vender mais.
Além disso, a plataforma oferece mais de 500 opções de temas para você personalizar o layout da sua loja virtual como preferir.
3) Tray
Plataforma que permite criar a sua loja virtual e integrá-la com inúmeros marketplaces, tudo em um único painel. A Tray está no mercado há mais de 18 anos e permite que dezenas de pessoas todos os anos criem seus e-commerces do zero, com soluções que vão desde o layout até a administração do negócio virtual.
Quem tem uma loja física, também poderá usar a plataforma, criando uma versão virtual e atendendo seus clientes de qualquer local e em qualquer horário. Você ainda poderá oferecer seus produtos em mais de 20 marketplaces, e gerenciar todas as vendas em um só painel.
Os layouts oferecidos pela Tray são totalmente customizáveis e responsivos, com opções gratuitas e pagas. E as lojas virtuais montadas pela plataforma contam com diferentes opções integradas nativamente de pagamento, desde intermediadores até meios próprios de pagamento para você escolher.
Você ainda poderá integrar a sua loja virtual às redes sociais, marketplaces, WhatsApp e Google Shopping.
O pacote iniciante custa R$ 49 por mês e permite cadastrar 100 produtos, receber 10.000 visitas, tem integração nativa com marketplaces e cobrança de 1% por pedidos em marketplaces, além de inúmeros outros recursos.
4) Nuvemshop
A Nuvemshop é outra plataforma para criar loja virtual bem interessante – e com planos iniciais a partir de R$ 49,99 por mês.
Com ela, você conseguirá gerenciar seus produtos (carregando e atualizando seu estoque de forma simples e rápida), automatizar suas vendas (ativando meios de pagamento diferenciados), enviar seus pedidos de forma simples (utilizando soluções de frete já conectadas) e vender em mais canais (integrando seus produtos com Instagram, Facebook, marketplaces ou a sua loja física).
A Nuvemshop também conta com uma rede de parceiros com os melhores aplicativos, agências e uma variedade de profissionais capazes de otimizar a gestão da sua loja virtual e melhorar a experiência do seu cliente.
São mais de 150 agências certificadas capazes de ajudar o seu negócio com serviços de marketing, design, fotografia ou desenvolvimento da sua loja virtual.
5) Woocommerce
A Woocommerce é um pouco diferente das demais plataformas de como criar loja virtual que mostramos. Ela é, na verdade, uma solução de código aberto, por isso é gratuita, flexível e ampliada por uma comunidade global.
Por ser de código aberto, você manterá a propriedade total do conteúdo e dos dados da sua loja para sempre. Com o Woocommerce será possível:
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criar lojas virtuais atraentes com temas adequados para sua marca e ramo de negócio;
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personalizar as páginas rapidamente usando blocos de produtos modulares;
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apresentar produtos físicos e digitais, variações de produtos, configurações personalizadas, downloads instantâneos e itens de afiliados;
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aproveitar as vantagens do SEO no Wordpress para alcançar os melhores resultados de pesquisa.
É você quem escolhe como quer receber, configura as opções de entrega e define as taxas de vendas.
6) Shopify
A Shopify é uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Você pode usar a plataforma para criar seu e-commerce, gerenciar suas vendas em lojas físicas ou pop-up, incorporar um botão comprar em qualquer site ou blog e também vender em redes sociais, marketplaces e outros canais que você desejar.
São mais de 70 temas personalizáveis para você escolher o layout da sua loja virtual, além de ferramentas integradas que ajudam a criar, executar e analisar campanhas de marketing digital.
Em um único painel, é possível gerenciar pedidos, fretes e pagamentos. A Shopify permite que você teste gratuitamente a solução por 14 dias – depois disso é preciso escolher por um plano, os iniciais custam 29 dólares por mês.
7) Wix
O Wix é uma plataforma gratuita para o desenvolvimento de sites e agora também conta com recursos de e-commerce.
O e-commerce Wix é uma solução interessante para quem está começando a empreender na internet, varejistas que estão migrando suas lojas físicas para o digital e marcas já estabelecidas que precisam de uma plataforma simples e rápida.
Você poderá escolher entre os mais de 500 templates de loja virtual disponíveis e personalizar o design.
Além disso, a plataforma disponibiliza ferramentas gratuitas, como o Criador Logo Wix que ajuda a moldar a sua marca e uma solução de pagamentos própria, a Wix Pagamentos (ou você pode optar por uma solução global de provedores e métodos de pagamento, que inclui as principais empresas de cartão de crédito, PayPal, PagSeguro e Mercado Pago).
É possível controlar toda a gestão da sua loja virtual em um painel único, com gerenciamento de pedidos e pagamentos e informações detalhadas sobre o seu negócio.
8) Magento
Magento é uma das plataformas líderes em comércio eletrônico em todo o mundo. Ele funciona como um sistema web completo, robusto e customizável que pode ser usado em lojas virtuais de todos os portes e segmentos.
Grandes marcas no Brasil e no mundo usam essa solução para a construção das suas lojas virtuais, como Coca-Cola, Nike, Burger King, Samsung etc.
Com o construtor de páginas Magento, você conseguirá criar uma interface fácil de usar, personalizar sua loja para segmentos específicos de clientes e atualizar as páginas rapidamente. Ainda é possível criar a sua loja usando com base nos modelos prontos para uso que podem ser facilmente personalizáveis.
O Magento conta com solução de Business Intelligence (BI) que permite centralizar todos os dados do seu negócio e transformar insights em tomadas de decisões estratégicas, baseadas nos resultados e nas métricas da sua empresa.
No Magento, você conseguirá: construir sua loja virtual, cadastrar produtos, incluir e alterar preços e promoções, controlar estoque, oferecer diferentes modalidades de pagamento, enviar produtos e gerenciar os pedidos e emitir relatórios sobre sua gestão.
A plataforma funciona com código aberto e pode ser alterada por qualquer pessoa que entenda de programação, com sistema escrito totalmente em PHP e construção em módulos independentes, que permite aos desenvolvedores criarem novas funcionalidades de acordo com as necessidades do mercado.
9) Irroba
A Irroba é uma plataforma que dispõe de soluções tecnológicas diferenciadas para atender lojas virtuais de vários segmentos.
Com ela, será possível criar sua loja virtual totalmente responsiva, 100% indexada ao Google (tornando mais fácil para ela aparecer nos resultados de pesquisa) e hospedada na Amazon em servidores robustos, seguros, escaláveis e sem interrupções.
Algumas das soluções oferecidas pela Irroba são:
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gateways de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro, Paypal, Pagar.me, Yapay, Cielo, Rede, entre outras;
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integração com marketplaces, como Mercado Livre, Dafiti, Magazine Luiza, Netshoes, B2W etc. permitindo gerenciar todas as suas vendas pela plataforma;
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logística de entrega, como Correios, Melhor Envio, Mandaê, TNT, JadLog, Azul Cargo, Transfolha e outros;
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integração com redes sociais;
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integração com ERPs;
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entre outras.
Em um só painel, você consegue acompanhar seus pedidos, as vendas nos marketplaces, promover suas vendas (criando cupons promocionais) e gerenciar fretes e pagamentos.
10) Commerce Plus
A Commerce Plus é uma plataforma que permite montar a sua loja virtual com um design personalizado e otimizado para smartphones, além de ter integração com mais de 30 marketplaces e possibilidade de sincronizar seu catálogo de produtos com a Loja Facebook, Instagram Shopping e Google Shopping (e enviar links de carrinho pronto para pagamento por Whatsapp e Messenger).
A sua loja virtual criada na Commerce Plus poderá contar com diferentes meios de pagamento, como Cielo, Rede, Pagar.Me, Wirecard, Pagseguro, Mercado Pago, Paypal, iPag, PagHiper e Mundipagg.
Em relação às entregas, há integração com Correios, Braspress, Jadlog, Total Express, Frenet, Intelipost, Melhor Envio e Find my Pack.
Como criar uma loja online?
Além de escolher uma boa plataforma para loja virtual, existem outros passos que você deve ter em mente quando for montar seu e-commerce. Conheça os principais.
Tenha um bom planejamento
A loja virtual será uma empresa como qualquer outra, a única diferença é que, ao invés de um ponto físico, você fará suas vendas pelo ambiente virtual. Por isso, é indispensável realizar um bom planejamento, assegurando o sucesso do seu negócio.
Nesse momento, é importante que você tome algumas decisões e faça alguns processos como:
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nicho que irá atuar e produtos que irá vender;
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mapear a concorrência;
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avaliar o quanto tem para investir;
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entender quais serão os custos iniciais para montar a loja virtual e começar a operar;
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regularizar o negócio, assegurando um CNPJ e a possibilidade de emitir notas fiscais;
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determinar as estratégias de marketing;
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pensar na logística, especialmente na questão das entregas, entendendo as possibilidades de fretamento e custos de cada alternativa;
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compreender a fundo os direitos do consumidor e as regulações para as vendas online (especialmente o direito ao arrependimento, criando uma logística reversa para coletar os produtos com os clientes, bem como uma política de troca);
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escolher os meios de pagamento e as tecnologias integradas;
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mapear seu público-alvo;
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definir os preços.
Funcionamento e layout
Um ponto essencial é avaliar como a sua loja virtual funcionará. Em termos de layout e design, existem duas opções: contratar uma agência para criar um projeto personalizado e do zero ou utilizar uma plataforma para criar sua loja virtual.
Ao usar os serviços da agência, você tem a vantagem de contar com um sistema único e exclusivo, o que é muito importante para quem tem um negócio robusto, com muitos produtos e categorias, por exemplo.
Já com as plataformas, você tem mais agilidade na hora de montar seu negócio, podendo personalizar o layout e ainda contar com serviços adicionais, como meios de pagamento integrados e até sistemas de gestão. Para os pequenos e médios negócios, essa é uma solução bem interessante, desde que você escolha uma plataforma adequada às suas necessidades.
Contudo, em muitos casos, você terá de pagar uma mensalidade para usar a plataforma e algumas podem ter limites de acessos ou de vendas.
Qual a maior plataforma de vendas online?
Já deu para notar que existem muitas plataformas de vendas para criar loja online, não é mesmo? Todas as que citamos são bem conceituadas, muito usadas e contam com prós e contras. O importante é analisar a que tem maior fit com o seu perfil e com o tamanho e tipo de negócio virtual que você deseja montar.
Uma boa plataforma, além de hospedar sua loja online e ter um design responsivo, deve oferecer funções adicionais que facilitem sua gestão e seus processos, como:
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analytics e relatórios;
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suporte ao cliente;
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gerenciamento de pedidos e estoque;
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compras;
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gerenciamento de conteúdo;
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marketing;
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preços e promoções.
As melhores plataformas integram sistemas de front e back-office, fornecendo um ambiente de negócios unificado e escalável, com inúmeras possibilidades de personalização e com diversas funcionalidades de automação, que economiza tempo do gestor.
A ideia dessas plataformas é oferecer toda a tecnologia necessária para que a experiência de compra no seu e-commerce seja perfeita, reduzindo os custos operacionais e aumentando a eficiência.
É claro que, embora elas ofereçam inúmeras funcionalidades, para que sua loja virtual cresça e traga resultados, você deverá investir em outras soluções, especialmente em boas estratégias de marketing digital. Assim, você conseguirá posicionar bem seu e-commerce e conquistar mais clientes.
As plataformas de e-commerce mais usadas no Brasil são: Tray, Nuvemshop, VTex, Shopify, Loja Integrada e Magento. Mas, como você viu, existem inúmeras alternativas - e é importante que você entenda o que cada uma oferece, sabendo escolher a que melhor se adeque ao perfil da sua loja e as suas necessidades.
Como escolher a plataforma para loja virtual?
Com tantas opções, como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual? O primeiro passo é entender suas necessidades e as características do seu mercado e público.
Por exemplo, se você é um pequeno negócio que atua em um mercado tradicional, pode ser mais interessante começar com uma solução pronta, do tipo plug & play, com possibilidade de customização do layout e back end integrado.
Afinal, você pode ter uma equipe reduzida e ter que gerenciar a maior parte do seu negócio.
Já se você atua em um setor muito específico ou é um negócio que vende muitos produtos de departamentos distintos, contar com uma plataforma que permita uma customização maior, pode ser mais viável, como as de código aberto.
Assim é possível deixar o seu e-commerce mais funcional e adequado às expectativas do seu público.
Considere, ainda, o quanto você pode investir na solução, os recursos que a plataforma oferece, se o layout é otimizado para SEO, os meios de pagamentos aceitos, como funciona o frete e a logística, como é o checkout e as funcionalidades de gerenciamento, como integração com ERP e sistemas de gestão de estoque.
E, claro, não se esqueça de conferir a segurança, checando se a plataforma está atualizada e se a empresa oferece atualização frequente, bem como certificado SSL e outros que garantem a privacidade dos dados dos seus clientes.
Conclusão
Como você viu, existem inúmeras plataformas para loja virtual e escolher a ideal depende de uma compreensão profunda do seu negócio e das suas necessidades atuais.
Se você está planejando abrir seu e-commerce, analise detalhadamente o funcionamento dos principais concorrentes e players do seu mercado. Verifique como é o layout das lojas, as plataformas usadas, o processo de checkout e as facilidades oferecidas.
Afinal, seus clientes esperam que você entregue uma experiência semelhante ou melhor. Por isso, precisa de uma plataforma que cumpra todos esses requisitos.
Para quem não tem tanta experiência no setor online, vale a pena contar com uma assessoria. Tanto no desenvolvimento da loja virtual, como no planejamento do marketing digital, para garantir que sua loja atrairá o tráfego esperado, capaz de converter visitantes em compradores.
A BeeOn é especialista em lojas virtuais e pode te ajudar em todo o processo de concepção do seu negócio digital, desde o desenvolvimento do layout e escolha da plataforma, até a criação de uma estratégia de marketing capaz de posicionar adequadamente a sua marca.
Agora que você já sabe tudo sobre plataformas para loja virtual, que tal tirar seu plano do e-commerce do papel? Venha conversar com nossos times de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!